skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          
D&R Negócios Empresariais | Avaliação, Compra e Venda de Empresas
  • Sobre
  • Avaliação | Valuation
    • Avaliação de Empresas
    • Avaliação de Marcas
    • Avaliação de Startups
    • Avaliação de Carteira de Clientes
    • Avaliação de Máquinas e Equipamentos
  • Compra e Venda de Empresas
    • Empresas à Venda
    • Nosso Investidor Procura
    • Compra de Empresas
    • Venda de Empresas
    • Seja parceiro da D&R Negócios
  • Serviços
    • Acordo de quotistas
    • Conselho consultivo
    • Valorização da Empresa
  • Blog
  • Materiais
    • Podcasts
    • Downloads
  • FAQ
  • Contato
  • Buscar
Blog
Início » Blog » O efeito coronavírus sobre as empresas

O efeito coronavírus sobre as empresas

  • 24 de março de 2020
  • D&R Negócios
  • Notícias e Novidades
  • 0 Comments
O Efeito O Coronavírus Nas Empresas

Em meio a crise mundial de combate ao COVID-19, a primeira coisa que podemos afirmar é que não sabemos qual será a extensão do efeito do coronavírus sobre as empresas. Obviamente, parece bem desmotivador começar o texto assim. Mas sugerimos que você leia nosso artigo até o final porque ele está baseado no seguinte raciocínio de um autor desconhecido: “Nunca sabemos o quão forte somos até que ser forte seja a única opção”. Nele desenvolvemos três grandes tópicos de análise. Em primeiro lugar, analisamos alguns fatores muitos importantes para adaptabilidade e sobrevivência empresarial. Depois, referimos alguns itens que poderiam ser utilizados para uma autocrítica empresarial. Para, finalmente, pensarmos: “Tudo voltará ao normal ?”. Boa leitura !

Tempo aproximado de leitura: 6 minutos

Quando adaptar-se às necessidades é inevitável

O novo coronavírus é, em primeiro lugar, uma tragédia humana. Mas, junto com ela, já se sabe que poderá se converter num descompasso econômico. Sua extensão dependerá das circunstâncias, especialmente da extensão de tempo em que a medida de isolamento social for necessária. As micro e pequenas empresas são as que correm riscos mais evidentes. Contudo, mesmo as médias e grandes empresas precisam adotar medidas para proteção do ser humano e de sua própria estabilidade econômica.

Sem dúvida, essa é uma situação em que a frase na introdução desse texto cabe bem: “Nunca sabemos o quão forte somos até que ser forte seja a única opção”. Estamos nos referindo à adaptabilidade, que é um diferencial de sobrevivência. As pesquisas de Charles Darwin sobre a seleção natural mostram que foram mais fortes os mais adaptáveis ao ambiente e não necessariamente os mais bem dotados fisicamente.

Nesse sentido, o cenário praticamente exige que as empresas busquem caminhos para favorecer as pessoas e equilibrar as finanças. E sabemos que essa é uma conta muitas vezes difícil de fechar.

Pessoas:

Em alguns dias, deu-se uma corrida em busca das melhores metodologias de adaptação. Em muitas empresas, está sendo preciso analisar como  proporcionar o trabalho remoto (home office). Empresas que mantiveram operações em suas sedes, precisaram rever substancialmente suas estratégias. No caso de alguns prestadores de serviço, não será mesmo possível manter as atividades.

A necessidade de alternativas se tornou urgente. A pergunta ecoou e ecoa ainda: “Quais os mecanismos disponíveis para poupar os empregos e as finanças ?” Os caminhos mais adotados tem sido redução de jornada e de salários (o que é permitido nessa situação de exceção); antecipação de férias; utilização de bancos de horas e revisão de pontos de acordos coletivos, se necessário.

