Skip to content
(44) 3123-3875 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544        
D&R Negócios Empresariais | Avaliação, Compra e Venda de EmpresasD&R Negócios Empresariais | Avaliação, Compra e Venda de Empresas
  • Quem Somos
  • Valuation Empresas
    • Valuation de Empresas
    • Valuation Startups
  • Valuation Intangíveis
    • Avaliação de Marcas e Patentes
    • Software Valuation
    • Avaliação de Carteira de Clientes
    • Laudo PPA – Purchase Price Allocation
    • Impairment Test
  • Fusões e Aquisições
    • Consultoria fusões e aquisições
    • Empresas à Venda
    • Empresas que nosso Investidor Procura
    • Acordo de Sócios
  • Materiais
    • Blog
    • Downloads
  • Fale conosco
  • ↓ Apresentação da D&R
  • Buscar
Open mobile menuClose mobile menu
Carrinho
Blog
Início » Blog » Você sabe quanto vale seu restaurante?

Você sabe quanto vale seu restaurante?

  • D&R Negócios
  • Valuation de Empresas
  • 0 Comentários
valuation restaurante

O brasileiro gasta em torno de 25% de sua renda com alimentação fora do lar de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O setor de bares, restaurantes, padarias, hotéis, sorveterias, etc, representa 33% do mercado de alimentação no país e, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), equivale a cerca de 2,7% do PIB brasileiro.

A urbanização, aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, e da oferta de food services (restaurantes, padarias, etc.) justificam a relevância do setor. Mas tão importante quanto ocupar esse mercado é saber quanto sua empresa vale dentro desse segmento promissor. Muita gente pensa que a avaliação de empresas é direcionada apenas para alguns tipos de negócio ou para segmentos específicos. Mas, isso não é verdade.

O valuation ajuda empresas dos mais variados perfis, em situações igualmente muito diversas como negociações de compra, venda ou fusão de empresas; busca de investidores ou financiamentos; divisão societária ou estratégias para ajustes de gestão, etc. Essa premissa vale também para o setor de alimentação. Se você tem um restaurante, por exemplo, o valuation vai te ajudar a tomar decisões de mais qualidade no seu empreendimento. Veja como a avaliação de empresa é viável e recomendável para esse segmento de negócios. Confira!

Você verá neste artigo:

  • Como funciona o valuation de restaurantes.
  • Quais métodos são usados para calcular o valor do negócio.
  • Por que o valuation é essencial para vender, negociar ou expandir.
  • Como o FCD e os múltiplos mostram o valor real do restaurante.
  • O que o case de uma empresa ensina sobre valuation no setor.

Open book with solid fillAtenção: Este artigo faz parte de uma séria sobre Para que serve o valuation de empresas. O post principal é Para que serve o valuation de empresas: veja como aplicar na prática. Double Tap Gesture with solid fillNo final deste texto, você encontrará outros artigos correlacionados que completam o tema deste.

Saiba como calcular o valor de um restaurante

Calcular a relação entre os gastos e o faturamento não é suficiente para conhecer o valor de uma empresa porque o processo do valuation é mais amplo e envolve muitas variáveis. Por isso, você precisa procurar um profissional habilitado para escolher e usar os métodos específicos de avaliação de empresas. Em geral, eles vão apurar o valuation do restaurante a partir de um dos três critérios mencionados na sequência:

  • Renda (Fluxo de Caixa Descontado), isto é, o valuation a partir do potencial de rentabilidade da empresa para o futuro;
  • Mercado (Múltiplos), ou seja, em comparação com outras empresas de perfil semelhante;
  •  Ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil), em casos mais específicos e pontuais, normalmente, quando a empresa não segue saudável.

