skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544      

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS - DÊ O PRIMEIRO PASSO PARA DESCOBRIR O REAL VALOR DE SUA EMPRESA

O QUE É UMA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS?

A avaliação de empresas, também é conhecida como Valuation. É a análise de seu valor a partir de metodologias especializadas e reconhecidas pelo mercado. Permitem mensuração segura, precisa e confiável. É importante considerar que a avaliação econômico-financeira é um serviço especializado muito diverso de outros tipos de avaliação; como a de imóveis, por exemplo. O valuation envolve um número bem maior e mais específico de variáveis condicionantes do valor final. Para realizá-lo, são consideradas informações contábeis, gerenciais, operacionais, financeiras e comerciais da empresa; bem como dados macroeconômicos, setoriais e de mercado.

O resultado desse trabalho é compilado em um documento, chamado Laudo de Avaliação. Ele apresenta o valor da empresa, os dados do percurso da avaliação e ainda perspectivas para o negócio percebidas durante o processo do valuation. Identifica pontos fortes, aspectos a melhorar, os riscos e oportunidades (análise de SWOT).

Os dados e informações da empresa avaliada são mantidos sob sigilo para se manter a confidencialidade.

QUAIS AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS?

Saber o real valor da empresa permite que o negócio seja fechado com valor justo para ambas as partes, comprador e vendedor.

O laudo de Avaliação de Empresas é um excelente documento de apresentação do negócio ao mercado. Ele facilita ao investidor conhecer os detalhes da empresa a fim de tomar sua decisão.

A fusão de empresas é um processo muito valioso para o crescimento, mas naturalmente complexo porque une realidades diversas. Esse tipo de operação só se justifica quando as empresas unidas passem a valer mais do que a soma de cada uma delas quando separadas.

Conhecer o real valor das empresas em processo de fusão permite certificar-se sobre a pertinência da operação. E aumenta as chances de sucesso na concretização desse tipo de operação.

A definição do valor da empresa ou dos bens nesses casos ameniza as negociações e facilita o consenso entre as partes.

Esse é um dos benefícios menos conhecidos da avaliação apesar de ser muito importante. O percurso do valuation considera dados vitais da empresa. Ao analisá-los, o agente avaliador consegue observar pontos fortes e aspectos a melhorar dentro da realidade do mercado. Esse profissional tem facilidade em realizar esse tipo de análise pela experiência técnica; no uso das metodologias de avaliação e também porque acumula informações provindas de outras avaliações já realizadas.

Desse modo, a avaliação apresenta caminhos de crescimento. Além de perspectivas para o empresário implementar estratégias e aumentar o valor da empresa.

Esse é outro benefício da avaliação pouco conhecido. O laudo de avaliação pode servir para comprovar a solidez do negócio a uma instituição bancária, garantindo redução em taxas de juros para empréstimos ou financiamentos.

BASICAMENTE, COMO É REALIZADA A AVALIAÇÃO DE EMPRESAS?

A D&R Negócios faz uma proposta personalizada para a empresa-cliente com informações sobre o escopo do trabalho. A metodologia a ser aplicada ao caso e a proposta comercial adequada à empresa. Uma vez fechado o contrato de prestação de serviços de avaliação, nossos agentes de avaliação levantam os dados necessários por meio de questionários e reuniões com o empresário ou alguém designado por ele. Esses dados são analisados a partir das metodologias próprias, até chegarmos ao resultado principal. Ou seja, quanto vale a sua empresa. Esse resultado, bem como todo o percurso do valuation, são formalizados no Laudo de Avaliação, apresentado ao empresário.

A avaliação de empresas pode ser realizada por meio de várias metodologias especializadas. O FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (FCD) é a que mais se destaca pela aceitação do mercado. Essa também é a metodologia mais adotada pela D&R Negócios.

Tipos de Avaliação:

Calcula-se o fluxo de caixa que a empresa pode produzir no futuro e, dentro desse horizonte de projeção, mensura-se a perpetuidade do fluxo de caixa. Essas projeções são feitas a partir de dados relacionados a características financeiras, contábeis, comerciais, operacionais e de gestão do negócio, considerando ativos tangíveis e intangíveis, pontos fortes e fracos, riscos e oportunidades, juntamente com a realidade do mercado.

Depois, tanto o fluxo de caixa projetado quanto a sua perpetuidade são trazidos a valor presente por meio da aplicação de uma taxa de desconto; que varia conforme o risco do negócio e da análise do retorno mínimo esperado de empresários do mesmo segmento. Finalmente a projeção do fluxo de caixa futuro e o valor de sua perpetuidade são somadas e trazidos a valor presente. Já com dedução da variação da necessidade de capital de giro, de investimentos projetados e de encargos de depreciação (caso somente para Regime Tributário de Lucro Real).

Estabelece o valor da empresa a partir da comparação proporcional da empresa avaliada com outras do mesmo segmento; que tem capital aberto em bolsa de valores no Brasil e em mercados emergentes.

Essa metodologia estabelece o valor da empresa avaliada a partir da comparação com o valor de venda de outras empresas do mesmo segmento; sejam de capital aberto ou fechado.

Já realizamos centenas de avaliações para diversas empresas dos mais variados segmentos e portes. Solicite um contato e saiba mais sobre este serviço.

D&R Negócios - Avaliação de empresas.

Preencha o formulário abaixo. Em breve entraremos em contato através dos dados presentes em sua solicitação.




Como Conheceu a D&R Negócios:

Back To Top