E finanças:

Em termos financeiros, mesmo as empresas mais bem estruturadas precisam adotar algumas medidas de saneamento e equilíbrio, como:

  1. Projetar receitas e despesas para os próximos meses;
  2. Reduzir custos;
  3. Negociar com fornecedores;
  4. Aproveitar a Internet para abrir canais de vendas on-line usando plataforma específicas e/ou aplicativos delivery. As mídias sociais são canais muito importantes também.
  5. Aproveitar o crédito bancário em linhas de financiamento especiais, lançadas especialmente para esses momentos, quando a situação exigir.

E cada vez mais se vai sentindo a necessidade de mobilização social, de apoio mútuo, de saídas conjuntas.

Aproveitar a oportunidade….sem ser oportunista

Todas as experiências, em especial as de crise, são oportunidades de superação, se forem aproveitadas. A criatividade pode salvar os negócios e uma inovação pode fazer enorme diferença não só para a empresa como para a sociedade. Em momentos graves, como o atual, é possível avaliar novos caminhos até então inexplorados; rever estratégias e até descobrir potenciais. Contudo, é claro que existe uma distância abissal entre aproveitar as experiências para aprender e desenvolver-se, e ser oportunista.

A pandemia do coronavírus exige engajamento coletivo pelo bem comum, não o contrário. Nesse sentido, antes de considerar qualquer possibilidade de benefício financeiro, é importante avaliar os potenciais que sua empresa tem para ofertar benefícios aos outros. Algumas instituições como a Fundação Getúlio Vargas e Faber Castell , por exemplo, liberaram acesso gratuito a seus cursos on-line. Outras, como a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), se mobilizaram na doação de equipamentos de saúde e no encaminhamento de negociações de financiamentos para micro e pequenas empresas juntos às instituições financeiras. Empresas de entretenimento, como Netflix, liberaram acesso a seus conteúdos. Obviamente essas iniciativas poderão se reverter positivamente para suas imagens empresariais, mas isso é antes um dever social. 

Aproveitar a oportunidade também significa refletir

E, certamente, a pandemia do coronavírus também permitirá muitas reflexões e até autocrítica.

  • O quanto conseguimos nos antecipar?

A principal característica de uma crise é a incapacidade de ser prevista. Mas, mesmo diante da surpresa, um dos passos primordiais para sua gestão é planejamento. Contudo, esse não foi exatamente o caso da chegada do Coronavírus ao Brasil. Naturalmente, configura-se numa crise na medida em que não se pode prever exatamente sua extensão e repercussão no país. Todavia, o Covid-19 já havia criado bastante alarde no mundo quando chegou ao país. Então, quanto tempo nossas empresas demoraram para admitir que precisariam mudar?

Naturalmente, a pergunta não carrega em si nenhum pretensão de crítica. Consideramos que seja realmente um item para reflexão a fim de avaliarmos o quão flexíveis somos enquanto organização. Talvez em sua empresa esse seja um item para revisão. Talvez, não.

Mas realmente organizações que se planejaram evitaram o caos e pouparam desequilíbrios. Em se tratando de organizações de forma geral, como os Estados, por exemplo, os exemplos são vários.

Exemplos reais pelo mundo

O prefeito da cidade de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus na China, assumiu, em janeiro, que sua gestão demorou para dar respostas e para divulgar dados no início dos casos da doença. Ele, que pediu demissão do cargo, justificando a lentidão pela burocracia do estado Chinês, que o levou a não tomar qualquer medida antes da resposta do governo. Essa demora tem sido apontada por analistas como um dos principais fatores para a disseminação incontrolada da doença. As demoras em diagnósticos e em medidas de isolamento também são apontadas como parte das explicações para a expansão devastadora do vírus em regiões da Itália.

Ao passo que a Alemanha vem chamando a atenção do mundo apresentar a taxa de mortalidade de 0,4%, bem abaixo do porcentual mundial de 3,4%, e do da Itália, 8,3%, de acordo com a revista Veja. Algumas das causas apontadas para esse êxito são: a precisão das informações e da atuação da chanceler Angela Merkel; a estrutura do sistema de saúde do país; e as próprias características sociais a Alemanha. Outro fator apontado é a capacidade de ampla testagem da população. Isso teria permitido que pacientes leves ou que tiveram contato com áreas de risco detectassem mais rápido a doença, protegendo-se.

