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Por que ainda é preciso falar sobre trabalho ?

Por Que Ainda é Preciso Falar Sobre Trabalho ?

O Dia Mundial do Trabalho foi instituído por uma organização sindical, a Segunda Internacional, realizada em Paris, em junho de 1889. Tratava-se de uma homenagem a trabalhadores mortos em uma série de reivindicações que começaram no dia 1º de maio de 1886 em Chicago (EUA). Eles reivindicavam melhores condições de trabalho porque as suas eram desumanas. A jornada de trabalho era de, no mínimo, treze horas, mas chegava a 17 horas. O Brasil legalizou a data comemorativa em 1925.

E embora as conquistas do mundo do trabalho tenham sido significativas, alguns dados ainda apresentam-se alarmantes com relação ao assunto. Por exemplo: os transtornos mentais e emocionais como ansiedade, depressão, estresse e outros já estão entre as maiores causas de afastamentos do serviço no Brasil.https://dernegocios.com.br/?p=13042&preview=true

A Organização Mundial de Saúde estima que 1 em cada 4 pessoas terão algum tipo de transtorno da mente ao longo da vida. E o Fórum Econômico Mundial aponta que os gastos com esses problemas de saúde podem chegar a 6 trilhões de dólares até 2030. O impacto dos afastamentos de colegas de trabalho também é grande para quem fica na empresa porque o acúmulo de funções gera sobrecarga e perda de eficiência.

Naturalmente, as crises econômicas e mundiais são fatores de estresse por causarem instabilidade. A hiperconectividade, excesso de informações são causas evidentes do aumento desses males. Contudo, uma pesquisa feita pela Regies, multinacional líder na área de oferta de espaços de trabalho flexíveis, chama atenção. De 16 mil pesquisados, 60% atribuiu ao trabalho, e não a vida pessoal, a fonte de maior estresse.

Dentro de mercado de compra, venda e avaliação de empresas é totalmente perceptível que uma das grandes fontes de valor e valorização das empresas é a equipe de trabalho. Em alguns casos, o investimento nessa equipe já é responsável por um significativo aumento do valor das empresas no mercado. Isso demonstra que também o mercado compreende o valor das pessoas. O grande desafio é que muitas vezes as organizações têm um discurso contemporâneo, mas as atitudes não.

É claro que também os funcionários devem cumprir os seus deveres, não apenas as empresas. Mas a necessidade de qualificar as relações de trabalho são motivos para pensar melhor sobre o assunto. Isso se torna ainda mais premente diante dos sinalizadores mencionados no início do texto.

https://dernegocios.com.br/?p=13042&preview=trueA empresa como um todo pode se beneficiar sensivelmente caso se preocupe em garantir:

  •   maior transparência;
  •  maior coerência entre discurso e ações;
  • canais de diálogo e interação.

E até programas de estímulo à saúde mental podem ser estratégias interessantes. Algumas empresas já tem esse tipo de iniciativa, embora poucas. Mas especialmente o diálogo precisa ser visto efetivamente de acordo com o significado da palavra, isto é, um espaço em que se possa falar e ouvir.

O papel do líder nesse aspecto é muito importante porque ele pode fomentar essa cultura de participação e de troca.

Pensar sobre qualidade no ambiente de trabalho é um ato de sobrevivência para a empresa e de valor também tanto para o negócio quanto para os envolvidos nele.

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