skip to Main Content
(44) 3123-3875 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544        

QUANTO VALEM A SUA MARCA E AS PATENTES?

Avaliação de Marcas D&R Negócios - Brand Valuation

D&R NEGÓCIOS - BRAND VALUATION

A Avaliação de Marcas (Brand Valuation) permite conhecer o valor econômico-financeiro da marca, que é um dos ativos intangíveis mais importantes para as empresas.

A marca é uma das principais fontes de criação de valor agregado para as empresas. Ela auxilia na decisão de compra ao gerar reconhecimento para a organização. Além disso, satisfaz necessidades de expressão pessoal do consumidor. O valuation desse ativo vai mostrar o quanto a marca é importante para trazer um cliente ao seu negócio.

E vai te ajudar a entender quando de valor econômico a marca cria para sua empresa. Quanto mais valiosa for uma marca mais ela pode, por exemplo:

  • Qualificar o produto e permitir vendê-lo por um preço maior, gerando maior valor agregado;
  • Gerar lealdade por parte dos consumidores e estabelece demanda estável no longo prazo;
  • Permitir aumentar o volume de vendas;
  • Transferir sua força para uma nova categoria de produtos ou para uma nova marca;
  • Aumentar o reconhecimento e lealdade, o que gera menor custo para venda, para retenção e aquisição de clientes; e diminui o custo de marketing e publicidade.

Mas é preciso conhecer o valor real da sua marca para ter certeza sobre o quanto ela é importante para o negócio. Saber o valor da marca te ajuda a:

  • Ter noção real e não ficar iludido;
  • Obter benefícios fiscais em caso de venda da marca para terceiros;
  • Aumentar o valor da marca.

Assim como se pode aumentar o valor de uma empresa também é possível aumentar o valuation de uma marca. Mas para isso você precisa de ajuda especializada.

Brand valuation e o valor da marca

Para reconhecer o valor de mercado da marca é necessário realizar o Brand Valuation (avaliação de marcas) que calcula o quanto ela realmente representa para a empresa do ponto de vista econômico-financeiro.

Os métodos mais comuns de avaliação da marca são baseados em custo, mercado e lucros.

Sendo esse último, baseado em lucros, o mais apropriado porque permite mensurar o potencial de crescimento das receitas futuras da empresa, consequentemente da marca.

Há muitas estratégias para realizar o brand valuation baseado em lucros. Dentre as mais conhecidas e utilizadas está o método Royalty Relief associado a metodologia de Fluxo de Caixa Descontado Livre para a empresa (FCD), muito utilizada em avaliação econômico-financeira de empresas.

Benefícios da Avaliação de Marcas

O Brand Valuation é fundamental porque o valor dos ativos intangíveis de uma empresa lucrativa pode ser maior do que o valor de seu patrimônio líquido, que é a representação da riqueza efetiva da empresa.

O laudo de avaliação da marca tem várias aplicações. Listamos algumas delas abaixo:

  • Balanço da empresa;
  • Equidade em processos de fusão e/ou aquisição;
  • Licenciamento e franquia;
  • Atração de investidores;
  • Gerenciamento de risco e suporte em caso de litígio;
  • Balanced scorecard da marca;
  • Ferramenta gerencial para definição de estratégia de marca;
  • Direcionamento de investimentos em marketing;
  • Identificação de oportunidades para alavancar e fortalecer a marca, já que o processo de avaliação da marca reúne dados e informações financeiras, de mercado e de consumidores;
  • Direcionamento de decisões estratégicas com relação ao modelo de negócios e ao desenvolvimento de novos produtos e novas marcas.

Fluxo de Caixa Descontado Livre

Com esse método, parte-se da premissa de que para usar uma marca, a empresa precisa pagar uma taxa de royalty, ou seja, taxa de licenciamento de uso e exploração.

Se a empresa já é proprietária da marca libera-se desse pagamento, daí o termo relief ou liberação.

Mas é possível atribuir a essa marca uma taxa de royalty apropriada a partir das informações do setor de franquias, de bancos de dados de empresas e de pesquisas de mercado.

Nesse sentido, o método Royalty Relief consiste em fazer projeção de vendas líquidas futuras da empresa, usando a Metodologia de Fluxo de Caixa Descontado Livre (FCD), e deduzir a taxa de royalty apropriada para conhecer a representatividade da marca propriamente dita nessas vendas futuras e prever o lucro que seus royalties podem gerar no futuro.

Depois é preciso trazer esse valor do lucro dos royalties futuros ao valor presente. Isso é feito por meio do uso da última etapa da metodologia FCD que é a aplicação de uma taxa de desconto.

O valor dessa taxa varia conforme o risco do fluxo de caixa projetado. Se a empresa tem fluxo de caixa com alto risco, a taxa é maior e vice-versa.

Avaliação de Patentes

Assim como a marca, as patentes também são um ativo intangível muito importante para as empresas. Afinal eles representam a propriedade sobre uma criação original ou muito importante.

Quando a empresa tem patentes, é fundamental que entrem no valuation também. Esses títulos podem apresentar excelente potencial de geração de receitas no futuro. E é exatamente isso o que o valuation vai mostrar.

Avaliação de Marcas D&R Negócios - Brand Valuation

Preencha o formulário abaixo. Em breve entraremos em contato através dos dados presentes em sua solicitação.





    Seu Estado:


    Seu faturamento anual:

    Estou de acordo com a Política de Privacidade

    Back To Top