skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          

Como manter o sigilo ao vender uma empresa ?

Como Manter O Sigilo Ao Vender Uma Empresa ?

Por D&R Negócios – Manter o sigilo é fundamental para o êxito de uma negociação de compra e venda de empresas. Contudo a premissa básica para qualquer venda é a divulgação. Daí muitos empresários tem dúvida sobre como manter o sigilo ao vender uma empresa. Nesse artigo, vamos tratar justamente sobre esse assunto. Confira!

O passo a passo para manter o sigilo ao vender uma empresa

  1. Divulgação da empresa: A empresa à venda é apresentado ao mercado de modo sintético, por meio de informações mais importantes que não e identificam. Geralmente, entre essas informações estão: valor da empresa; motivo da venda; condições de pagamento; produtos ou serviços oferecidos; diferenciais, etc. Em muitos casos também é divulgada a localização, embora de forma genérica como apenas por cidade, região ou Estado.
  2. Atendimento ao interessado: Caso o potencial comprador manifeste interesse de caminhar no processo de negociação, será atendido pelo intermediador  para que a imagem do empresário não seja exposta. O agente de negócios vai lhe propor a assinatura de Acordo de Confidencialidade para que sejam fornecidas informações mais detalhadas e, inclusive, o nome da empresa à venda. Esse documento, naturalmente, não obriga a parte interessada a ficar com a empresa, mas fixa-lhe o compromisso de manter a identidade da empresa preservada durante todo o processo de negociação até a efetivação da compra ou mesmo se desistir da compra. Há penalidade de multa por eventual descumprimento deste Acordo. A experiência mostra que a simples etapa de formalização de um Acordo de Confidencialidade já afasta os especuladores.
  3. Avançando interesse – É muito comum que após análises mais detalhadas das informações da empresa, o potencial comprador deseje conhecer o local e seu funcionamento. Nesse momento, o intermediador irá acompanhá-lo evitando inconvenientes .Mesmo nas etapas mais avançadas do processo de compra e venda de empresas, quando comprador e vendedor  estabelecerão contato mais direto, o intermediador oferecerá seu escritório para que a negociação seja feita com confidencialidade. Nunca se pode negociar com potenciais compradores na sede da empresa à venda.

Saiba para quem é bom manter o sigilo

A manutenção do sigilo para ser do interesse exclusivo daquele que vende a empresa. Mas isso não é verdade. O comprador,  como futuro dono, também pode sofrer consequências pela exposição indevida. Afinal, essa impacta o negócio em si e, caso a venda seja efetivada, é do seu maior interesse que o negócio esteja em êxito.

Muitos brasileiros associam a venda de uma empresa a problemas financeiros ou falência. Embora isso não seja verdade, devido a essa cultura, o vazamento da notícia da venda é prejudicial.

E pode-se dizer que todos os públicos envolvidos com a empresa são afetados por notícias desse tipo. Por isso, listamos algumas das consequências mais comuns de não se manter o sigilo ao vender uma empresa. A saber:

  • O valor do negócio se reduz porque o mercado pensa que o empresário está “entregando os pontos”;
  • Amplia-se o número dos especuladores em torno do proprietário;
  • Clientes poderão buscar novos fornecedores preocupados com a continuidade, ou então por terem dúvida se a venda afetará ou não a qualidade de marcas e produtos;
  • Funcionários tendem a ficar  inseguros quanto a sua possibilidade de permanência no emprego, poderão buscar novas oportunidades. E também aumentar os boatos em torno da venda;
  • Fornecedores podem dar menos prioridade a sua empresa, pela dúvida quanto à confidencialidade;
  • Credores  tendem a se antecipar nas cobranças, preocupados se seus pagamentos serão honrados;
  • Concorrentes podem tentar se aproveitar da situação, espalhando boatos ou mesmo tentando adquirir a empresa por menor preço.

Agora que você já pensou sobre esse assunto, poderá ser muito bom conhecer um de nossos casos. Então separamos esse aqui especialmente para você: Um caso de sucesso ao comprar e vender empresa – a indústria de bicicletas

Acompanhe nossos próximos posts e saiba mais sobre o processo de compra e venda de empresas. Conheça também, em nosso ambiente on-line, empresas à venda em Maringá, Londrina, Curitiba e Cascavel.

D&R Negócios Avaliação Compra e Venda de Empresas

D&R Negócios 44-3029-5309 // Whatsapp 55 44 99234544  // der@dernegocios.com.br

Fale conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top