Ter alguém com que você possa trocar ideias para tomar decisões é fundamental. Contar com…
Que tal alavancar sua gestão estratégica em 2020 ?

Sabia que pelo menos 80% dos planos estratégicos não funcionam como era o esperado ? Pois é. Essa informação é de Dick Albu, fundador e presidente da Albu Consulting LLC, que oferece consultoria de gestão de estratégia focada em equipes de liderança.
A afirmativa dele está baseada em décadas de prestação desse tipo de serviço a empresas de capital fechado de médio porte e empresas familiares.
A boa notícia é que Albu usou seu know-how para apresentar algumas soluções também. Ele desenvolveu e publicou princípios fundamentais para a gestão estratégica. Que tal conhecê-los ou revê-los? Aproveite nosso artigo. Nele desenvolvemos os pontos elencados pelo autor e, ao final, também tratamos sobre o conceito de estratégia, incluindo dois pontos que constituem o cerne de uma boa estratégia.
1. Concentre-se no que é mais importante
É fundamental elencar prioridades para o negócio para além dos “assuntos do dia a dia”. A ideia é que, paralelamente às demandas rotineiras, exista tempo para que elas sejam desenvolvidas com menos estresse.
É muito importante reunir apenas as informações relevantes para tomar decisões estratégicas e efetivamente pensar sobre elas. Dados são fundamentais, mas quando são excessivos e não estão bem triados podem saturar sem levar a nenhum lugar.
2. Alavancagem de forças
Devemos investir no que já somos fortes ou buscar forças onde ainda não temos ? Para Albu, é preciso alavancar as vantagens competitivas que já existem e não tentar transformar a empresa naquilo que ela não é. A recomendação dele é aproveitar ao máximo tudo que já impulsiona vendas e lucros. Mas, é possível que você esteja se perguntando: ” e a inovação?”. E a resposta é que sim, a inovação deve existir, mas precisa estar equilibrada com uma base já fortalecida.
3. Comunique-se
A ideia aqui é garantir que todos os colaborados entendam o que a empresa está fazendo em seu planejamento estratégico e possam opinar por meio de comentários e perguntas. Esse envolvimento melhora a adesão. Não é fácil realizá-lo no dia a dia das empresas. E, em suma, isso quer dizer que seus funcionários podem não estar colaborando para realização do planejamento estratégico de sua empresa apenas por que não entendem seu valor.
Os profissionais da área de Comunicação Social, especialmente os que atuam com Comunicação em Organizações, podem ajudar a desenvolver ações para promover esse engajamento. Há cases interessantíssimos nesse sentido, como o da Embrapa, por exemplo, que fez uma reformulação de sua marca envolvendo colaboradores de todo o país.
4. Levante o nível de energia
Para o autor, isso significa marcar reuniões a fim de apresentar e pensar sobre a implementação do planejamento estratégico. Isso significa apresentar os progressos da gestão estratégica. Além de manter a motivação, esse tipo de ação garante o comprometimento. Isso porque sinaliza constantemente o quanto esse é um assunto prioritário na organização e também porque mantêm todos envolvidos.
5. Execute
É preciso ter um plano claro de implementação. Albu argumenta que muitos planos estratégicos acabam numa prateleira empoeirada. Mas, mesmo quando o fim do esforço não é tão dramático, em sua avaliação, a execução fraca ou com falha corresponde a dois terços do fracasso parcial ou total das estratégias.
Ele sugere ainda critérios ao desenvolver um ação, a saber:
- responsabilize os gerentes por sua implementação;
- faça acontecer imediatamente;
- monitore.
6. Permaneça flexível.
Além de demonstrar progressos já realizados, Albu recomenda avaliação de ações que precisam ser revistas. A equipe deve estar preparada para fazer esses ajustes porque o mercado e a sociedade são dinâmicos. Assim, novos desafios, não previstos, costumam aparecer.
7. Esteja preparado para lidar com conflitos
As estatísticas da resistência são altas, segundo Albu. A saber:
- 1/3 da organização adotará mudanças;
- 1/3 resistirá às mudanças;
- e 1/3 não terá certeza de sua posição.
Mas, o que fazer com cada um desses terços ? A resposta do autor é:
- identifique os que aderiram e lhes dê espaço para terem sucesso;
- incentive os incertos a se envolverem, faça perguntas e os ajude a encontrar razões para apoiar;
Mas e o terço que não aderiu? Embora o autor não tenha tratado diretamente dessa parcela, parece bem melhor investir energia nos 2/3 adesos ou propensos a aderir. Eles podem influenciar a parcela dos resistentes que ainda tem chances de adesão. Certamente o que não funciona é investir recursos naqueles que definitivamente não querem sair do lugar.
8. Incentive financeiramente
Se as estratégias adotadas são importantes, um bom modo de comunicar isso é remunerar com base no atendimento dos objetivos do plano estratégico .
9. Procure feedback e invista em ajuda externa
Partir do pressuposto de que a estratégia desenhada é perfeita pode levá-la rapidamente ao fracasso. Assim, é muito importante desafiar os pressupostos do planejamento realizado. É possível realizar isso de mais de uma forma. Além do envolvimento dos colaboradores, o autor indica usar a rede de parceiros de negócios e até mesmo buscar ajuda especializada.
Em suma, de acordo com Albu, se você investiu no desenvolvimento de uma estratégia e ela não produziu os resultados esperados, precisa reconsiderar alguns desses princípios orientadores .
Entenda o que é essencial em uma estratégia
A palavra grega “strategia” significa plano, método, manobras usadas para alcançar um objetivo ou resultado específico. Para boa parte das empresas esse resultado específico é a produtividade e a competitividade. Mas para alcançar um resultado objetivo e específico é preciso:
- desenvolver uma estratégia baseada em fatos;
- encorajar um clima de trabalho que possibilite a execução da estratégia. Isso cria um sentimento de compromisso que vai garantir o seu sucesso;
- gerenciar, com liderança;
- ter metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, dentro do tempo definido para sua execução.
Agora que já repassamos as dicas de Dick Albu para incrementar os resultados da estratégia de sua empresa, você sabia que o Valuation também pode te ajudar a incrementar sua estratégia? Foi exatamente isso que aconteceu com o Douglas Scomparin. Conheça o caso dele.
E que tal fazer um orçamento conosco ? Clique aqui e peça agora.
(44) 3029-5309 / 9 9923-4544 Fale conosco Whatsapp
Linkedin / Linkedin – Page Company / Fanpage /D&R no Youtube
Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR
This Post Has 0 Comments