skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          

Que tal dividir alguns momentos com Buffett e Gates ?

Quer prosperar? Então, confira 9 dicas sobre o que fazer e o que não fazer com Buffet, Gates e outros!

Que tal saber de Warren Buffett, considerado o mais bem sucedido investidor do século XX, como ser promissor nos negócios ? Ou ainda ter conselhos sobre esse assunto com Bill Gates ?

Se esse assunto te interessa, reunimos aqui vários conselhos deles e também de especialistas no assunto, publicados em diferentes reportagens das revistas Exame e Época Negócios. Compilamos e organizamos aqui para você. Confira as dicas sobre o que fazer e, depois, sobre o que não fazer!

Bill Gates e Warren BuffettConfira nossa compilação sobre o que fazer para ser promissor

1. Comunique-se e crie uma extensa rede de contatos

A construção de relacionamentos é fundamental no mundo dos negócios. Você precisa ser uma fonte confiável para poder atrair fontes confiáveis. Por isso, empresários bem-sucedidos são capazes de compartilhar sua mensagem com o mundo. Tem excelente nível de comunicação, enviam milhares de e-mails para construírem a imagem da sua marca; e são especialistas em ligações telefônicas e encontros presenciais.

2.Desenvolva Inteligência emocional

Inteligência emocional é um termo criado pelo psicólogo norte-americano David Golemam. E diz respeito a capacidade do ser humano de reconhecer e saber lidar com suas próprias emoções, mas também de entender e lidar bem com as dos outros.

Pessoas bem-sucedidas compreendem e sabem lidar com vários aspectos ligados à inteligência emocional, como:

  1. motivação,
  2. linguagem corporal,
  3. tom de voz,
  4. tato,
  5. diplomacia,
  6. Empatia, etc. Inteligência emocional

 A inteligência emocional também é muito útil para se administrar críticas. Ninguém gosta de ser criticado, mas aceitar apontamentos sobre onde você errou vai ajudá-lo a aprender mais rápido onde focar para melhorar.

Claro que estamos falando de críticas úteis, então, é preciso saber discerni-las. Mas, diante de uma crítica não pense de antemão que a pessoa quer te destruir. Pare, respire e reflita. Descarte só se for inútil.

3. Esteja disposto a falhar

“O sucesso é um péssimo professor. Ele seduz as pessoas inteligentes a pensar que elas não podem perder”, escreveu Bill Gates no The Road Ahead (A Estrada do Futuro), em colaboração com Nathan Myhrvold e Peter Rinearson. Para ele, é importante ter em mente que as falhas tem um papel importante porque geralmente ensinam mais e motivam as melhores oportunidades para crescer.

Igualmente, para Warren Buffett, é importante não se maltratar pelas decisões erradas, mas assumir a responsabilidade por elas: “Agonizar por causa dos erros é um equívoco. Mas reconhecê-los e analisá-los pode ser útil, embora essa prática seja uma raridade nas salas de conselho”. A informação consta no livro de Robert Heller sobre Buffett, publicado em 2001.

4. Tenha liderança e otimismo

Todo milionário é um líder. Eles sabem o momento de aceitar a responsabilidade e a iniciativa quando situações ruins acontecem. E, em tempos de crise, mantém uma postura que assegura aos outros de uma maneira positiva de que eles estão em boas mãos. A marca de um verdadeiro líder inspira os demais a fazerem o inimaginável.

Ter otimismo é outro ponto fundamental. É difícil sim ser otimista em um mundo no qual tantas coisas parecem estar indo no caminho errado. Mas, sem otimismo, ninguém abre uma nova empresa, investe em uma nova ideia e tenta buscar um novo produto ou nicho de mercado. Gates sempre apreciou o valor que o otimismo tem e, nesse sentido, seu trabalho também tem um direcionamento para resolver algumas das questões mais desanimadoras, como tráfico sexual, pobreza e fome.

