skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544      

Empresa de TI: os sinais de que é bom investir nesse mercado

Empresa De TI: Os Sinais De Que é Bom Investir Nesse Mercado

Todos os setores da economia precisam de inovação, soluções e melhoria de eficiência para seus processos. Desse modo, o mercado de software e serviços de tecnologia cresce em todo mundo e no Brasil. E, também em Maringá,  investir em empresa de TI é um bom negócio. Porquanto, isso significa aproveitar um pólo em ascenção na cidade. O mercado de TI em Maringá deve faturar R$ 1 bilhão neste ano. A estimativa é da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide) com base na análise do setor entre 2012 e 2018. Anteriormente, em 2017, o setor faturou R$ 802,7 milhões.

Maringá tem mais de 400 empresas de desenvolvimento de software. A taxa de crescimento das empresas desse setor, 81% em cinco anos, é quase o dobro da média nacional. Os dados são do Sebrae e da Software by Maringá, uma associação de empresas de TI. Dessa forma, o mercado de software também alavanca os empregos na cidade, gerando pelo menos 4 mil oportunidades diretamente. E, atualmente, há uma demanda de cerca de 400 vagas de emprego abertas no setor.

Empesa de TI: cenário para os próximos anos

Aliás, o setor de TI é apontado como um dos mais promissores da cidade pelo plano estratégico de Maringá para 2047, o Masterplan. Além de já ser um pólo de produção na área, a empresa de TI impacta outros setores econômicos por meio de sua prestação de serviços. Certamente esse é um fator para o mercado de TI ser projetado como setor-chave da economia de Maringá.  De acordo com o Masterplan: “O setor de desenvolvimento de sistemas apresenta alto valor agregado e capacidade de contribuir para o desenvolvimento de outros setores que já estão presentes na região de Maringá.”

Outro bom sinal é que o setorse destaca não apenas pelos números, como também pela qualidade. Maringá é segunda cidade do Brasil que mais possui certificações de qualidade em tecnologia. Nesse ranking,  fica apenas atrás de São Paulo e se destaca principalmente no número de certificações de Software MPS.BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro). Essas certificações são conferidas pela Softex, organização ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Foi a própria Softex que  anunciou a posição de Maringá na última edição do evento TIcnova.

Incentivos para a empresa de TI em Maringá

Certamente, a mobilização de empresários do setor é um dos benefícios para a empresa de TI em Maringá. Assim sendo, a cidade tem projetos importantes como o programa Maringá ITx e o evento Ticnova.

O Maringá ITx apoia a internacionalização de empresas de TI de Maringá e região fora do país. Isso já está acontecendo com 10 empresas que passaram por processo seletivo para participar do programa. Já o Ticnova é um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da região Sul do Brasil. Tanto o Maringá ITx quanto o Ticnova são mantidos pela Software By Maringá (SBM), uma associação de empresários de TI, que também fomenta o segmento por meio de reuniões semanais com seus associados.

Da mesma forma, a Evoa,a aceleradora de startups sem fins lucrativos, é outro estímulo para os empreendedores. Incentiva à inovação e, desse modo, dá oportunidade e projeta Maringá no mercado tecnológico nacional e internacional. A Evoa é fomentada por organizações como Armazém Digital, Sicoob e Software by Maringá.

A implantação de um Parque de TI de Maringá também está na pauta dos debates da cidade. Assim,  o objetivo é concentrar as empresas de TI no mesmo local a fim de integrá-las e estimular a expansão. Para isso, o município de Maringá já destinou uma área com cerca de 170 mil mna Avenida Bento Munhoz da Rocha, próximo ao Parque do Japão. O município fará a infraestrutura e posteriormente os terrenos serão licitados. A SBM, instituições de ensino superior e outras entidades também se mobilizam a fim de tornar o projeto realidade.

Ações prioritárias para alavancar o mercado de TI em Maringá

O Masterplan elenca iniciativas consideradas prioritárias para o avanço do setor de desenvolvimento de sistemas em Maringá.  São elas:

Promover a capacitação de empresários e gestores de setores econômicos de Maringá e região, para difundir o conhecimento do que a TI pode fazer por seus negócios.

Estimular a criação de parcerias entre as empresas de desenvolvimento de sistemas e os prestadores de serviços de TI, para apoiar o crescimento do setor de TI de Maringá.

Desenvolver cursos para capacitação/preparação de mão de obra qualificada para as empresas de TI em Maringá e região, tanto para os desenvolvedores de sistemas como para os prestadores de serviços de TI.

Criar fundos de investimento local voltados para o desenvolvimento de empresas e startups com foco em inovações tecnológicas, que possam solucionar problemas e dar maior eficiência aos setores econômicos.

Fomentar o desenvolvimento do espírito empreendedor e a criação de startups com foco em inovações tecnológicas, provendo infraestrutura de incubadora de empresas e facilitando a atração de investimento.

Estimular a adoção de tecnologias e inovações tecnológicas para melhorar a eficiência e a produtividade dos serviços públicos, aumentando a demanda por produtos e soluções tecnológicas locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top