QUANTO VALEM A SUA MARCA E AS PATENTES?

D&R NEGÓCIOS - BRAND VALUATION
A Avaliação de Marcas (Brand Valuation) permite conhecer o valor econômico-financeiro da marca, que é um dos ativos intangíveis mais importantes para as empresas.
A marca é uma das principais fontes de criação de valor agregado para as empresas. Ela auxilia na decisão de compra ao gerar reconhecimento para a organização. Além disso, satisfaz necessidades de expressão pessoal do consumidor. O valuation desse ativo vai mostrar o quanto a marca é importante para trazer um cliente ao seu negócio.
E vai te ajudar a entender quando de valor econômico a marca cria para sua empresa. Quanto mais valiosa for uma marca mais ela pode, por exemplo:
- Qualificar o produto e permitir vendê-lo por um preço maior, gerando maior valor agregado;
- Gerar lealdade por parte dos consumidores e estabelece demanda estável no longo prazo;
- Permitir aumentar o volume de vendas;
- Transferir sua força para uma nova categoria de produtos ou para uma nova marca;
- Aumentar o reconhecimento e lealdade, o que gera menor custo para venda, para retenção e aquisição de clientes; e diminui o custo de marketing e publicidade.
Mas é preciso conhecer o valor real da sua marca para ter certeza sobre o quanto ela é importante para o negócio. Saber o valor da marca te ajuda a:
- Ter noção real e não ficar iludido;
- Obter benefícios fiscais em caso de venda da marca para terceiros;
- Aumentar o valor da marca.
Assim como se pode aumentar o valor de uma empresa também é possível aumentar o valuation de uma marca. Mas para isso você precisa de ajuda especializada.
Brand valuation e o valor da marca
Para reconhecer o valor de mercado da marca é necessário realizar o Brand Valuation (avaliação de marcas) que calcula o quanto ela realmente representa para a empresa do ponto de vista econômico-financeiro.
Os métodos mais comuns de avaliação da marca são baseados em custo, mercado e lucros.
Sendo esse último, baseado em lucros, o mais apropriado porque permite mensurar o potencial de crescimento das receitas futuras da empresa, consequentemente da marca.
Há muitas estratégias para realizar o brand valuation baseado em lucros. Dentre as mais conhecidas e utilizadas está o método Royalty Relief associado a metodologia de Fluxo de Caixa Descontado Livre para a empresa (FCD), muito utilizada em avaliação econômico-financeira de empresas.
Benefícios da Avaliação de Marcas
O Brand Valuation é fundamental porque o valor dos ativos intangíveis de uma empresa lucrativa pode ser maior do que o valor de seu patrimônio líquido, que é a representação da riqueza efetiva da empresa.
O laudo de avaliação da marca tem várias aplicações. Listamos algumas delas abaixo:
- Balanço da empresa;
- Equidade em processos de fusão e/ou aquisição;
- Licenciamento e franquia;
- Atração de investidores;
- Gerenciamento de risco e suporte em caso de litígio;
- Balanced scorecard da marca;
- Ferramenta gerencial para definição de estratégia de marca;
- Direcionamento de investimentos em marketing;
- Identificação de oportunidades para alavancar e fortalecer a marca, já que o processo de avaliação da marca reúne dados e informações financeiras, de mercado e de consumidores;
- Direcionamento de decisões estratégicas com relação ao modelo de negócios e ao desenvolvimento de novos produtos e novas marcas.
Fluxo de Caixa Descontado Livre
Com esse método, parte-se da premissa de que para usar uma marca, a empresa precisa pagar uma taxa de royalty, ou seja, taxa de licenciamento de uso e exploração.
Se a empresa já é proprietária da marca libera-se desse pagamento, daí o termo relief ou liberação.
Mas é possível atribuir a essa marca uma taxa de royalty apropriada a partir das informações do setor de franquias, de bancos de dados de empresas e de pesquisas de mercado.
Nesse sentido, o método Royalty Relief consiste em fazer projeção de vendas líquidas futuras da empresa, usando a Metodologia de Fluxo de Caixa Descontado Livre (FCD), e deduzir a taxa de royalty apropriada para conhecer a representatividade da marca propriamente dita nessas vendas futuras e prever o lucro que seus royalties podem gerar no futuro.
Depois é preciso trazer esse valor do lucro dos royalties futuros ao valor presente. Isso é feito por meio do uso da última etapa da metodologia FCD que é a aplicação de uma taxa de desconto.
O valor dessa taxa varia conforme o risco do fluxo de caixa projetado. Se a empresa tem fluxo de caixa com alto risco, a taxa é maior e vice-versa.
Avaliação de Patentes
Assim como a marca, as patentes também são um ativo intangível muito importante para as empresas. Afinal eles representam a propriedade sobre uma criação original ou muito importante.
Quando a empresa tem patentes, é fundamental que entrem no valuation também. Esses títulos podem apresentar excelente potencial de geração de receitas no futuro. E é exatamente isso o que o valuation vai mostrar.

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