Para conquistar um objetivo é preciso acreditar que esse pode ser conquistado com comprometimento e esforço. Inovação

5.Inovação em produtos e serviços Vendas,Marketing e Branding

Todo empresário bem-sucedido precisa introduzir um toque de criatividade nos produtos e serviços que oferece. A inovação o fará extremamente próspero, mesmo que já ofereça um produto um pouco melhor que sua concorrência. O fundador do McDonald´s, Ray Kroc, por exemplo, não inventou o hambúrguer, mas se superou na implementação de valores fundamentais que o ajudaram a alavancar a indústria do fast food.

E, claro, é fundamental saber vender. Do ponto de vista material, quase tudo ao nosso redor foi vendido por alguém. Então é necessário entender bem de vendas e usar isso em favor do seu negócio. Se você não estiver vendendo, alguém está vendendo por você.

E, claro, que sua reputação é sua melhor propaganda. Então, é valioso promover sua marca por meio do marketing. Todo empresário bem-sucedido possui uma boa marca.

Bill Gates e Warren Buffett6.Organização e gestão do tempo

Empresários de sucesso sabem escolher o sistema que melhor funciona para eles e são capaz de acessar a informação mais importante para sua tomada de decisão naquele momento.

Priorizar é manter o foco primeiramente naquilo que precisa ser feito urgentemente. Milionários não saem por aí fazendo tarefas caseiras quando eles sabem que precisam fazer negócios.

Como gerir o seu tempo é mais como gerir sua energia, você deve buscar formas de conservar o seu corpo e mente para focar nos projetos que necessitam de sua máxima atenção.

A questão é que sempre haverá inesgotáveis oportunidades, coisas para fazer, causas para se preocupar e assim por diante. Então é preciso descobrir o que é realmente importante para você e focar seu tempo nisso. Mas, claro, isso vai requererdizer não para o desenvolvimento de novos projetos, convites sociais e pessoais, e outros pedidos que usam seu tempo, mas que não são seu foco.

7.Planejar e estabelecer objetivos

Ninguém pode alcançar o sucesso sem um plano bem definido. Você deve estabelecer metas diariamente e planejar anos, meses, semanas e dias com bastante antecedência. Siga os cinco Ps: “Planejamento pertinente previne pobres performances”.

Em uma carta anual da Fundação Bill e Melinda Gates, Gates tirou algumas lições da história da máquina a vapor. “Você pode conseguir um progresso incrível se você definir uma meta clara e encontrar uma medida que irá impulsionar o progresso em direção a esse objetivo”, escreveu ele. Lembrou, contudo, que encontrar o objetivo correto e a métrica certa para acompanhar seu progresso é algo surpreendentemente difícil. Então, novamente, se fosse fácil, todo mundo estaria fazendo isso. Mas, não custa tentar.

Ter uma meta definida permite saber quanto dinheiro você irá precisar para atingi-la e, dessa forma, traçar um plano para levantar os recursos em um prazo determinado. Sem esse planejamento, é mais fácil cair na tentação de realizar gastos desnecessários.

PlanejamentoEmbora sejam muito organizados, também possuem flexibilidade suficiente para se adaptar às mudanças no ambiente ao seu redor.

8.Gestão do dinheiro

Você só pode ser responsável por uma grande quantia de dinheiro se você for capaz de cuidar de pequenas quantias.

Milionários sabem o saldo de suas contas bancárias em todo momento. Eles registram os seus gastos. Eles contam a sua renda. Eles fazem seu próprio imposto de renda (com bastante ajuda). Eles conhecem sua situação financeira. Você só pode alcançar a riqueza se entender o seu dinheiro.

Esse é o lema de Buffett: “Nós nunca seremos dependentes da gentileza de estranhos… nós sempre organizaremos nossas relações para que qualquer exigência de caixa que pensemos que poderemos ter seja muito menor do que a nossa própria liquidez”, conforme registram os autores David Clarck e Mary Buffett em livro publicado em 2010.

Por isso, gastar de forma indiscriminada, definitivamente não faz parte da rotina de milionários como ele.

