Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Quer comprar uma empresa? Então você precisa ler esse artigo
Quer comprar uma empresa ? Então você precisa saber o que um intermediador ou agente de negócios pode fazer por você. A decisão entre comprar ou vender diretamente ou investir em um serviço de intermediação de compra e venda de empresas requer algumas ponderações por parte do empresário quanto:
- ao valor de seu tempo
- à imagem da empresa à venda
- e ao seu nível de disposição das partes em se expor.
Para quem quer comprar uma empresa, todos esses são pontos capitais. O sigilo é outro fator fundamental. Sua ausência pode fomentar boatos quanto aos motivos da venda, atrair especuladores, diminuir o poder de negociação do vendedor e até mesmo fragilizar o vínculo com clientes, fornecedores, colaboradores, etc. Quando negocia sozinho, o empresário precisa ter muita cautela porque sua imagem está naturalmente ligada a de sua empresa. Para quem quer comprar uma empresa, o sigilo também faz diferença. Afinal, garante que a empresa à venda não sofrerá nenhum tipo de perda durante o processo de negociação da compra.
saber o que os investidores procura
Processo de compra e venda
O processo de compra e venda requer investimento de tempo em suas etapas. Para quem quer comprar uma empresa é fundamental a triagem das oportunidades realmente compatíveis com seu perfil de investimento e seus objetivos. Já no caso do vendedor, pois, é importante filtrar os reais interessados. Nem todos os que procuram uma oferta são potenciais compradores porque entre eles há curiosos e especuladores. Mesmo entre os compradores interessados de fato, é fundamental verificar a compatibilidade entre a empresa ofertada e o perfil daquele que a procura. Só depois dessa filtragem é recomendável conceder informações sobre o negócio à venda. E, mesmo assim, adotando cautelas para garantia da confidencialidade. O potencial comprador precisa então ser alimentado com dados sobre a empresa e ser acompanhado em suas visitas ao local.
É claro que o empresário pode fazer tudo isso sozinho, mas essa precisa ser uma escolha muito consciente. Do ponto de vista de quem quer comprar uma empresa, porque o levantamento das informações necessárias para avaliação do negócio leva tempo e requer cautelas. Já para o vendedor, porque durante a oferta da empresa, precisa manter a gestão a fim de manter o negócio qualificado até a efetivação da venda. Agora, imagine o que significa em termos de investimento de tempo, por exemplo, receber mais de um interessado numa mesma semana.
E não é recomendável à parte vendedora abrir mão do processo de seleção de compradores. Tampouco do acompanhamento deles à empresa porque isso reduz sensivelmente seu nível de segurança. Afinal, ao deixá-lo sozinho, perde-se o controle sobre a atuação do interessado durante a visita.
Quero comprar uma empresa
Quero saber o que os investidores procura
Mais sobre o serviço de intermediação para quem quer comprar empresa
O serviço de intermediação de compra e venda de empresas visa profissionalizar essas operações para dar mais segurança ao comprador e ao vendedor. Quando alguém quer comprar uma empresa, precisa ter salvaguardado seu tempo de análise e apreciação. A negociação direta com o vendedor pode interpor pressões que atrapalhem esse tempo.
No caso do vendedor, além de poupá-lo nessas fases iniciais, tende a evitar desgastes durante o processo de negociação. Por exemplo, se o comprador promete retornar em certo prazo e não o faz, e o vendedor está negociando diretamente, sua situação passa a ser delicada. Se demorar muito para retomar o contato, o negócio pode “esfriar“. Por outro lado, se não espera nova manifestação do comprador, sua atitude pode ser interpretada como pressa para vender e redundar em perda de força na negociação. Já o intermediador não sofre esse tipo de desgaste.
Outro ponto capital é a dificuldade de negociar quando se está diretamente envolvido porque isso requer gerir emoções como ansiedade, receio, expectativa, frustração. É claro que o intermediador também é impactado por todos esses fatores. Mas sua posição é mais neutra e pode amenizar o impacto desses fatores emocionais no processo de negociação. Além disso, sua função é auxiliar o entendimento entre as partes por meio da administração de desigualdades na posição do vendedor e do comprador, sem deixá-los expostos a situações constrangedoras. E ainda gerir prazos e informações a fim de lhes tempo de refletir sobre os fatores envolvidos na negociação e sobre as decisões. Essa mediação segue até a elaboração do contrato de compra e venda e nos períodos iniciais, pós-fechamento.
Mas, quem procurar se quero comprar uma empresa ?
É claro que quando se quer comprar uma empresa ou vender com a ajuda do agente de negócios é fundamental encontrar o perfil ideal de intermediador. De fato, esse serviço requer uma expertise bem diferente daquela aplicada à consultorias empresariais, à venda de imóveis ou automóveis, por exemplo.
Afinal, muito mais do que gerir todas as etapas do processo, o intermediador de compra e venda desenvolve habilidades para entender especificamente todos os cenários da negociação. Além de identificar até mesmo subjetividades a fim de oferecer soluções compatíveis. Essas muitas vezes requerem até mesmo criatividade para desenhar caminhos alternativos, embora lícitos, durante as negociações. Até mesmo estratégias inovadoras são algumas vezes necessárias para que o negócio seja fechado.
Quero comprar uma empresa: conheça o passo a passo da D&R Negócios na condução de compra e venda de empresas
Passo 1 – Definição do Valor da Empresa
Passo 2 – Elaboração do Mandato de Venda
Passo 3 – Desenvolvimento de Ações Estratégicas
Passo 4 – Memorando de Informações
Passo 5 – Processo Negocial
Passo 6 – Fechamento do Negócio
Agora que você já pensou sobre esse assunto, poderá ser muito bom conhecer um de nossos casos. Então separamos esse aqui especialmente para você: Um caso de sucesso ao comprar e vender empresa – a indústria de bicicletas
Se quer saber mais sobre o assunto:
Quero comprar uma empresa
Quero saber o que os investidores procura
Confira também nossos E-books:
Tudo sobre compra e venda de empresas
Tudo sobre avaliação de empresas
Este artigo tem 0 comentários