skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544        

Confira quatro motivos para você entender a importância da avaliação

Confira Quatro Motivos Para Você Entender A Importância Da Avaliação

Você sabe quais são os motivos pelos quais  todo empresário deveria conhecer a importância da avaliação de empresas?

Nós escolhemos pelo menos quatro motivos que explicam porque você deve dar muita atenção para o valuation. Confira!

Vamos lá, a saber:

  • Frequentemente, empresários ficam desestimulados com seus empreendimentos por desconhecerem o verdadeiro valor de seus ativos intangíveis;
  • Diariamente, negociações de compra e venda de empresa são prejudicadas por falta de consenso sobre valor; 
  • Muitas vezes, o empresário se prepararia melhor para o amanhã se gerasse projeções para o futuro da empresa;
  • E a empresa pode valer mais se as melhorias certas forem detectadas e efetuadas.

Para todas essas situações, a avaliação de empresas pode oferecer resultados eficientes e eficazes. Nesse sentido, conhecer a importância da avaliação de empresa poderá dar ao gestor ou proprietário repertório para entender quando e como o valuation será útil para sua empresa. E é por isso que vamos dedicar esse post para tratarmos a respeito desse assunto.

Justamente para enriquecer nossa “conversa” sobre a importância da avaliação de empresas (valuation) fizemos, inclusive, esse vídeo com nosso sócio diretor  Dejair Baptista de Paula Junior.  Confira na fala dele porque o investimento em valuation pode ser um marco fundamental para a sua empresa!

De fato, como também destacamos em nosso post sobre O que é avaliação de empresa (valuation), saber quanto vale uma empresa pode ser útil em várias situações. Além de comprar e vender com preço justo, que é a mais conhecida, ajuda ainda em:

  • fusões;
  • abertura de capital (IPO)
  • financiamentos;
  • gestão da empresa.

Mas, é possível fazer avaliação de empresa de qualquer porte ?

A importância da avaliação de empresa não é apenas para grandes corporações. Podem ser avaliadas empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado. Aliás, é possível avaliar também uma marca, uma startup e até mesmo bens, como máquinas e equipamentos. Afinal, todos os empresários, independentemente do tamanho da empresa, merecem tomar decisões com todo auxílio disponível no mercado. E, assim, garantir a  segurança e serenidade nestes momentos, que envolvem sonhos e até desfechos de uma vida toda.

Além disso, os empresários devem estar preparados para enfrentar os desafios do cenário econômico. As negociações de compra e venda de empresas ocorrem cada vez com mais freqüência. Em consequência da globalização, houve expressiva abertura dos mercados e  aumento da concorrência. Dessa forma, muitas pequenas e médias empresas vêem a venda do negócio como solução para sua continuidade. Outras empresas apostam em fusões como opção de crescimento. Ambas, fusões e aquisições são mais efetivas quando o empresário sabe o valor da empresa.

E saber quanto a empresa vale dá segurança em muitas outras operações como venda parcial de quotas (sociedade), venda de fundo de comércio, recuperação judicial, partilha de ativos devido a separação de casais e outros motivos. Existem também empresas que fazem avaliação de seu negócio periodicamente para saberem se está valendo a pena investir na própria empresa ou não.

Mas é importante saber que a tarefa de realizar a avaliação de empresa não é simples.

Saiba porque com um avaliador profissional você terá mais confiança do mercado

É claro que todo empresário conhece a fundo seu negócio, mas não é indicado que ele mesmo avalie sua empresa. Estamos afirmando isso com base pelos dois motivos que listamos abaixo.

  1. Todo trabalho requer expertise

O processo de avaliação de empresa requer saber escolher métodos adequados de valuation. Para se chegar ao método ideal, é necessário saber ponderar sobre variáveis como:

  • tamanho da empresa;
  • tipo de capital (fechado ou aberto);
  • tipo de regime tributário, entre outros.

Esse know-how normalmente não faz parte do repertório dos empresários de forma geral. Por isso, caso tente determinar o valor da empresa por conta própria, enfrentará dificuldades.

Muitas metodologias são aceitas pelo mercado e podem ser usadas. Contudo, para escolher a melhor de acordo com as características da empresa. Para se chegar ao método ideal, é necessário saber ponderar sobre variáveis como:

  • tamanho da empresa;
  • tipo de capital (fechado ou aberto)
  • tipo de regime tributário, entre outros.

Além disso, qualquer erro de execução pode gerar diferenças gritantes no valor do negócio e colocar a mensuração em risco.

  • Imparcialidade é sempre mais atrativa para o mercado

Naturalmente o bom avaliador tem a confiança do mercado porque domina o processo de avaliação de empresas. Mas também a figura do agente avaliador ajuda o empresário a garantir imparcialidade. Em primeiro lugar, esse profissional avalia a empresa de forma mais objetiva porque não está emocionalmente envolvido com o negócio. Além disso dá transparência porque não visa os interesses das partes envolvidas na negociação ao determinar o valor da empresa.

Importância do profissional especializado em avaliação de empresa

É claro que, antes de fazer a avaliação de empresa, você precisa conhecer bem o profissional. Isso significa conhecer suas estratégias de trabalho; o modo como conduz o processo e sua expertise quanto aos métodos de avaliação.

Bem, agora que você já refletiu sobre a importância da avaliação de empresas, já pode avaliar como o valuation poderá ser útil para seu negócio. Se quiser saber quanto vale sua empresa, estamos prontos para te ajudar. Fale conosco, teremos muito prazer em atendê-lo !

Dejair Baptista de Paula JuniorAvaliação de empresas

Sócio-diretor da D&R Negócios

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR

(44) 3029-5309 / 9 9923-4544 

LinkedinLinkedin – Page Company  / Fanpage  /D&R no Youtube 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top