Ademais, Napoleon Hill, autor do livro “Think and Grow Rich” (Pense e fique rico, em tradução livre), “Ter dinheiro no banco dá coragem para barganhar e fazer negócios. Sem dinheiro, geralmente temos de aceitar o que nos é oferecido, e ficar contente com isso”.

FilantropiaPara Hill, não ter reservas financeiras é a causa mais comum de fracasso financeiro de um novo negócio porque impede que se possa superar erros até que seja possível construir uma reputação, que irá tornar o negócio sustentável, por exemplo.

9.Filantropia

Milionários entendem que o segredo para viver é doar. Muitas pessoas ricas doam copiosamente. Você só pode ser rico se ajudar a ampliar a riqueza dos outros.

Entretanto, quando se trata de caridade, eles não colocam simplesmente um cheque em uma pilha como muitas pessoas fazem. Ao invés disso, eles participam do processo conhecendo exatamente para onde o dinheiro está indo.

Agora fique atento ao que não fazerAgora, fique atento ao que não fazer

1) Não esqueça de aplicar conhecimento adquiridos

Para Hill, a educação consiste não tanto em obter conhecimento, mas, sim, aplicá-los na vida de forma efetiva e persistente. “Um homem costuma ser recompensado não pelo que sabe, mas pelo que faz com o que sabe”, diz o autor, no livro “Think and Grow Rich” (Pense e Fique Rico).

Apenas ter um diploma não torna uma pessoa bem-educada. Hill aponta que milionários geralmente vão atrás de conhecimento por si mesmos.

2) Não deixe faltar disciplina

Antes de querer organizar as finanças é necessário controlar a si mesmo. E disciplina é sinônimo de autocontrole.

Isso vale para comportamentos nocivos à vida financeira, como gastar com o que se quer, e não com o que se precisa, e ter despesas maiores do que a renda mensal como uma forma de se recompensar pelo trabalho.

Gastar menos do que se ganha permite enriquecer, pois a folga no orçamento pode ser destinada aos investimentos e reservas financeiras.Agora fique atento ao que não fazer

3) Não procrastine

O hábito de adiar tarefas é uma das maiores causas de fracasso financeiro, escreve Hill, em seu livro. “Muitas pessoas passam a vida esperando pelo momento certo para começar a fazer algo. Eu digo: não esperem”.

O conselho do autor é começar a agir com as ferramentas que se tem, mesmo que, a princípio, elas pareçam insuficientes. Isso vale para aplicações financeiras que exigem poucos recursos iniciais, mas são uma forma de começar a costruir um patrimônio sólido. E, segundo Warren Buffett: “Quando há um problema, seja pessoal ou em operações comerciais, a hora de agir é agora. (…) A hora para ter considerado — e melhorado — a confiabilidade dos diques de Nova Orleans era antes do Katrina”. (2006)

4) Não fuja dos riscos

Para Hill, o excesso de medo é tão nocivo quanto não ter medo algum. Quem não corre riscos não tem muita opção a não ser aceitar o que recebe enquanto outros podem escolher. É claro que devemos correr riscos administráveis. Na hora de investir, por exemplo, ao invés de colocar todo o dinheiro na aplicação considerada mais segura, prefira diversificar e monitorar os rendimentos de forma ativa para não ter surpresas no futuro.

Acerte o alvo5) Não se esqueça da tomada de decisão

Outro ponto importante é observar o modo como você toma e mantém (ou não) suas decisões. Tomar decisões se com rapidez e as modifica de forma lenta com frequência tende a obter sucesso financeiro. Já o mesmo não ocorre com aquele que demora para tomar decisões, mas muda de ideia com frequência, está mais propenso a fracassar neste objetivo. Pelo menos é o que aponta Napoleon Hill.

6) Não trabalhe no que não gosta

Uma pessoa não pode ser bem-sucedida trabalhando em algo que não gosta, de acordo com Hill. Para ele, um passo essencial para enriquecer é se atirar a uma ocupação de coração aberto.

