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Empresa: valor de mercado aumenta com gestão de pessoas

Empresa: Valor De Mercado Aumenta Com Gestão De Pessoas

A experiência no segmento de avaliação de empresa (valuation) de empresas demonstra que boa parte dos empresários ignora o quanto a gestão de equipe reflete no valor da empresa. E você sabe por que o valor de mercado recebe tão grande impacto da estratégia de gestão de pessoas ? Confira nosso post!

Porque a gestão de pessoas ajuda a empresa a valer mais  no mercado

Naturalmente, o objetivo central da gestão de pessoas não é fazer a empresa valer mais no mercado. Criar um espaço saudável de trabalho tem outros motivadores, entre os quais está o fato de as empresas não serem apenas entes econômicos, mas também sociais.

Contudo, por consequência, a atenção à equipe é fundamental para a empresa valer mais no mercado. Isso porque funcionários mais satisfeitos oferecem resultados mais satisfatórios para o negócio. Empresas cujo grupo de trabalhador está motivado e qualificado são bem vistas pelo mercado. Afinal, isso aumenta suas chances de crescimento. “Quando temos pessoas que se melhoram, entendem a empresa e estão motivadas, a empresa tem mais facilidade para se expandir”, explica Dejair Baptista de Paula Junior, sócio diretor da D&R Negócios.

Ele lembra ainda que quando a empresa se preocupa com a gestão de pessoas tem mais chance de formar, dentro de sua própria equipe, profissionais para atuarem em posições-chave. E isso é essencial para dar perpetuidade e segurança ao negócio. Empresas com equipes fragilizadas estão em risco no mercado e quando o grupo está fortalecido dá mais solidez ao negócio. Naturalmente, qualquer um desses cenários impactará  avaliação de empresa, ou seja, o valor da empresa no mercado. E, por tudo isso é possível afirmar que, para a empresa, valor financeiro

Dessa maneira, alguns cuidados no campo da gestão de pessoas são muitos importantes para valorizar sua empresa.

Atitudes que impactam colaborador e avaliação de empresa 

  • Oferecer plano de carreira aos funcionários

A empresa precisa apresentar aos funcionários, os pré-requisitos e caminhos que precisam ser percorridos para que se cresça dentro da organização. Os colaboradores também devem saber quais as funções e salários podem almejar. Essas informações devem ser claras e estar acessíveis a todos para que o ambiente seja democrático.

  • Oferecer participação nos lucros

Dar ao colaborador o direito de se beneficiar financeiramente com o êxito da empresa é outro elemento de motivação importante.

  • Qualificar a equipe

A experiência com avaliação de empresa mostra ainda que a maior parte das empresas investe muito pouco em horas de treinamento aos funcionários. Embora cada segmento tenha um ritmo específico, é preciso programar pelo menos 50 horas anuais para a qualificação.

  • Saber o que os colaboradores pensam

Nem sempre sabemos exatamente o que a equipe pensa da empresa, assim é importante ter pesquisas de satisfação. Além disso, a criação de espaços de troca de informações e experiência  permite a aprendizagem conjunta. Assim como, ajuda na criação de soluções e até inovações. E é fundamental em mercados competitivos e instáveis como o atual. O colaborador, ligado diretamente com o cliente, pode ter informações mais valiosas do que o superior dele, por exemplo.

  • Realizar avaliação de desempenho

A realização de avaliações do tipo 360 graus, quando os executivos avaliam os colaboradores e também são avaliados por eles, requer profissionalismo, mas contribui para o progresso profissional e a qualidade de desempenho.

Algumas dessas práticas ainda assustem alguns empresários, mas não deveriam porque a valorização do capital intelectual na empresa é um ganho coletivo. Motiva o colaborador, dá solidez ao negócio e ainda impacta o valor da empresa. Aliás, quanto mais autonomia de desempenho a equipe tiver e menos depender do empresário, maior será o valor da empresa no mercado.

Se para empresa, valor financeiro passa por tudo isso, talvez você queira saber o mais impacta o valor de uma empresa, então deixamos esse link para você: O que é uma Avaliação de Empresa?

