skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544      

Franquia dos Correios: descubra como fazer parte dessa rede agora

Franquia Dos Correios: Descubra Como Fazer Parte Dessa Rede Agora

Além das agências próprias espalhadas pelo Brasil, os Correios trabalham com sistema de franquias há pelo menos três décadas. Mas, quem não quiser esperar por uma licitação, pode comprar uma franquia dos Correios de terceiros.

Segundo Alexandre Scapin, representante comercial da D&R Negócios, especialista nesse tipo de intermediação, a transferência segue trâmites semelhantes aos de qualquer franquia. Depois de fechada a negociação entre o franqueado e o potencial comprador, busca-se a permissão da transferência junto aos Correios. E, como qualquer franqueador, a empresa autoriza a transferência desde que o futuro dono atenda a seus critérios para ser franqueado. O contrato de compra e venda só é fechado entre as partes se a autorização for concedida. “Além de não ter de esperar por licitação, o benefício de comprar uma franquia dos Correios de terceiro é poder contar com histórico de faturamento”, diz Scapin.

Vale lembrar que a diretoria dos Correios tem apresentado e implantado estratégias de recuperação da empresa e de sua imagem junto à população nos últimos anos.

Leia também: Quais são as informações básicas que todo mundo deveria saber antes de fechar um negócio

Franquia dos Correios: um negócio vantajoso

A franquia dos Correios é um negócio vantajoso. No Norte do Paraná, por exemplo, há uma franquia à venda com lucro líquido mensal de R$ 20 mil. O motivo da venda é a aposentadoria do franqueado. “Faturamento não é um motivo para colocar franquias dos Correios à venda. Esse é um negócio consolidado que só precisa ser bem administrado”, esclarece Scapin. Ele diz ainda que é um negócio fácil de tocar. O funcionamento é de segunda a sexta-feira.

A franquia dos Correios é uma agência como outra qualquer. Assim, oferece quase todos os serviços da empresa, salvo o serviço de correspondente bancário, o Banco Postal, que é restrito às agências próprias. O franqueado também pode agregar estratégias como a prestação de serviço de coleta de correspondência em escritórios.  “Os Correios veem com bons olhos o trabalho realizado pelos franqueados. Eles desafogam as agências e ajudam na prospecção de clientes”, diz Scapin.

De fato, a ampliação de franqueados em substituição a agências próprias é apontada pela diretoria como estratégia de gestão e de recuperação dos Correios. Atualmente, há pelo menos mil franquias dos Correios em todo Brasil.

O franqueado passa, mensalmente, uma porcentagem sobre os serviços e uma taxa à sede dos Correios. Em contrapartida, desfruta da força da marca, que está entre as instituições públicas mais confiáveis para os brasileiros, segundo pesquisa do Ibobe de 2017. Os Correios também se destacam como patrocinadores de modalidades esportivas brasileiras. E não precisa se preocupar com a concorrência porque os Correios não permitem operações próximas uma da outra.

Leia também: Entenda a importância do agente de negócios no processo de compra e venda de empresas 

Um pouco da história

De acordo com o site oficial dos Correios de Telégrafos do Brasil, nome oficial da empresa, sua origem deu-se em 25 de janeiro de 1663. Os Correios são uma empresa pública com milhares de agências próprias e de franqueados em todo Brasil.  A primeira agência franqueada dos Correios foi instalada em 1989, todavia a expansão da rede se deu no início dos anos 1990. Atualmente já é uma das maiores franqueadoras do país. O tempo de concessão é de 10 aos renováveis por mais dez.

Com essa amplitude, a empresa está presente em todos  os municípios brasileiros.

Os Correios tem serviços exclusivos, como carta, telegrama e correspondência agrupada, que compõem 54,3%  do seu faturamento.

 Alguns números:

Despacha 36 milhões de postagens diárias

Contrata 125 mil empregados e possui 6.400 agências próprias espalhadas pelo país, fora as agências franqueadas.

Conheça nossos E-book : Compra e venda de empresas: tudo o que você precisa saber

D&R Negócios – Compra, Venda e Avaliação de Empresas 

44 3029 – 5309

44 9 9923-4544 (WhatsApp)

Entre em contato conosco 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top