skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544      

AVALIE QUANTO VALEM SUA STARTUP

D&R Negócios - Avaliação de Startups

Startups são empresas novas, com custos de manutenção baixos, focadas em desenvolver uma ideia inovadora e aparentemente promissora. Fazer a Avaliação de Startups é importante para conhecer o valor desse tipo de negócio. Principalmente quando for oferecê-la a grupos de investidores a fim de captar dinheiro ou mesmo para vender seus ativos. O valuation aplicado a essa realidade de negócio é vantajosa também como ferramenta de gestão, ou seja, para que o empreendedor possa acompanhar o valor da startup em cada fase de desenvolvimento.

O cálculo do valor de startup requer estratégias muito especializadas com associação de métodos de valuation. Isso porque elas podem crescer rapidamente e expandir lucros, mas normalmente trabalham em condições de grande incerteza, afinal, uma ideia inovadora pode não se mostrar rentável. E, de fato, a maior parte das startups não progride como o esperado. Naturalmente as ideias têm valor, mas as empresas valem pela sua capacidade de gerar rentabilidade no futuro e de demonstrar essa capacidade de dar resultados.

Cenários para a Avaliação de Startups

Nesse sentido, quando a Startup já possui faturamento, pode-se fazer a avaliação de startups utilizando-se os métodos de Fluxo de Caixa Descontado Livre para Empresa (FCD) ou Transação relativa por múltiplos associados ao Método First Chicago.

O método First Chicago, cuja nomenclatura vem do próprio criador, o Banco First Chicago, trabalha com a projetação de três cenários de valor que são: 1) cenário em pior caso; 2 cenário provável; 3) cenário em melhor caso.

Depois atribui-se o percentual, entre 0 e 100%, que cada um desses três cenários tem para acontecer. Finalmente, o valuation é calculado a partir da média ponderada dos três cenários.

Por exemplo:

Avaliação de Startups | Cenários

Método First Chicago

Por meio dessa projeção de três cenários, o método First Chicago oferece mais segurança quanto ao valor que a startup pode ter no futuro, e diminui o impacto das incertezas que envolvem a realidade desse tipo de empresa no mercado.

As projeções de valor para cada cenário podem ser calculadas por meio do método Fluxo de Caixa Descontado Livre (FCD), que projeta o fluxo de caixa estimado para os próximos anos e sua perpetuidade.

Depois ambos, fluxo de caixa projetado e perpetuidade, são trazidos a valor presente por meio da aplicação de uma taxa de desconto, que varia conforme o risco do negócio e perspectivas de mercado para o segmento.

Finalmente a projeção do fluxo de caixa futuro e o valor de sua perpetuidade são somados. Faz-se a dedução da variação da necessidade de capital de giro, dos investimentos projetados e de encargos de depreciação (caso somente para Regime Tributário de Lucro Real).

Outras considerações na avaliação

Aquela projeção do fluxo de caixa é realizada a partir da análise de características financeiras, contábeis, comerciais, operacionais e de gestão do negócio, considerando ativos tangíveis e intangíveis, pontos fortes e fracos, riscos e oportunidades, juntamente com a realidade do mercado. No caso de startups é fundamental considerar também:

  • tamanho do mercado;
  • tração (capacidade de atrair bons investidores para acelerar o crescimento);
  • reputação dos fundadores e executivos;
  • canais de distribuição;
  • inovação;
  • diferenciação;
  • tecnologia;
  • barreiras de entrada;
  • qualidade do time;
  • acordos e alianças;
  • contratos fechados;
  • flexibilidade gerencial;
  • estágio de desenvolvimento;
  • competição;
  • ativos intangíveis;
  • riscos e investimentos já realizados.

O método múltiplo

Além do Fluxo de Caixa Descontado, também é possível utilizar o método de múltiplos para mensuração de valor para os três cenários; considerados pelo método Chicaco. O Método de múltiplos consiste em estabelecer o valor da empresa a partir da comparação proporcional da empresa avaliada com outras do mesmo segmento.

No caso de startup, são usadas informações de investimentos dos chamados “investidores Anjos”. São empresários que usam capital próprio para fomentar negócios de inovação; a fim de compor bases de dados e possuir parâmetros de comparação.

É possível fazer a Avaliação de Startups que estão na fase inicial de ideias. Mesmo que ainda não possua faturamento. Para esses casos, utiliza-se o método de múltiplos. A base de comparação é o valor de venda de outras startups em fase inicial. Também pode ser usado com Fluxo de Caixa Descontado Livre com uma alta taxa de desconto devido ao risco.

Avaliação de Startups | D&R Negócios

Preencha o formulário abaixo. Em breve entraremos em contato através dos dados presentes em sua solicitação.




Como Conheceu a D&R Negócios:

Back To Top