skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          

AVALIE SEUS ATIVOS

D&R Negócios - Teste de Impairment

O Teste de Impairment é a solução para empresas saberem quanto realmente tem de ativos, ao assegurar seu registro contábil correto. Seu alvo são ativos de longo prazo ou duração, como:

  • investimentos societários;
  • imobilizado de longa duração vinculado às operações,
  • intangível, etc;

O Impairment garante que nenhum ativo sujeito à desvalorização seja contabilizado no Balanço Patrimonial por valor maior do que aquele que possa ser recuperado. Para isso, os cálculos do Teste de Impairment apuram o valor do ativo por meio de seu valor em uso ou de seu valor líquido de venda. O maior dentre esses corresponde ao seu valor recuperável.

Dessa maneira, o Teste de Impairment dá transparência à avaliação de ativos. Afinal o Balanço Patrimonial refletirá sempre o valor real dos ativos, considerando seu valor recuperável após a desvalorização e não seu valor contábil (original).

Isso é tão relevante para a saúde dos negócios e para o mercado que grandes empresas precisam realizar o Teste de Impairment anualmente. Essa apuração é obrigatória para empresas com receita anual bruta acima de R$ 300 milhões ou ativo total superior a R$ 240 milhões. Está regulamentada pela Lei Nº. 11.638/07.

Mas, mesmo quando o Impairment não é obrigatório, as empresas encontram muitos benefícios em sua realização. Ele ajuda ainda na avaliação da obsolescência do ativo e no registro adequado de ativos com depreciação acelerada, o que ocorre, por exemplo, devido ao uso em vários turnos.

Estimar o valor recuperável de um ativo é relevante ainda para sua venda parcial ou em caso de liquidação da empresa. E permite identificar possível baixa performance econômica do ativo e considerar meios de reestruturação do mesmo.

Para fazer um Teste de Impairment é fundamental contar com um profissional com expertise na área. Existem qualificações específicas para a prestação deste tipo de serviço. Logo, é fundamental verificar quais são as referências do profissional a ser escolhido. Além de conhecer a metodologia do Impairment, ele precisa dominar as normas que regulamentam esse teste. O teste está regulamentado pelo Comitê de Pronunciamento Contábeis, do Conselho Federal de Contabilidade, assim como pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que normatiza os laudos do teste.

A D&R Negócios está qualificada para a realização o Teste de Impairment, então fale conosco.

Teste de Impairment | D&R Negócios

Preencha o formulário abaixo. Em breve entraremos em contato através dos dados presentes em sua solicitação.




Como Conheceu a D&R Negócios:

Back To Top