skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          

Privatização dos Correios: qual o impacto para os franqueados ?

Privatização Dos Correios: Qual O Impacto Para Os Franqueados ?

O Governo Federal incluiu oficialmente os Correios no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que atua em medidas de desestatização. O indicativo e a possibilidade de privatização dos Correios suscitaram dúvidas em investidores interessados na estatal. Afinal, atualmente, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) mantém agências próprias e um sistema de franqueados em todo o Brasil. E esse é um mercado bastante amplo porque, além da licitação, é possível tornar-se um franqueado ao comprar uma agência dos Correios em operação, diretamente de outro franqueado.

Por isso, convidamos nosso parceiro de negócios, Alexandre Scapin, que é especialista em operações de compra e venda de franquias dos Correios em operação, para tratar dos impactos de uma possível privatização para os franqueados.

Se você está interessado em analisar se há “ônus” ou “bônus” para o franqueado na privatização dos Correios, aproveite nosso artigo!

Conheça as possibilidades que se abrem para os franqueados

Atualmente, de acordo com o agente de negócios Alexandre Scapin, o setor de entrega de encomendas é o mais rentável dos Correios. São entregues mais de um milhão de encomendas ao dia em todo Brasil. Isso é também resultado da prosperidade do E-commerce, cujo crescimento foi de 12% no último ano, superando outros segmentos de mercado.

Se ocorrer a privatização dos Correios, toda a gestão e a logística de coletas e entregas deverá melhorar em qualidade e agilidade. E, com isso, segundo Scapin, há a expectativa de que todo o volume de coletas seja destinado ao franqueado. Atualmente, esse serviço também é prestado pelas agências próprias dos Correios.

Para ele, também há indicativos de que o volume de vendas em balcão será todo transferido para as agências franqueadas porque isso otimiza a prestação desse serviço ao consumidor.

Ainda nesse sentido, a inexistência de produtos e serviços restritos a agências próprias, fomentaria o livre comércio e ampliaria a área de atuação dos franqueados. Abre-se a possibilidade, inclusive, de oferta de novos produtos, como telefonia e Banco Postal integrados.

Finalmente, para Scapin, a privatização contribuiria com a profissionalização da empresa, especialmente, pela atuação de gestores de alta performance nas diretorias regionais. E isso repercute na qualidade do atendimento nas unidades franqueadas, dando-lhe excelência.

“Sem compromisso com a análise política, mas pensando no franqueado, especificamente, entendo que abrirá um horizonte fantástico com ganhos ilimitados”, diz Scapin. E acrescenta: “Digo isso com base no Banco do Brasil uma estatal de economia mista forte e robusta, altamente lucrativa com gestores de alta performance em seus cargos por meritocracia e capacitação. A mim, me alegra sentir esses ares da mudança e, se privatizados, entendo que os Correios continuarão a ser empresa mais confiável e de maior credibilidade por anos pelos brasileiros”.

Passo a passo da privatização e a complexidade do caso dos Correios

Embora já esteja oficialmente indicado à privatização, é importante considerar que esse processo envolve várias etapas e, no caso dos Correios, é considerado muito complexo. Isso porque, segundo a Constituição Federal, a tarefa de manter o serviço postal e legislar sobre o setor cabe à União. Logo, os Correios só poderão ser privatizados com autorização do Congresso Nacional.

Além disso, também não está definido o tipo e empresa em que os Correios se transformariam. Há vários caminhos possíveis, como:

– criação de uma Sociedade de Economia Mista, em que o Estado permanece como sócio majoritário;

– sociedade anônima, com composição por capital privado em sua maioria;

– e privatização completa.

Se você se interessa pelo assunto privatização dos Correios, talvez também se interesse por saber mais sobre a aquisição de franquias em operação. Se esse for o caso, separamos esse artigo para você: Franquia dos Correios: descubra como fazer parte dessa rede agora

Mas se está pensando em investir nesse negócio então veja nossas oportunidades à venda e faça contato conosco.

(44) 3029-5309 / 9 9923-4544  Fale conosco   Whatsapp 

Linkedin / Linkedin – Page Company  / Fanpage  /D&R no Youtube 

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top