Empresa: valor financeiro ainda depende de falar sobre trabalho

O Dia Mundial do Trabalho foi instituído por uma organização sindical, a Segunda Internacional, realizada em Paris, em junho de 1889. Tratava-se de uma homenagem a trabalhadores mortos em uma série de reivindicações que começaram no dia 1º de maio de 1886 em Chicago (EUA). Eles reivindicavam melhores condições de trabalho porque as suas eram desumanas. A jornada de trabalho era de, no mínimo, treze horas, mas chegava a 17 horas. O Brasil legalizou a data comemorativa em 1925.

E embora as conquistas do mundo do trabalho tenham sido significativas, alguns dados ainda apresentam-se alarmantes com relação ao assunto. Por exemplo: os transtornos mentais e emocionais como ansiedade, depressão, estresse e outros já estão entre as maiores causas de afastamentos do serviço no Brasil.avaliação de empresa

A Organização Mundial de Saúde estima que 1 em cada 4 pessoas terão algum tipo de transtorno da mente ao longo da vida. E o Fórum Econômico Mundial aponta que os gastos com esses problemas de saúde podem chegar a 6 trilhões de dólares até 2030. O impacto dos afastamentos de colegas de trabalho também é grande para quem fica na empresa porque o acúmulo de funções gera sobrecarga e perda de eficiência.

Naturalmente, as crises econômicas e mundiais são fatores de estresse por causarem instabilidade. A hiperconectividade, excesso de informações são causas evidentes do aumento desses males. Contudo, uma pesquisa feita pela Regies, multinacional líder na área de oferta de espaços de trabalho flexíveis, chama atenção: de 16 mil pesquisados, 60% atribuiu ao trabalho, e não a vida pessoal, a fonte de maior estresse.

Empresa: valor de mercado e mercado de avaliação

Dentro de mercado de compra, venda e avaliação de empresas é totalmente perceptível que uma das grandes fontes de valor e valorização das empresas é a equipe de trabalho. Em outras palavras, como já dissemos, para empresa, valor de mercado sofre impacto da gestão de pessoas. Em alguns casos, o investimento nessa equipe já é responsável por um significativo aumento do valor das empresas no mercado. Isso demonstra que também o mercado compreende o valor das pessoas. O grande desafio é que muitas vezes as organizações têm um discurso contemporâneo, mas as atitudes não.

É claro que também os funcionários devem cumprir os seus deveres, não apenas as empresas. Mas a necessidade de qualificar as relações de trabalho são motivos para pensar melhor sobre o assunto. Isso se torna ainda mais premente diante dos sinalizadores mencionados no início do texto.

valor empresaA empresa como um todo pode se beneficiar sensivelmente caso se preocupe em garantir:

  •   maior transparência;
  •  maior coerência entre discurso e ações;
  • canais de diálogo e interação.

E até programas de estímulo à saúde mental podem ser estratégias interessantes. Algumas empresas já tem esse tipo de iniciativa, embora poucas. Mas especialmente o diálogo precisa ser visto efetivamente de acordo com o significado da palavra, isto é, um espaço em que se possa falar e ouvir.

O papel do líder nesse aspecto é muito importante porque ele pode fomentar essa cultura de participação e de troca.

Pensar sobre qualidade no ambiente de trabalho é um ato de sobrevivência para a empresa e de valor também tanto para o negócio quanto para os envolvidos nele.

Empresa: valor de mercado tem a ver com compaixão no mundo dos negócios

avaliação de empresa

Ter poder sobre os outros, conviver com o excesso de pressão, a necessidade constante de pensar em estratégias e dar soluções globais eficientes e eficazes podem diminuir nossa sensibilidade.

Os pesquisadores Jonathan Davidson e David Owen concluíram que a arrogância é uma patologia derivada do exercício prolongado e não controlado do poder. Essa conclusão foi fruto do estudo sobre comportamentos de  presidentes norte-americanos e primeiros-ministros britânicos dos últimos cem anos. Está publicada no artigo “Síndrome da Arrogância: Uma Desordem Adquirida de Personalidade?”, na revista Brain, de 2009.