Para se se ter uma ideia, laboratórios alemães  começaram a realizar testes para o novo coronavírus em janeiro, mês em que os primeiros casos foram registrados no país. A capacidade ampla de testagem também afetas às estatísticas, ajudando a reduzir a taxa bruta de mortalidade (se todas as infecções são contabilizadas, o número de mortes por infectados é menor).

Admitir a existência da crise e assumir a responsabilidade pelo seu controle é um fator decisivo na sua capacidade de contenção e também na preservação da imagem de qualquer instituição.

  • Preparar-se para o pior pode ser bom !

Analistas propõem que as organizações devem se preparar para o pior e serem gratas se isso não acontecer. É claro que ninguém está sugerindo que todas as energias sejam gastas pensando no pior, mas é importante considerar esse cenário, realmente. Afinal, se você traçou um cenário pessimista em seu plano de ação, prevendo medidas mais drásticas, e não precisou colocá-las em prática, possivelmente está a salvo. Mas se esperou para ver o que aconteceria, pode ter colocado seu negócio em risco. 

  • O quanto sua relação com as pessoas estava amadurecida?

O autor Peter Drucker afirma, na obra “Fator humano e desempenho”, que a empresa é uma instituição econômica, mas tornar o trabalho produtivo e os trabalhadores realizados e empreendedores é importante  porque a sociedade não é uma instituição econômica e busca na administração a realização de seus valores e crenças básicas. Em suma, afirma o autor, “a empresa é um órgão da sociedade e da comunidade” (p.38).

É possível que seus funcionários e clientes estejam enfrentando medo ou pânico. O que sua empresa pode fazer por eles? 

É muito importante avaliar o quanto sua cultura empresarial está ou esteve amadurecida nesse relacionamento humano.

Nesse sentido, vale uma análise sobre onde estiveram as principais dificuldades ou facilidades. Isso significa saber por exemplo:

  • se os canais de comunicação com as pessoas (clientes, colaboradores, etc) estavam disponíveis e foram adequados;
  • o quanto a informação chegou em tempo de evitar ruídos;
  • se havia/há cultura empresarial de construção coletiva, próprias a esse momento em que a estrutura de trabalho mudou tão abruptamente; 
  • o quanto foi possível ou foi fácil dar voz aos funcionários para reconhecer-lhes as necessidades ou desconfortos;

Tudo voltará ao normal ?

Finalmente, talvez seja imprescindível considerar que as coisas não voltarão ao normal. É bem possível que os clientes mudarão alguns comportamentos permanentemente, acelerando tendências anteriores. Isso também vale para as relações de trabalho, sociais, institucionais. 

E talvez seja, inclusive, melhor que algumas não voltem mesmo ao normal. São chocantes as imagens de satélite divulgadas pelo jornalista Ricardo Amorim, que mostram a queda de poluição de ar na China, em virtude da interrupção de atividades. E, em Veneza (Itália), os peixes voltaram a ser vistos depois que a quarentena proporcionou queda abrupta da poluição.

Imagens de satélite da queda da poluição do ar na China por conta da interrupção de produção em muitas fábricas e restrições ao transporte para conter o surto de coronavírus.#coronavirus
Imagens via NASA, Agência Espacial Europeia e CNN. pic.twitter.com/o7mGhQE07A

— Ricardo Amorim (@Ricamconsult) March 4, 2020

São chocantes também as imagens de dor espalhadas pelo mundo. E será muito bom se isso não precisar se repetir.

Quanta serenidade precisa ser construída, quanta responsabilidade e o quanto de mobilização deve-se fomentar para a construção de uma sociedade mais segura (amplo sentido) e sustentável ? 

Talvez seja melhor que tudo não volte como era antes, nem para cada um de nós, nem para o coletivo. Que saiamos  mais fortes, mais adaptáveis e melhores enquanto seres humanos e enquanto organizações.

