skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544      

Avaliação de Empresas: o que é e qual a sua importância?

Avaliação De Empresas: O Que é E Qual A Sua Importância?

O processo de avaliação de uma empresa, tem por objetivo estimar o justo valor da mesma perante as mais diversas necessidades apresentadas por seu proprietário ou, até mesmo, uma avaliação mais objetiva de um novo negócio ou empreendimento perante todos os seus ativos, para definir exatamente quanto ela vale no mercado. Saber com precisão o que é “caro ou barato” para um investimento, amenizando os riscos e descobrindo o preço justo perante o mercado, para os devidos comparativos na elaboração de uma oferta perante o potencial negócio em análise, são informações extremamente ricas e importantes para o empreendedor.

Este cenário pode surgir, conforme apresentado, pelos mais variados motivos, desde a necessidade da ciência do valor do negócio, devido a uma eventual saída ou entrada de sócios, por exemplo, até o objetivo de abertura da organização para venda no mercado oficialmente.

Basicamente ao avaliar a empresa, o interessado tem em mente a necessidade fundamental de construir um parâmetro comparativo dentre tantas opções de investimento no mercado, o que lhe permite tomar uma decisão mais madura e coerente para um investimento. Assim, ele analisará o resultado da aplicação de seus recursos financeiros em um novo empreendimento ou na descoberta do valor de seu ativo atual, como proprietário ou sócio, a rentabilidade da organização e outros fatores visando a lucratividade no curto, médio ou longo prazo.

Neste sentido, dentro do processo de avaliação, alguns elementos básicos são fundamentais para a análise do negócio e sua maior percepção de valor perante investidores e interessados:

  • Receitas Futuras e Recorrentes (contratos futuros, por exemplo);
  • Produtos e Serviços diferenciados;
  • Redução de riscos e eliminação de algumas barreiras que podem trazer impedimentos no bom desenvolvimento do empreendimento;
  • Uma Gestão Enxuta e Processos Alinhados;
  • Governança Corporativa clara e bem definida;
  • Organização nos registros contábeis e relatórios gerenciais do negócio.

Em resumo, quando deve-se avaliar uma empresa no intuito de identificar o seu valor real perante todos os seus ativos:

  • Quando existe a necessidade de compra / venda do negócio;
  • Quando houver uma movimentação de entrada e saída dentro da sociedade;
  • Quando houver o movimento de operações voltado ao mercado de ações (IPO’s);
  • Quando existe uma necessidade periódica de avaliação para ciência de valor de mercado.

Dentro deste cenário, algumas metodologias são aplicadas na avaliação:

  • Patrimonial e Contábil;
  • Fluxo de Caixa Descontado Livre (atualmente a principal metodologia aplicada, apresentando um valor determinado pelo fluxo de caixa projetado, descontado por uma taxa que reflita o risco associado ao investimento);
  • Múltiplos, baseado no valor de empresas comparáveis (mais simples, porém, com maior possibilidade de equívocos);
  • Lucro Econômico ou EVA;
  • Opções Reais (mais complexa, pois estima a volatilidade dos retornos previstos no projeto).

Cabe também, dentro da avaliação do negócio, saber que os imóveis podem ser tratados de modo separado, principalmente quando a expectativa de valores perante as partes é muito diferente (o que geralmente ocorre). Como também um fator de influência para estimativas de valor, considera-se o número de empresas vendedoras e compradoras de um setor, o que gera uma alta ou queda na balança de negociação.

Assim, o processo de Avaliação de Empresas, traz diversos benefícios na movimentação do negócio como um ativo de mercado, assim como a percepção real de valor do mesmo perante os sócios para as mais diversas ações dentro do planejamento corporativo ou ativos individuais.

 

Quer saber mais sobre o processo de Avaliação de Empresas, possui dúvidas ou gostaria de solicitar um contato personalizado para a compra ou venda de um negócio? Entre em contato conosco clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top