A expertise própria para a aplicação desses caminhos é o principal fator de sucesso para o valuation da empresa. “Vejo donos de restaurante avaliando seu próprio negócio, mas sem base analítica, usando uma lógica que não é compatível com o adequado e nem com a que funciona no mercado”, diz Robson Dolberth Filho, sócio proprietário da Rock Temakeria. E acrescenta:

“Não apenas como dono de restaurante, mas como investidor e empresário posso dizer que o valuation é necessário para se conhecer o valor que corresponde à realidade do mercado”,

valuation

Avaliação de restaurante: conheça o caso da Rock Temakeria

No caso da Rock Temakeria foi a necessidade de mudança no quadro societário da empresa que motivou a realização da avaliação da empresa. De acordo com Dolberth Filho, o valuation garantiu um processo justo e menos desgastante para todos os lados.

Ainda segundo ele, embora não fosse o propósito inicial, a avaliação foi útil também ao plano de expansão da empresa. Para crescer, a marca escolheu entrar no sistema de franchising. Conhecer o valor da empresa auxiliou no estabelecimento do valor da franquia.

Em suma, o que vemos a partir do caso dele é que o valuation instrumentaliza o empresário com dados que demonstram o potencial de sua empresa. Em alguns casos, pode apontar melhorias para fazer a empresa valer mais no mercado. Isso é possível porque o valuation engloba estudos de mercado que oferecem esses parâmetros ao avaliador.

Por outro lado, o laudo de valuation favorece a apresentação da empresa a potenciais investidores. Esse documento pode ser decisivo para o fechamento na medida em que apresenta dados concretos e análises lógicas do negócio.

É importante lembrar que o valuation não é um serviço destinado apenas a grandes empresas, nesse caso grandes restaurantes. Todos podem contar com essa ferramenta para tomar suas decisões e trilhar suas estratégias.

Próximos passos na sua jornada de aprendizagem

Este artigo faz parte do conjunto de conteúdo sobre Aplicações e Estratégia em Valuation, que mostra como o conhecimento sobre o valor de uma empresa pode ser usado de forma prática e demonstra como o valuation vai muito além do cálculo — sendo uma ferramenta essencial para criação de valor, melhoria da performance e definição de estratégias empresariais. A seguir, explore nossos conteúdos que aprofundam as diversas formas de aplicar o valuation na prática:

  1. Como a Gestão Empresarial Efetiva Aumenta o Valor de sua Empresa
    Entenda como uma gestão estruturada e orientada por indicadores de desempenho pode aumentar o valor econômico da empresa.
  2. Como se Aumenta o Valor da Empresa
    Descubra os principais fatores que impulsionam o valor de um negócio — desde eficiência operacional até governança e inovação.
  3. Como Valorizar uma Empresa
    Veja quais ações práticas implementar para aumentar o valor percebido e real de uma empresa no mercado.
  4. Como Fazer a Empresa Crescer
    Explore estratégias de crescimento sustentável, expansão de mercado e desenvolvimento de vantagens competitivas.
  5. Maximização do Valor da Empresa
    Entenda o conceito de maximização de valor e como alinhar as decisões estratégicas para esse objetivo.
  6. Indicadores de Valuation
    Conheça os indicadores-chave utilizados na análise de valuation e como interpretá-los na prática.
  7. Indicadores de Valor
    Descubra métricas que medem o valor criado ao longo do tempo e como usá-las para direcionar a estratégia empresarial.
  8. Valuation de Startups
    Saiba como avaliar startups e negócios em estágio inicial, considerando fatores como inovação e risco.
  9. Valuation para o Agronegócio
    Entenda as particularidades da avaliação de empresas do setor agropecuário e como contribui para o aumento da lucratividade e sustentabilidade do negócio.
  10. Valuation de Empresa de TI
    Descubra os principais critérios para avaliar empresas de tecnologia, levando em conta ativos intangíveis, receita recorrente, etc.

Conclusão

Nesse artigo vimos que o valuation pode ser aplicado a todos os segmentos de empresa e é muito útil para negócios da área de alimentação, como os restaurantes, por exemplo. Ele pode ajudar a preparar uma empresa para venda e para muitas outras negociações ou decisões importantes para a competitividade do negócio. Mas, demonstramos que saber quanto uma empresa vale é um processo especializado que requer o domínio de estratégicas próprias para isso. Agora que você já sabe a importância do valuation para restaurante e os cuidados fundamentais para avaliar empresa, se precisar de ajuda para um valuation, fusões e aquisições é só falar conosco.

