AVALIAÇÃO DA MARCA E VALOR DAS PATENTES: COMO CALCULAR ?
AVALIAÇÃO DE MARCAS E PATENTES
A avaliação de marcas e patentes é o cálculo do valor de mercado desses ativos intangíveis com base em seu potencial comercial de gerar resultados econômico-financeiros para a empresa. A mensuração desses bens normalmente é difícil pelo desafio de estimar o valor deles e a vida útil. Por isso, só quem domina métodos especializados pode avaliar marcas e patentes e esse é o caso da D&R Negócios.
AVALIAÇÃO DA MARCA - BRAND VALUATION
A Avaliação da Marca (Brand Valuation) permite conhecer o valor econômico-financeiro da marca, que é um dos ativos intangíveis mais importantes para as empresas.
A marca é uma das principais fontes de criação de valor agregado para as empresas. Ela auxilia na decisão de compra ao gerar reconhecimento para a organização. Além disso, satisfaz necessidades de expressão pessoal do consumidor. A avaliação da marca vai mostrar o quanto a marca é importante para trazer um cliente ao seu negócio e te ajudar a entender quanto esse ativo intangível cria de valor econômico para sua empresa.
Quanto maior o valor da marca mais ela proporciona benefícios como, por exemplo:
- Qualificar o produto e permitir vendê-lo por um preço maior, gerando maior valor agregado;
- Gerar lealdade por parte dos consumidores e estabelece demanda estável no longo prazo;
- Permitir aumentar o volume de vendas;
- Transferir sua força para uma nova categoria de produtos ou para uma nova marca;
- Aumentar o reconhecimento e lealdade, o que gera menor custo para venda, para retenção e aquisição de clientes; e diminui o custo de marketing e publicidade.
Mas é preciso conhecer o real valor da marca para ter certeza sobre o quanto ela é importante para o negócio. Saber o valor da marca te ajuda a:
- Ter noção exata do quanto ela representa economicamente para a empresa e não ficar iludido;
- Obter benefícios fiscais em caso de venda da marca para terceiros;
- Aumentar o valor da marca.
Assim como acontece com as empresas, a avaliação permite quantificar fatores que criam valor para a marca e usar esses indicadores para sua valorização em médio prazo. Logo, gerar valor para uma marca também é um resultado possível a partir do valuation.
Mas para reconhecer quanto a marca realmente representa para a empresa do ponto de vista econômico-financeiro você precisa de ajuda especializada para um Brand Valuation (Avaliação da marca).
Benefícios da Avaliação da Marca
O Brand Valuation é fundamental porque o valor dos ativos intangíveis de uma empresa lucrativa pode ser maior do que o valor de seu patrimônio líquido, que é a representação da riqueza efetiva da empresa.
O laudo de avaliação da marca tem várias aplicações. Listamos algumas delas abaixo, a saber:
- Balanço da empresa;
- Equidade em processos de fusão e/ou aquisição;
- Licenciamento e franquia;
- Atração de investidores;
- Gerenciamento de risco e suporte em caso de litígio;
- Balanced scorecard da marca;
- Ferramenta gerencial para definição de estratégia de marca;
- Direcionamento de investimentos em marketing;
- Identificação de oportunidades para alavancar e fortalecer a marca, já que o processo de avaliação da marca reúne dados e informações financeiras, de mercado e de consumidores;
- Direcionamento de decisões estratégicas com relação ao modelo de negócios e ao desenvolvimento de novos produtos e novas marcas.
COMO CALCULAR O VALOR DA MARCA DE UMA EMPRESA?
O que determina o valor de uma marca é sua capacidade de produzir receitas para a empresa. E para reconhecer seu valor de mercado existem métodos especializados para avaliação da marca que são baseados em custo, mercado e lucros.
Sendo esse último, baseado em lucros, o mais apropriado porque permite mensurar o potencial de crescimento das receitas futuras da empresa, consequentemente da marca.
Há muitas estratégias para realizar o brand valuation baseado em lucros. Dentre as mais conhecidas e utilizadas está o método Royalty Relief associado a metodologia de Fluxo de Caixa Descontado Livre para a empresa (FCD), muito utilizada em avaliação econômico-financeira de empresas.
SAIBA MAIS SOBRE Royalty relief O Fluxo de Caixa Descontado Livre
Com esse método, parte-se da premissa de que para usar uma marca, a empresa precisa pagar uma taxa de royalty, ou seja, taxa de licenciamento de uso e exploração.
Se a empresa já é proprietária da marca libera-se desse pagamento, daí o termo relief ou liberação.
Mas é possível atribuir a essa marca uma taxa de royalty apropriada a partir das informações do setor de franquias, de bancos de dados de empresas e de pesquisas de mercado.
Nesse sentido, o método Royalty Relief consiste em fazer projeção de vendas líquidas futuras da empresa, usando a Metodologia de Fluxo de Caixa Descontado Livre
(FCD), e deduzir a taxa de royalty apropriada para conhecer a representatividade da marca propriamente dita nessas vendas futuras e prever o lucro que seus royalties podem gerar no futuro.
Depois é preciso trazer esse valor do lucro dos royalties futuros ao valor presente. Isso é feito por meio do uso da última etapa da metodologia FCD que é a aplicação de uma taxa de desconto.
O valor dessa taxa varia conforme o risco do fluxo de caixa projetado. Se a empresa tem fluxo de caixa com alto risco, a taxa é maior e vice-versa.
Avaliação de Patentes
Assim como a marca, as patentes também são um ativo intangível muito importante para as empresas. Afinal, eles representam a propriedade sobre uma criação original ou muito importante.
Mas, além disso, esses títulos podem apresentar excelente potencial de geração de receitas no futuro e é exatamente o que o valuation vai mostrar.
Conhecer o valor da patente é decisivo para a decisão sobre sua manutenção, negociação e até comercialização.
Utilidade da avaliação de patentes
A patente merece ser avaliada sempre que tiver potencial para gerar produto e receita. Nesses casos, conhecer o valor de uma patente é útil para:
- Negociação para a venda
- Determinar o valor de uso para licenciamento
- Decidir se a patente merece investimento ou não
- Usar o valuation como garantia para empréstimos ou financiamentos
- Atender a Fins fiscais ou em Combinação de Negócios – CPC 15 (Purchase Price Allocation).
COMO DETERMINAR O VALOR DAS PATENTES ?
O cálculo do valor de uma patente é muito semelhante ao da marca. O avaliador pode optar pelo método mais apropriado para cada caso. O Income Approach (Abordagem de Renda ou Lucro) calcula o valor pela expectativa do seu benefício econômico futuro. o Cost approach (abordagem de custo) baseia o valuation no custo histórico daquele ativo, conforme regra contábil CPC 04 de ativo intangível. Finalmente, o Market Approach (abordagem de mercado) realiza a avaliação da patente por comparação com outras semelhantes do mercado.
Preencha o formulário abaixo. Em breve entraremos em contato através dos dados presentes em sua solicitação.