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Quanto custa começar um e-commerce ?

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Com a crise de 2020, o mercado de e-commerce observou crescimentos recordes, não apenas de lojas novas sendo abertas, mas também em faturamento e em novos consumidores.

A pandemia mostrou a importância e a facilidade que são as compras online a muitos lojistas de lojas físicas e consumidores. E, com isso, obrigou muitos negócios a se digitalizarem. 

De acordo com a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), só no ano passado tivemos a abertura de mais de 10mil novas lojas online. Desde lojas que existiam apenas no modo físico até novos empreendedores que aproveitaram para tirar o projeto do papel.

Porém, ainda existe a desinformação de que abrir um e-commerce é mais barato do que investir em uma loja física. Quem faz parte do mercado online atualmente, sabe que isso é um grande erro. 

O custo de um lugar físico pode não ser necessário no primeiro momento da loja virtual, porém, ela engloba diversos outros custos que o empreendedor desavisado não colocou no cálculo final.

Mas, afinal, qual o investimento ideal no e-commerce tanto para quem quer começar a loja do zero quanto para os empreendedores que mantêm seus negócios funcionando ?

É possível começar um e-commerce com 10 mil reais?

Qual investimento ideal no e-commerce

Quanto é preciso para começar um e-commerce?

A verdade é que não existe um investimento ideal para começar o seu negócio. Claro que um negócio que dispõe de maior capital para iniciar terá melhor mix de produtos ou mesmo de ferramentas. 

Porém, isso não significa que o negócio que começa pequeno não terá sucesso. E não é garantia de que o negócio que já começa grande terá sucesso.

O investimento inicial no e-commerce vai variar de acordo com a quantidade de capital disponível e também com o tamanho e a complexidade do projeto.

Por isso quando ouvimos a pergunta se “dá para começar um e-commerce com X reais?”, a resposta é que sim. Apenas quanto menor o orçamento, mais limitado será o início do seu negócio. Será necessário pensar duas vezes ao gastar dinheiro e investir em determinadas soluções, pois pode ser que não haja espaço para erros e segundas chances.

Quanto de investimento é preciso para manter o e-commerce?

O e-commerce não é apenas anunciar produtos e esperar vender. É possível fazer isso em algumas plataformas já conhecidas, mas não vender de forma profissional. Manter um e-commerce exige investimentos não apenas em ferramentas, mas também para o crescimento da loja.

– Estoque – não deixe faltar produtos

Apesar de serem vendas online, é preciso ter estoque para poder vender. Ainda há lojistas, principalmente os que são produtores dos próprios produtos, que esperam entrar pedido para iniciar a produção deste.

Uma estratégia não muito eficaz, uma vez que o consumidor brasileiro é impaciente e quanto maior o tempo de entrega, menor é a chance de compra/venda. A não ser que seu produto seja uma necessidade ou desejo muito grande, é provável que a loja que tenha em estoque seja a que fará a venda.

– Produto parado é dinheiro perdido

Boa cobertura de estoque não significa ter muito de todos os produtos comercializados. 

Afinal, haverá produtos que sairão com mais frequência do que outros. E quando falamos em estoque bem planejado para maximizar o faturamento, também nos referimos aos produtos com pouca saída.

Acumular produtos no e-commerce significa perder dinheiro. Pois com o tempo os produtos vão perdendo valor. E mercadorias encalhadas terão de ser vendidas a preço de custo ou até menos.

– O marketing – divulgue sua loja

Em relação ao marketing, é uma parte essencial para as lojas online. 

Nas lojas físicas uma boa localização atrairá naturalmente as pessoas ao seu negócio. Na internet não funciona assim.

Com uma variedade enorme de lojas online, é preciso investir para que as pessoas conheçam o seu e-commerce e queiram fazer compras.

Além do investimento inicial para que sua marca seja conhecida no ambiente digital, é uma boa opção aproveitar datas comemorativas como Black Friday, Natal, Dia das Mães, para captar novos consumidores com promoções e ofertas.

Assim como o investimento geral na loja virtual, o investimento em marketing também não tem fórmula mágica. O investimento é proporcional ao seu orçamento. Mas, claro, não adianta investir R$ 100 em marketing esperando um retorno de R$ 10 mil.

Da mesma forma que não é possível investir R$ 1000 reais em um e-commerce esperando retorno de R$ 10 mil em apenas um ano.

Mas afinal, qual é o investimento ideal no e-commerce?

Em resumo, não existe um investimento ideal no negócio, ou melhor, o investimento ideal depende de muitas variantes. Desde o quanto o empreendedor está disposto a investir até qual o tamanho do projeto.

Claro que projetos maiores demandam mais dinheiro, seja pelos produtos a serem comercializados quanto pelo time e ferramentas que demandam um projeto robusto.

Outra coisa que você deve estar preparado para investir no seu e-commerce, seja para montar ou para gerir, é tempo. Muito mais do que investimento financeiro, o tempo de dedicação ao negócio é o que vai permitir que o orçamento, limitado ou não, seja gasto com sabedoria e que as soluções ideais sejam encontradas para o negócio.

Ouvimos muitas dúvidas sobre se é possível abrir um e-commerce em paralelo a um trabalho já existente. E a resposta é que sim, embora de acordo com a capacidade de organização de cada um. Só é preciso saber organizar-se para cada coisa. Mas, a recomendação para garantir sucesso e bons frutos é que o empreendedor tenha a maior dedicação possível, ou total.

Conclusão

Nesse artigo tratamos sobre como, de certa forma, financeiramente, um negócio em e-commerce pode se adaptar ao seu orçamento. Mas, destacamos o quanto o real investimento no e-commerce é o tempo. A dedicação que seu realizador oferece é o que pode ajudar a fazer o negócio dar certo e crescer.

Artigo escrito por Carolina Kiuchi da redação da Doutor E-commerce, empresa especializada em consultorias para e-commerce.

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