skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          

3 diferentes tipos de operações que podem fazer sua empresa crescer

3 Diferentes Tipos De Operações Que Podem Fazer Sua Empresa Crescer

Se você se interessa por operações empresariais certamente já ouviu falar em aquisição, fusão, incorporação e cisão. Então, se desejar conhecer melhor cada um desses conceitos, certamente vai aproveitar nosso artigo. Boa leitura!

Saiba o que é Aquisição

A aquisição ou compra de uma empresa por outra é um dos caminhos mais conhecidos, e até mesmo dos mais comuns, para viabilizar o crescimento de empresas dos mais diferentes segmentos.

A aquisição é um tipo de operação que envolve a compra total ou parcial das ações, quotas ou acervo patrimonial (bens, direitos ou ativos) de uma empresa, mediante as condições negociadas entre as partes.

 

A depender do motivador da operação da aquisição, o comprador pode adotar os mais diferentes caminhos com a marca adquirida, isto é, pode mantê-la em funcionamento exatamente como está ou incorporando sua marca, ou até fechá-la absorvendo apenas seus ativos ou estrutura.

Entenda o que é Fusão

Contudo, além da aquisição, operações de fusão também se tornam mais comuns no mercado brasileiro como meio para viabilizar o crescimento empresarial. A operação de fusão pressupõe a integração dos acervos patrimoniais de duas ou mais empresas, resultando em uma única empresa por meio da redistribuição/troca de ações entre os acionistas. Após a fusão, unem-se também as equipes e as marcas.

O pressuposto para uma fusão é que as duas empresas juntas possuam um valor de mercado superior a soma do valor de mercado de cada uma individualmente. E que esse processo de integração, que pode levar meses, seja cuidadoso porque normalmente tratam-se de culturas corporativas diferentes que passarão a conviver.

Conheça o conceito de Incorporação

Esse é um tipo de operação em que o patrimônio líquido de uma ou mais empresas é incorporado em outra. Esta transação resulta na extinção do(s) empreendimento(s) adicionado(s).

Saiba também o que é cisão

Oposto às operações de aquisição, fusão e incorporação que permitem a expansão da(s) empresa(s), existe outro tipo de operação, que é a cisão, divisão de parte ou totalidade de uma sociedade, transferindo o seu acervo patrimonial (bens, direitos ou ativos) para uma ou mais empresas, mediante as condições negociadas entre as partes.

 

Agora que você já conhece todos esses tipos de operações empresariais, já está pronto para refletir um pouco mais sobre os caminhos mais adequados para a sua empresa. Então, estamos deixando alguns materiais ricos para você incrementar ainda mais seus conhecimentos e suas estratégias, confira:

Saiba mais sobre PPA (Purchase Price Allocation), essencial nos casos de aquisição, fusão e incorporação

Saiba mais sobre compra e venda de empresa

Entenda como é possível dar equidade a todos esses tipos de operação sabendo o valor de sua empresa.

 

Conheça os serviços da D&R Negócios, e Fale conosco. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top