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Entenda como a gestão de pessoas pode fazer sua empresa valer mais no mercado

Entenda Como A Gestão De Pessoas Pode Fazer Sua Empresa Valer Mais No Mercado

A experiência no segmento de avaliação econômico-financeira (valuation) de empresas demonstra que boa parte dos empresários desconhece ou não valoriza algo essencial para aumentar o valor da empresa no mercado, que são os colaboradores.

A atenção à equipe é fundamental para a empresa valer mais no mercado porque funcionários mais satisfeitos oferecem resultados mais satisfatórios para o negócio. Empresas cujo grupo de trabalho está motivado e qualificado são bem vistas pelo mercado visto que isso aumenta suas chances de crescimento. “Quando temos pessoas que se melhoram, entendem a empresa e estão motivadas, a empresa tem mais facilidade para se expandir”, explica Dejair Baptista de Paula Junior, sócio diretor da D&R Negócios.

Ele lembra ainda que quando a empresa se preocupa com a gestão de pessoas tem mais chance de formar, dentro de sua própria equipe, profissionais para atuarem em posições-chave, o que é essencial para dar perpetuidade e segurança ao negócio. Empresas com equipes fragilizadas estão em risco no mercado e quando o grupo está fortalecido dá mais solidez ao negócio. Naturalmente, qualquer um desses cenários impactará o valor da empresa no mercado.

Por isso, alguns cuidados no campo da gestão de pessoas são muitos importantes para valorizar sua empresa.

ALGUMAS ATITUDES QUE PODEM AJUDAR

  • Oferecer plano de carreira aos funcionários

A empresa precisa apresentar aos funcionários, os pré-requisitos e caminhos que precisam ser percorridos para que se cresça dentro da organização. Os colaboradores também devem saber quais as funções e salários pode almejar. Essas informações devem ser claras e estar acessíveis a todos para que o ambiente seja democrático.

  • Oferecer participação nos lucros

Dar ao colaborador o direito de se beneficiar financeiramente com o êxito da empresa é outro elemento de motivação importante.

  • Qualificar a equipe

A experiência com valuation mostra ainda que a maior parte das empresas investe muito pouco em horas de treinamento aos funcionários. Embora cada segmento tenha um ritmo específico, é preciso programar pelo menos 50 horas anuais para a qualificação.

  • Saber o que os colaboradores pensam

Nem sempre sabemos exatamente o que a equipe pensa da empresa, por isso, é importante ter pesquisas de satisfação. Além disso, a criação de espaços de troca de informações e experiência dentro da equipe de trabalho permite a aprendizagem conjunta, criação de soluções e até inovações, e é fundamental em mercados competitivos e instáveis como o nosso. O colaborador que está ligado diretamente com o cliente pode ter informações mais valiosas do que o superior dele, por exemplo. Isso ainda assusta alguns empresários, mas não deveria. Saber valorizar o capital intelectual na empresa, promovendo a contribuição que cada um pode dar, é um ganho coletivo.

  • Realizar avaliação de desempenho

A realização de avaliações do tipo 360 graus, quando os executivos avaliam os colaboradores e também são avaliados por eles, requer profissionalismo, mas permite ao profissional progredir em sua postura profissional e na qualidade de seu desempenho.

Algumas dessas práticas ainda assustem alguns empresários, mas não deveriam porque a valorização do capital intelectual na empresa é um ganho coletivo. Motiva o colaborador, dá solidez do negócio e ainda impacta o quando vale a empresa. Quanto mais autonomia de desempenho a equipe tiver e menos depender do empresário, maior será o valor da empresa no mercado.

Se você quer saber mais sobre Avaliação de Empresas (Valuation), solicite um contato ou confira outras informações em nossos posts:

O que é uma Avaliação de Empresas?

6 Motivos para você avaliar sua empresa

Quanto custa uma avaliação de empresa?

Conheça as principais metodologias de avaliação de empresa (valuation)

 

 

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