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AVALIAÇÃO DA MARCA E VALOR DAS PATENTES: COMO CALCULAR ?

Avaliação de Marcas D&R Negócios - Brand Valuation

AVALIAÇÃO DE MARCAS E PATENTES

A avaliação de marcas e patentes é o cálculo do valor de mercado desses ativos intangíveis com base em seu potencial comercial de gerar resultados econômico-financeiros para a empresa. A mensuração desses bens normalmente é difícil pelo desafio de estimar o valor deles e a vida útil. Por isso, só quem domina métodos especializados pode avaliar marcas e patentes e esse é o caso da D&R Negócios.

AVALIAÇÃO DA MARCA - BRAND VALUATION

A Avaliação da Marca (Brand Valuation) permite conhecer o valor econômico-financeiro da marca, que é um dos ativos intangíveis mais importantes para as empresas.

A marca é uma das principais fontes de criação de valor agregado para as empresas. Ela auxilia na decisão de compra ao gerar reconhecimento para a organização. Além disso, satisfaz necessidades de expressão pessoal do consumidor. A avaliação da marca vai mostrar o quanto a marca é importante para trazer um cliente ao seu negócio e te ajudar a entender quanto esse ativo intangível cria de valor econômico para sua empresa.

Quanto maior o valor da marca mais ela proporciona benefícios como, por exemplo:

  • Qualificar o produto e permitir vendê-lo por um preço maior, gerando maior valor agregado;
  • Gerar lealdade por parte dos consumidores e estabelece demanda estável no longo prazo;
  • Permitir aumentar o volume de vendas;
  • Transferir sua força para uma nova categoria de produtos ou para uma nova marca;
  • Aumentar o reconhecimento e lealdade, o que gera menor custo para venda, para retenção e aquisição de clientes; e diminui o custo de marketing e publicidade.

Mas é preciso conhecer o real valor da marca para ter certeza sobre o quanto ela é importante para o negócio. Saber o valor da marca te ajuda a:

  • Ter noção exata do quanto ela representa economicamente para a empresa e não ficar iludido;
  • Obter benefícios fiscais em caso de venda da marca para terceiros;
  • Aumentar o valor da marca.

Assim como acontece com as empresas, a avaliação permite quantificar fatores que criam valor para a marca e usar esses indicadores para sua valorização em médio prazo. Logo, gerar valor para uma marca também é um resultado possível a partir do valuation.

Mas para reconhecer quanto a marca realmente  representa para a empresa do ponto de vista econômico-financeiro você precisa de ajuda especializada para um Brand Valuation (Avaliação da marca).

Avaliação de Patentes

Assim como a marca, as patentes também são um ativo intangível muito importante para as empresas. Afinal, eles representam a propriedade sobre uma criação original ou muito importante.

Mas, além disso, esses títulos podem apresentar excelente potencial de geração de receitas no futuro e é exatamente o que o valuation vai mostrar.

Conhecer o valor da patente é decisivo para a decisão sobre sua manutenção, negociação e até comercialização.

Utilidade da avaliação de patentes

A patente merece ser avaliada sempre que tiver potencial para gerar produto e receita. Nesses casos, conhecer o valor de uma patente é útil para:

  • Negociação para a venda 
  • Determinar o valor de uso para licenciamento
  • Decidir se a patente merece investimento ou não 
  • Usar o valuation como garantia para empréstimos ou financiamentos
  • Atender a Fins fiscais ou em Combinação de Negócios – CPC 15 (Purchase Price Allocation).

Benefícios da Avaliação da Marca

O Brand Valuation é fundamental porque o valor dos ativos intangíveis de uma empresa lucrativa pode ser maior do que o valor de seu patrimônio líquido, que é a representação da riqueza efetiva da empresa.

O laudo de avaliação da marca tem várias aplicações. Listamos algumas delas abaixo, a saber:

  • Balanço da empresa;
  • Equidade em processos de fusão e/ou aquisição;
  • Licenciamento e franquia;
  • Atração de investidores;
  • Gerenciamento de risco e suporte em caso de litígio;
  • Balanced scorecard da marca;
  • Ferramenta gerencial para definição de estratégia de marca;
  • Direcionamento de investimentos em marketing;
  • Identificação de oportunidades para alavancar e fortalecer a marca, já que o processo de avaliação da marca reúne dados e informações financeiras, de mercado e de consumidores;
  • Direcionamento de decisões estratégicas com relação ao modelo de negócios e ao desenvolvimento de novos produtos e novas marcas.

COMO CALCULAR O VALOR DA MARCA DE UMA EMPRESA?

O que determina o valor de uma marca é sua capacidade de produzir receitas para a empresa. E para reconhecer seu valor de mercado existem métodos especializados para avaliação da marca que são baseados em custo, mercado e lucros.

Sendo esse último, baseado em lucros, o mais apropriado porque permite mensurar o potencial de crescimento das receitas futuras da empresa, consequentemente da marca.

Há muitas estratégias para realizar o brand valuation baseado em lucros. Dentre as mais conhecidas e utilizadas está o método Royalty Relief associado a metodologia de Fluxo de Caixa Descontado Livre para a empresa (FCD), muito utilizada em avaliação econômico-financeira de empresas.

COMO DETERMINAR O VALOR DAS PATENTES ?

O cálculo do valor de uma patente é muito semelhante ao da marca. O avaliador pode optar pelo método mais apropriado para cada caso. O Income Approach (Abordagem de Renda ou Lucro) calcula o valor pela expectativa do seu benefício econômico futuro. o Cost approach (abordagem de custo)  baseia o valuation no custo histórico daquele ativo, conforme regra contábil CPC 04 de ativo intangível. Finalmente, o Market Approach (abordagem de mercado) realiza a avaliação da patente por comparação com outras semelhantes do mercado.

SAIBA MAIS SOBRE Royalty relief O Fluxo de Caixa Descontado Livre

Com esse método, parte-se da premissa de que para usar uma marca, a empresa precisa pagar uma taxa de royalty, ou seja, taxa de licenciamento de uso e exploração.

Se a empresa já é proprietária da marca libera-se desse pagamento, daí o termo relief ou liberação.

Mas é possível atribuir a essa marca uma taxa de royalty apropriada a partir das informações do setor de franquias, de bancos de dados de empresas e de pesquisas de mercado.

Nesse sentido, o método Royalty Relief consiste em fazer projeção de vendas líquidas futuras da empresa, usando a Metodologia de Fluxo de Caixa Descontado Livre

(FCD), e deduzir a taxa de royalty apropriada para conhecer a representatividade da marca propriamente dita nessas vendas futuras e prever o lucro que seus royalties podem gerar no futuro.

Depois é preciso trazer esse valor do lucro dos royalties futuros ao valor presente. Isso é feito por meio do uso da última etapa da metodologia FCD que é a aplicação de uma taxa de desconto.

O valor dessa taxa varia conforme o risco do fluxo de caixa projetado. Se a empresa tem fluxo de caixa com alto risco, a taxa é maior e vice-versa.

Avaliação de Marcas D&R Negócios - Brand Valuation

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