Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Crescimento da empresa: confira as principais estratégias para fortalecer o negócio
O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos que ele olhe bem para dentro dela. Isso mesmo! Sabe por quê? É possível aumentar o valor de um negócio usando apenas o potencial que ele já tem. E vamos te apontar mais de um caso real que comprova isso, então confira!
Você sabe o que é crescimento de uma empresa?
Essa pergunta parece óbvia, não é mesmo? Mas, por incrível que pareça a resposta a essa questão é variável. Isso porque há diferentes maneiras de crescimento.
Por exemplo, você acha que um bom desempenho nas vendas representa uma gestão comercial correta, eficiente? A resposta é que não e no vídeo abaixo te mostramos o porquê. Nele você vai ver que prestando atenção a alguns indicadores da empresa pode aumentar o valor do negócio. Isso acontece como resultado da otimização de sua própria operação. Então, essa também é uma forma de crescer.
Além disso, outra estratégia de crescimento é a expansão da empresa.
Fique atento que vamos tratar dessas duas formas com mais detalhes na sequência.
1) Veja como expandir sua empresa
Se você está procurando saber como expandir os negócios, então precisa considerar pelo menos duas possibilidades que são:
a) Expansão orgânica: A estratégia para esse tipo de crescimento é ampliar o alcance do negócio a partir de sua própria estrutura. Isso acontece, por exemplo, quando um varejista amplia sua loja, cria filiais, ou abre um sistema de franquias. Outro exemplo, dessa vez no segmento da indústria, é aumentar a capacidade produtiva a partir do potencial operacional ocioso ou ampliar a rede de representantes comerciais para chegar a mais clientes.
b) Expansão por fusões e aquisições: Por outro lado, o negócio pode expandir-se de forma mais rápida por meio da compra de outras empresas, inclusive de concorrentes. E até mesmo através da fusão entre empresas que tenham sinergia entre si.
2) A valorização da empresa é uma forma de crescer
A expansão empresarial, seja de forma orgânica ou por fusões e aquisições, pode valorizar a empresa no mercado.
Mas é possível aumentar o valor comercial da empresa sem esse tipo de ampliação.
Esse crescimento em valor ocorre pela melhora na gestão de potenciais até então pouco percebidos no negócios. Afinal, as empresas carregam alguns tesouros escondidos entre seus ativos intangíveis, por exemplo. Você sabia que eles podem ser responsáveis por mais de 90% do valor total da empresa?
E isso não é tudo, pois, esses ativos podem ser otimizados fazendo a empresa valer mais no futuro. Descobrir e gerir essa riqueza é uma forma muito eficiente de crescimento. Vemos isso na experiência do empresário Douglas Scomparin. Ele conseguiu ampliar muito o seu faturamento apenas investindo no potencial que a sua empresa já tinha. E fez isso com base em value-drivers (indicadores de valor) estabelecidos a partir de um valuation inicial.
Mas o que é mais importante no crescimento de uma empresa?
O crescimento do negócio precisa seguir uma estratégia, ou seja, deve ser planejado e consciente.
Para isso, em primeiro lugar, essa estratégia precisa basear-se na realidade da empresa e em seu potencial em médio e longo prazos. Em segundo lugar, e não menos importante, deve ser compatível com os planos pessoais do empresário para o futuro. Por exemplo, se ele pretende diminuir a ação direta sobre o negócio, talvez expandir o número de unidades não seja o melhor caminho para crescer.
Conclusão
Nesse artigo falamos sobre o crescimento da empresa como um caminho natural dos negócios. Mas ele se atinge por meio de cursos diferentes.A expansão empresarial é um deles. Mas fazer a empresa valer mais no mercado também é uma forma de crescer. Esperamos que esse material te ajude a pensar nos caminhos de crescimento mais úteis para a sua empresa.
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