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Seis Princípios Orientadores para ter uma Gestão Estratégica bem sucedida

Seis Princípios Orientadores Para Ter Uma Gestão Estratégica Bem Sucedida

É um fato bem documentado que 80% dos planos estratégicos falham em perceber o seu valor. Se você investiu no desenvolvimento de uma estratégia e se perguntou por que ela não produz os resultados esperados, você pode considerar alguns desses princípios orientadores para colocá-la de volta nos trilhos.

Sem dúvida, o desenvolvimento e execução da estratégia (Strategy Management) às vezes podem ser muito frustrantes, onde os obstáculos parecem ficar constantemente no caminho do sucesso.

Sobre nossos mais de 20 anos como consultores estratégicos que trabalham com empresas de médio porte de capital fechado e empresas familiares, temos experimentado uma ampla gama de situações, das empresas que nunca tenham desenvolvido uma estratégia explícita, para aqueles que têm tentado por conta própria, para aqueles que retiveram um consultor externo, todos enfrentando dificuldade na realização dos objetivos que se propõe atingir.

Como resultado, temos percebido o valor de alguns princípios orientadores que as equipes de liderança podem se beneficiar ao planejar e implementar o seu processo de gestão estratégica.

Com isto em mente, aqui estão seis princípios orientadores que devem ajudá-lo a lucrar com a gestão da estratégia.

 

1. Concentre-se no que é mais importante.

O estabelecimento de prioridades é um passo importante para alcançar seus objetivos estratégicos porque, como Stephen Covey de Franklin Covey declarou: “A tempestade do dia a dia vai consumir tempo de todos”. Escolha com cuidado o que você acredita que precisa ser feito para além do “trabalho do dia a dia”. Mais será feito com menos stress.

2. Alavancagem de forças.

Não tente alterar ou transformar a empresa naquilo que ela não seja. Ela precisa se concentrar, e alavancar as vantagens competitivas existentes. Entenda seus principais negócios, o que está impulsionando as vendas e lucros, e aproveitar tudo o que puder deles. Equilibrar isso com a inovação é que irá reforçar o que é mais importante e expandir a base dos negócios para novas oportunidades que alavanquem as forças e capacidades.

3. Comunique-se.

Certifiquem-se todos em sua organização entendem o que você está fazendo. Faça seus funcionários sentirem que eles são parte do processo e do sucesso. Não deixe rumores pararem os esforços que você está fazendo. Mantenha seus funcionários informados e convide-os a fazerem comentários e perguntas. Dê a seus empregados razões para acreditar que o planejamento estratégico vai beneficiar a todos.

4. Levante o nível de energia.

Crie um ritmo de progresso para criar uma dinâmica e entusiasmo. Agendar reuniões de progresso com uma frequência (mensal). Faça da gestão estratégia uma prioridade e mantenha a todos interessados e comprometidos. Os seus colaboradores se energizarão por sua contribuição ao processo.

5. Permaneça flexível.

Gestão estratégica é um processo dinâmico e contínuo. Seja flexível. Esteja preparado para fazer ajustes quando concorrentes, clientes e as condições econômicas do mercado mudam. A realização de reuniões regulares da equipe de estratégia irá destacar os progressos realizados e ações necessárias em questões-chave e oportunidades.

6. Invista em ajuda externa.

Considere mantendo um recurso externo qualificado para ajudar a facilitar o processo. Essa abordagem permite que o proprietário / CEO participe do processo e forneça uma terceira parte imparcial que pode desafiar pressupostos e fazer as perguntas difíceis. Conforme as empresas crescem, a necessidade de experiência mais ampla torna-se maior. Um recurso externo pode prover credibilidade e convidar à criatividade.

Sem dúvida, a gestão estratégica é uma parte essencial de cada empresa de sucesso. Ele fornece o roteiro para o crescimento rentável. Sucesso em última análise depende da capacidade da gerência sênior de fornecer o tipo de liderança que ambos a) desenvolvam uma estratégia baseada em fatos, e para b) encorajar um clima de trabalho que possibilite a execução da estratégia. Isso cria um sentimento de propriedade e compromisso que vai garantir o seu sucesso.

Citação: Os melhores CEOs que eu conheço são professores, e no fundo o que eles ensinam é a estratégia. -Michael Porter

 

Este texto é uma tradução livre do texto original de Dick Albu – fundador e presidente da Albu Consulting LLC – uma empresa de consultoria de gestão de estratégia focada em equipes de liderança.

 

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