O neurocientista Sukvinder Obhi, da Universidade McMaster, em Ontário, no Canadá, também descobriu que o exercício do poder enfraquece o “espelhamento”, função neurológica responsável por nossa capacidade de compreender os outros.

Investigações como essas levaram Rasmus Hougaard, Jacqueline Carter e Louise Chester a afirmarem na Harvard Business Revew, de abril de 2018, que “O poder é capaz de corromper líderes; a compaixão, de salvá-los”.

Se para empresa, valor depende também de pensar sobre aspectos considerados até então subjetivos, é importante considerá-los como parte da estratégia do negócio. Naturalmente isso vai se refletir em sua avaliação de empresa.

MAS, AFINAL, COMO CULTIVAR A COMPAIXÃO?

avaliação de empresaHougaard, Carter e Chester propõem treinar até conseguir fazer dela um hábito. Em primeiro lugar é preciso usar a compaixão no relacionamento com as pessoas de forma geral, em âmbito profissional ou fora deles. A sugestão deles é perguntar-se sempre “Como posso ajudar esta pessoa?” em qualquer circunstância de relacionamento.

Buscar oportunidades de exercitar a compaixão é outra sugestão deles. Os autores citam, por exemplo, John Chambers, antigo CEO da Cisco, companhia multinacional na área de TI e redes, como exemplo. Chambers desenvolveu um sistema para ser notificado sobre empregados de qualquer parte do mundo que viviam problemas graves. Quando passava por uma perda ou  doença, por exemplo, ele mesmo escrevia uma carta de apoio ao colaborador.

Outra sugestão é realizar diariamente o exercício de se lembrar de alguém que esteja passando por problemas e refletir sobre como essa pessoa deve estar se sentindo. Naturalmente não se trata de internalizar os problemas do outro, mas desenvolver a capacidade de observar a dor dele.

A falta de compaixão gera no líder desprezo pelo próximo, perda de contato com a realidade e comportamento imprudente, impulsivo. Pesquisas, como as apresentadas no início do texto, apontam que o líder pode ser afetado a tal ponto que decide sobre uma demissão em massa sem qualquer remorso ou dor.

Mas, é claro, que a perda da sensibilidade no mundo dos negócios, portanto, atrapalha definitivamente liderados e instituições. Mesmo porque sentir é uma competência que nos faz humanos. Além disso, o fator humano é decisivo no mundo dos negócios como apontam vários estudiosos, a exemplo de Peter Drucker. Nesse sentido, para empresa, valor significa um conjunto de fatores que necessariamente deve incluir as pessoas. As estratégias de avaliação de empresa apenas demonstram isso.

valor empresaSobrecarga informativa: para empresa, valor é ter informação na medida

O excesso de informações também parece-nos um fator relevante a ser considerado dentro desse tema. Caixas de e-mail lotadas, muitas reuniões, dados e fatos que se multiplicam no “mundo lá fora”…

O excesso de informações é considerada uma barreira organizacional tão potente quanto a falta delas. Isso precisa ser administrado para evitar que todos fiquem no piloto automático.

Na área dos estudos de mídia há até um conceito para designar o impacto desse excesso, chama-se “disfunção narcotizante”. Para os autores do Funcionalismo Norte-americano, quando vemos excessivamente a reprodução midiática de uma informação tendemos a adotar dois caminhos. O primeiro é: confundir informação com ação. Assim , a saturação de informação nos cria a ilusão de termos feito algo prático como cidadãos. O outro caminho é a negação da gravidade do fato. É tanta repetição que corremos o risco de considerar normal, casos de violência e corrupção, por exemplo. Isso quer dizer que perdemos a capacidade de nos impressionar e até indignar.

Sem dúvida, também sobre esse aspecto o mundo moderno oferece riscos que impactam as empresas e os empresários. A percepção é uma competência importante para o empresário, especialmente o empreendedor e, logo, para o mundo dos negócios.

Se você quer saber mais sobre Avaliação de Empresas (Valuation), solicite um contato ou confira outras informações em nossos posts:

O que é uma Avaliação de Empresa?

6 Motivos para você avaliar sua empresa

Quanto custa uma avaliação de empresa?

Conheça as principais metodologias de avaliação de empresa (valuation)

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