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR

(44) 3029-5309 / 9 9923-4544 

Linkedin / Linkedin – Page Company  / Fanpage  /D&R no Youtube 

  • Tweet
  • Share
  • Share

D&R Negócios

Outros Artigos

Diferença Entre Conselho Consultivo E Conselho Deliberativo
Conheça a diferença entre conselho consultivo e conselho deliberativo e faça uma gestão de encher os olhos e o caixa

Ter alguém com que você possa trocar ideias para tomar decisões é fundamental. Contar com…

Gestão Financeira
Os primeiros passos para uma Gestão Financeira eficiente

Entenda por onde começar e quais passos você deve dar para garantir a organização do…

Imagem Que Ilustra Como Um Sócio Para Ajudar Com Capital De Giro E Com Outros Benefícios Para A Empresa
Entenda porque buscar um sócio pode ser o jeito mais barato e eficiente de conseguir capital de giro e ainda fomentar o crescimento de sua empresa

Ter capital de giro é notoriamente muito importante para as empresas porque é com esse…

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS
  • Avaliação de Empresas (53)
  • Compra e Venda de Empresas (55)
  • Notícias e Novidades (22)
  • Sócios (1)
  • Uncategorized (2)
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
  • Valuation Empresarial
    Valuation empresarial: como calcular o valor de um negócio
    13 de abril de 2021
  • Valuation De Startups
    Valuation de startups: conheça métodos para o cálculo do valor de uma empresa inovadora e disruptiva
    30 de março de 2021
  • Como Calcular O Valor Da Empresa Pelo Seu Faturamento
    Saiba como calcular o valor de uma empresa pelo seu faturamento e entenda porque esse caminho em geral não é o mais usado
    23 de março de 2021
  • Valer Mais
    Como a gestão empresarial efetiva aumenta o valor de sua empresa
    16 de março de 2021
  • Como Calcular O Valor De Uma Empresa De Serviços
    Saiba como calcular o valor de uma empresa de serviços e quais oportunidades isso pode abrir no mercado nacional
    1 de março de 2021
Arquivos
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • março 2017
  • setembro 2016
  • previous post: Que tal alavancar sua gestão estratégica em 2020 ?
  • next post: Entenda porque buscar um sócio pode ser o jeito mais barato e eficiente de conseguir capital de giro e ainda fomentar o crescimento de sua empresa
D&R Negócios Empresariais

A D&R Negócios Empresariais surgiu para ajudar as empresas do mercado brasileiro nas operações de Avaliação (Valuation), Compra e Venda de Empresas. Atendemos os mais diversos segmentos da Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios.

NOSSAS REDES SOCIAIS
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Whatsapp
Política de Privacidade
D&R NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
+55 (44) 3029-5309

+55 (44) 99923-4544

der@dernegocios.com.br

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632
5º andar, sala 502
Zona 07 | Centro Empresarial Átrium
Maringá – Paraná - Brasil

D&R Negócios - 2021 - Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por:
Hypercorp Marketing Digital
  • Sobre
  • Avaliação | Valuation
    • Avaliação de Empresas
    • Avaliação de Marcas
    • Avaliação de Startups
    • Avaliação de Carteira de Clientes
    • Avaliação de Máquinas e Equipamentos
  • Compra e Venda de Empresas
    • Empresas à Venda
    • Nosso Investidor Procura
    • Compra de Empresas
    • Venda de Empresas
    • Seja parceiro da D&R Negócios
  • Serviços
    • Acordo de quotistas
    • Conselho consultivo
    • Valorização da Empresa
  • Blog
  • Materiais
    • Podcasts
    • Downloads
  • FAQ
  • Contato
Back To Top

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você poderá saber mais sobre os cookies que estamos usando em configurações.

Abrir o WhatsApp
Fale com nosso time!
D&R Negócios Empresariais | Avaliação, Compra e Venda de Empresas
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Política de Privacidade

Acesse nossa Política de Privacidade.

Cookies Necessários

O cookie estritamente necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Utilizamos os seguintes cookies:

  • Google Ads e Analytics
  • Analytics
  • Facebook
  • Youtube
  • RD Station

Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.