skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544        

Dez vantagens e motivos para a aquisição ou fusão de uma empresa

Dez Vantagens E Motivos Para A Aquisição Ou Fusão De Uma Empresa

Nesse artigo vamos comentar dez vantagens e motivos para se fazer a aquisição ou fusão de empresas. A saber:

1)      Entrada em novos mercados: Com efeito, a aquisição ou fusão de uma empresa pode ajudar o comprador a ter acesso a novos mercados. Desse modo, pode-se obter boas margens, alta demanda, por exemplo. Além de outros pontos fortes que venham a ser incorporados na operação.

2)   Expansão mais rápida: Certamente é mais fácil expandir a partir dos ativos de uma empresa já existente e estruturada do que a partir de sua própria estrutura.

4)      Vantagens Fiscais:  Há a possibilidade de obter tributos mais baratos, como ICMS, a depender do Estado onde se localiza a nova empresa adquirida. Ainda há chance de a empresa compradora compensar seus lucros acumulados. Isso acontece quando a empresa comprada tiver prejuízos acumulados. Assim, o comprador consegue reduzir os impostos futuros.

5)      Diversificação do Risco:  A compra de empresas de ramo diferente daquela em que o empresário já atua ajuda a diversificar riscos. Afinal, quando um segmento não estiver bem, o outro poderá estar.

E mais:

6)      Economias de Escala e Aumento do Poder de Mercado : A concentração dos mercados de mais de uma empresa, gera aumento de escala e redução de custos de matéria-prima. Além disso, despesas com marketing, comerciais, administrativas, entre outros. Até mesmo recursos com equipe podem ser poupados com a redução no número de colaboradores. Isso leva a redução de custos com estrutura, no caso da fusão, em que pode ser adotada uma única sede.

9)      Remoção de um concorrente potencial e de barreiras à entrada em novos mercados:  Se a fusão ou aquisição se der entre concorrentes, isso permite agregar também suas vantagens competitivas. Em outras palavras, a empresa compradora terá acesso a novos mercados ou regiões geográficas. Além disso, poderá enfrentar menos concorrência, por exemplo.

7)      Patentes, licenças, marcas, canais e know-how:  A aquisição de uma empresa com patentes, licenças, marcas, canais e know-how é um caminho estratégico para incorporar esses ativos. O comprador fará isso de forma muito mais rápida do que seria consegui-los por si mesma. Do mesmo modo, esses ativos podem ser agregados por meio da fusão. Saiba mais sobre essas proteções acessando o site do INPI.

10) Remoção de administradores ineficientes: A união de duas ou mais equipes, pela fusão ou aquisição, permite que administradores ineficientes de uma sejam substituídos pelos bons gestores da outra.

O que é aquisição ou fusão:

Aquisição ou Fusão de Empresas | D&R Negócios

Aquisição: A aquisição é uma operação de compra total ou parcial de ações, quotas ou acervo patrimonial (bens, direitos ou ativos) de uma empresa. No caso da compra, uma vez fechado o negócio, o proprietário pode manter a empresa adquirida em funcionamento;  ou aproveitar somente o que lhe interessa dela, por exemplo, a estrutura, os ativos, a marca.

Aquisição ou Fusão de Empresas | D&R NegóciosFusão: A fusão é uma operação que integra os acervos patrimoniais de duas ou mais empresas. Isso sob o pressuposto de que juntas possam valer mais do se seus valores e ativos valeriam se somados separadamente. O resultado da fusão é sempre uma única empresa, com integração de equipes e marcas, e redistribuição/troca de ações entre os acionistas. Um caso emblemático desse tipo de operação são operações como a que gerou o Itaú-Unibanco, por exemplo.

 

D&R Negócios 44-3029-5309 // Whatsapp 55 44 99234544  // der@dernegocios.com.br

Fale conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top