Valuation

Compartilhe

  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Email

D&R Negócios

Outros Artigos

laudo de avaliação de empresa e crédito bancário
Case: Indústria obtém crédito e reduz taxa de juros com laudo de avaliação

A falta de garantias sólidas é um motivo comum para a recusa de crédito de…

dissolução parcial de sociedade
Dissolução parcial de sociedade: métodos para a apuração de haveres do sócio

A saída de um sócio não representa o fim da operação da empresa porque a…

dissolução de sociedade empresarial
Dissolução de sociedade empresarial: como fazer?

Uma sociedade empresarial pode acabar por morte, retirada ou exclusão de sócios. Dissolvê-la, não raro,…

Comments (0)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS
  • Fusões e aquisições (46)
  • Geral (21)
  • Valuation de carteira de clientes (1)
  • Valuation de Empresas (48)
  • Valuation de Intangíveis (14)
  • Valuation de Marca (1)
  • Valuation de patentes (1)
  • Valuation de Software (1)
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
  • fusões e aquisições m&a
    Fusões e Aquisições (M&A): como comprar, vender e investir em empresas com segurança
    29 de outubro de 2025
  • valuation de intangíveis
    Valuation de Intangíveis: métodos, exemplos e aplicações
    16 de setembro de 2025
  • ativos intangíveis no Brasil
    Ativos no Brasil e no mundo: cenário comparado entre os dados globais e nacionais sobre intangíveis
    29 de agosto de 2025
  • investimento em intangíveis no Brasil
    As 7 tendências do cenários de investimento em ativos intangíveis no Brasil
    29 de julho de 2025
  • investimentos em intangíveis
    Crescimento dos Investimentos em Intangíveis: O Motor de Valor nas Empresas ao redor do mundo
    7 de julho de 2025
Arquivos
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • fevereiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • setembro 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • outubro 2018
  • julho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • março 2017
  • previous post: Valuation: saiba tudo sobre métodos para calcular o valor da sua empresa, a importância da avaliação de empresas, exemplos, como fazer e até quanto custa esse serviço
  • next post: Valuation empresa de tecnologia e os intangíveis que valem ouro
D&R Negócios Empresariais

A D&R Negócios Empresariais surgiu para ajudar as empresas do mercado brasileiro com operações de Valuation, Fusões e Aquisições de Empresas (M&A). Atendemos os mais diversos segmentos da Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios.


NOSSAS REDES SOCIAIS
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Whatsapp
Política de Privacidade

Baixar Apresentação da
D&R Negócios
D&R NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
+55 (44) 3123-3875

+55 (44) 99923-4544

der@dernegocios.com.br

Av. Pedro Taques, 294
Centro Empresarial Atrium
Torre Sul, Sala 1001-1002 - Zona 10
Cep: 87030-008
Maringá – Paraná - Brasil

D&R Negócios - 2025 - Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por:
Hypercorp Marketing Digital
  • Quem Somos
  • Valuation Empresas
    • Valuation de Empresas
    • Valuation Startups
  • Valuation Intangíveis
    • Avaliação de Marcas e Patentes
    • Software Valuation
    • Avaliação de Carteira de Clientes
    • Laudo PPA – Purchase Price Allocation
    • Impairment Test
  • Fusões e Aquisições
    • Consultoria fusões e aquisições
    • Empresas à Venda
    • Empresas que nosso Investidor Procura
    • Acordo de Sócios
  • Materiais
    • Blog
    • Downloads
  • Fale conosco
  • ↓ Apresentação da D&R

    Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

    Você poderá saber mais sobre os cookies que estamos usando em .

    Powered by  GDPR Cookie Compliance
    Política de Privacidade

    Acesse nossa Política de Privacidade.

    Cookies Necessários

    O cookie estritamente necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

    Utilizamos os seguintes cookies:

    • Google Ads e Analytics
    • Analytics
    • Facebook
    • Youtube
    • RD Station