Isso porque as chances de obter a motivação necessária para acumular dinheiro em algo que não se gosta são reduzidas. Em vez de gastar energias maldizendo um emprego, é preferível buscar outro que traga mais incentivos. Também é interessante observar que muitas vezes gostar do que se faz é uma questão de foco, de escolha, ou seja, de observar as oportunidades de crescimento que aquele espaço oferece e que, às vezes, não estão sendo vistas.

De fato, Warren Buffett parece colocar em prática essa dica: “Na Faculdade de Negócios de Harvard, no ano passado, um estudante me perguntou quando eu planejava me aposentar e eu respondi ‘cerca de cinco a dez anos depois de morrer’”.

Enriquecer7) Não tente enriquecer rápido

O jornalista americano Napoleon Hill alerta que quem quer enriquecer deve driblar o incontrolável desejo de ganhar muito dinheiro, mas gastando quase nada para isso. Para ele, o instinto ligado a jogos, que se traduz na riqueza rápida e fácil, leva milhares de pessoas ao fracasso financeiro.

Entre os exemplos, podemos citar apostar na loteria ou especular no mercado financeiro, confiando em grandes ganhos. Investir deve ser, na verdade, um jogo de longo prazo.

Nesse sentido é importante cuidar par anão ficar animado demais com os ganhos de um investimento, por exemplo, quando o mercado está subindo: “Não há razão para dar piruetas pelos ganhos de 1995. Esse foi um ano no qual qualquer bobo podia ganhar um trocado no mercado de ações. E nós ganhamos”. (1996)

E nem ficar obcecado com as oscilações diárias do mercado de ações: “Os jogos são vencidos por jogadores que se concentram no campo de jogo — não por aqueles que mantêm os olhos colados no placar. Se você pode desfrutar dos sábados e dos domingos sem olhar os preços das ações, experimente fazê-lo durante a semana”. (De carta publicada em 2014)

É importante ter em mente que grandes empresas ou grandes fortunas não são construídas da noite para o dia. Quanto maior o planejamento e o prazo para investir, maiores e mais sólidos tendem a ser os ganhos.

Diversificar8) Não se limite a apenas um setor

De acordo com Warren Buffett:“Não existe uma regra que defina que você precisa investir o dinheiro onde o ganhou. Na verdade, muitas vezes é um equívoco fazer isso: as empresas verdadeiramente grandiosas, que rendem retornos enormes sobre ativos tangíveis, não podem reinvestir internamente uma grande fatia de seus lucros com altas taxas de retorno por um período prolongado”. (2008)

9)Não se deixe enganar pelas fórmulas

“Os investidores devem ser céticos em relação aos modelos baseados em históricos. Construídos por um sacerdócio que soa meio nerd, usando termos esotéricos como beta, gama, sigma e coisas do tipo, esses modelos costumam impressionar. Muitas vezes, porém, os investidores se esquecem de examinar os pressupostos por trás dos símbolos. Nosso conselho: cuidado com os nerds que elaboram fórmulas”. (2009)

E é preciso ter cuidado com as projeções macroeconômicas: “O cemitério de profetas tem uma grande seção separada para os analistas do macro. Nós temos feito poucas projeções macro na Berkshire e raramente vimos os outros tendo um sucesso sustentado com elas”. (2004)

Fontes utilizadas:

Eis o que Buffett não faria. E você deveria seguir o exemplo  | EXAME 

13 comportamentos nocivos que te afastam da riqueza | EXAME 

Bill Gates garante: 5 atitudes que te levam ao sucesso | ÉPOCA NEGÓCIOS

12 habilidades para você se tornar milionário | ÉPOCA NEGÓCIOS

D&R Negócios Avaliação Compra e Venda de EmpresasAv. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR

(44) 3029-5309 / 9 9923-4544 

Linkedin / Linkedin – Page Company  / Fanpage  /D&R no Youtube 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top