Se você é empreendedor, é natural que o seu foco seja aumentar o valor de…
Quero comprar restaurante: o que observar para ter sucesso ?

Para quem deseja comprar empresas, restaurante pode ser uma ótima opção. Confira alguns itens para observar e ter sucesso com esse tipo de negócio.
1) Atenção a custos e licenças ao comprar restaurante
Verifique se a empresa a ser adquirida tem alvarás de funcionamento permanentes ou definitivos. Caso não possua, o futuro dono deve prever os investimentos para obtê-los. Ao comprar restaurante, essa regularização é fundamental para evitar multas ou custos para fazer as adequações exigidas em lei depois que fechar o negócio.
Além disso, acesse também as certidões negativas de débitos. E pondere bem a relação custo-benefício no caso de empresas com endividamento alto, ações trabalhistas ou sinalizadores de possíveis passíveis futuros com funcionários.
Por certo, outra providência essencial é observar as condições e prazos do contrato de locação, caso a empresa funcione em espaço alugado.
2) Estratégias de manutenção da identidade/qualidade dos produtos
A manutenção da identidade e da qualidade requer a existência de um padrão de procedimento para elaboração dos produtos. Assim, se garante que mais de um profissional da equipe esteja apto a executá-lo, sem perda de qualidade.
Se acaso o empresário optar por comprar restaurante com operação em andamento e manter a linha de produtos, deve incluir o acesso a esse padrão de procedimento como item da negociação.
Além disso, quem pretende investir na área de alimentação precisa se planejar para enfrentar a rotatividade de pessoal (turnover) sem prejudicar a qualidade.
3) Ambiente e a localização
Em posts anteriores (Tendências e Oportunidades do setor de alimentação), falamos sobre o aumento da exigência por conforto e qualidade por parte dos consumidores.
O ambiente do restaurante precisa oferecer isso. De acordo com o Guia de Investimento – Restaurante de Sucesso”, do Sebrae, em um restaurante de 150 m², por exemplo, o ideal é que o salão de refeições tenha 80m² e fique em frente à porta de entrada do restaurante. O caixa deve estar ao lado da porta de entrada. A cozinha precisa de 50m² e deve ficar ao fundo. A porta deve facilitar o reabastecimento do salão. O estoque, com 20m² pelo menos, deve ficar nos bastidores da operação, mas em um local fresco e mais próximo da área de recebimento das mercadorias. São necessários ainda sanitários de clientes, banheiros e vestiários de funcionários, áreas de recebimento de mercadorias e de armazenamento de lixo.
Além disso, outro ponto fundamental é: a falta de estacionamento no local ou nas proximidades é uma das razões para os clientes não chegaram até você. Se a empresa a ser adquirida tem essa limitação, o comprador deve avaliar se terá meios de superá-la. Pode, por exemplo, verificar se há empresas de estacionamento na região com as quais poderia firmar convênios.
4) Opções de aumento de lucratividade
Ao comprar restaurante, vale o exercício de prever as opções de otimização que a operação adquirida já possui ou que pode propiciar. Para facilitar essa análise, listamos algumas dicas de ampliação de ganhos retiradas do “Guia de Investimento – Restaurante de Sucesso”, do Sebrae
- Crie um happy hour entre o almoço e jantar;
- Faça parcerias com marcas de qualidade para incluí-las no cardápio;
- Firme parcerias com empresas no entorno e ofereça descontos para funcionários de empresas da região;
- Avalie a possibilidade de ter um foodtruck, formato que ganha cada vez mais adeptos;
- Mantenha seu menu atualizado e sua divulgação em dia;
- Crie o menu degustação nos dias da semana;
- Ofereça descontos em pratos e bebidas em dias específicos como, por exemplo, “Quarta-feira é Dia de Pizza”;
- Crie promoções para datas especiais;
- Ofereça receitas exclusivas criadas por chefs convidados;
- Crie espaços kids e menu kids e até baby (sopas e purês para bebês);
- Ofereça música ao vivo e/ou karaokê;
- Participe de Feiras e Eventos, como festivais, por exemplo, para divulgar sua marca;
- Ofereça promoções, descontos ou cupons on-line para ter engajamento;
- Tenha um canal exclusivo para receber críticas e sugestões;
- Use aplicativos de divulgação e aplicativos delivery;
- Estimule seus clientes a registrarem recomendações positivas, caso tenham gostado do atendimento;
- Adote programas de pontos para beneficiar clientes fiéis como descontos ou refeição grátis, por exemplo.
5) Tenha os cuidados gerais necessários a operações de compra e venda
Toda operação de compra e venda de empresas requer estratégias específicas a cada fase de negociação. Desse modo, amplia-se as chances de êxito e se reduz a chance de problemas futuros, pós-fechamento.
Assim sendo, vamos indicar alguns artigos que te ajudarão a conhecer esses cuidados essenciais:
This Post Has 0 Comments