skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544      

Uma breve história de Peter Drucker

Uma Breve História De Peter Drucker

https://dernegocios.com.br/?p=13077&preview=truePeter Drucker se tornou um dos mais respeitados especialistas em gestão e administração de empresas. Nasceu em 1909 em Viena (Áustria) e morreu em 11 de novembro de 2013 aos 95 anos em sua casa na Califórnia (Estados Unidos).

Jornalista, chegou a trabalhar como jornalista econômico em um jornal local em Frankfurt (Alemanha). Ao mesmo tempo, doutorava-se em Direito Público e Internacional na Universidade de Frankfurt.

Em 1933, para fugir do Nazismo, foi morar em Londres (Inglaterra). Lá prosseguiu seus estudos em economia e foi economista de uma organização bancária internacional. Depois de alguns anos mudou-se para os Estados Unidos ainda trabalhando para um grupo de bancos e sociedades de investimento europeias.

https://dernegocios.com.br/?p=13077&preview=trueIniciou também sua carreira como professor. Lecionou Política e Filosofia no Bennington College, em Vermont (EUA); Administração da Graduate Business School da New York University; e, a partir de 1971, trabalhou na Universidade de Claremont, na Califórnia (EUA) até sua morte. Primeiro como professor de Ciências Sociais e Administração, de 1971 a 2003, depois como consultor da faculdade.

A vida desse intelectual foi muito pródiga para a área da administração. Tanto que ele ficou conhecido como o “pai da administração moderna”. Sua produção, com mais de 30 livros publicados, tem um impacto muito especial no que tange às relações humanas dentro das empresas.  (Leia também Compaixão e Mundo dos Negócios e Por que ainda é preciso falar sobre trabalho ? )

Em seu livro “Fator Humano e Desempenho”, publicado pela editora Pioneira em 2002, Drucker faz afirmações como:

https://dernegocios.com.br/?p=13077&preview=true

“A administração de um negócio é importante porque a empresa é uma instituição econômica; mas tornar o trabalho produtivo e os trabalhadores realizados e empreendedores é importante precisamente porque a sociedade não é uma instituição econômica e busca na administração a realização de seus valores e crenças básicas. Administrar os impactos sociais da empresa é importante porque nenhum órgão pode sobreviver fora do corpo a que serve; e a empresa é um órgão da sociedade e da comunidade” (p.38)

 

https://dernegocios.com.br/?p=13077&preview=truehttps://dernegocios.com.br/?p=13077&preview=trueA primeira obra de Drucker foi “The End of Economic Man”, publicada em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial, realizou um estudo de organização na General Motors que se tornou um livro clássico de análise da grande organização: The Concept of the Corporetion publicado em 1946. Também são célebres:  “The Practice of Management” (A prática da administração, 1954) e “The Effective Executive” (Executivo eficaz, 1964). Esse último lhe rendeu, inclusive uma premiação.

Drucker também contribuiu para as maiores publicações dos Estados Unidos tais como Harvard Business Review, Fortune, Science, Harpers, Nation’s Business, The New York Times Magazine, e The Wall Street Journal.

https://dernegocios.com.br/?p=13077&preview=true

Vida particular 

Foi casado com Doris Schmitz Drucker, com quem teve quatro filhos. Doris Drucker foi uma mulher de vasta cultura e amplo campo de trabalho. Era também uma grande parceira do marido, tendo colaborado com ele na revisão de seus livros, como ele mesmo registrou em diversos prefácios.

D&R Negócios 44-3029-5309 // Whatsapp 55 44 99234544  // der@dernegocios.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top