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5 tendências e 8 oportunidades no segmento de restaurante

5 Tendências E 8 Oportunidades No Segmento De Restaurante

O brasileiro gasta em torno de 25% de sua renda com alimentação fora do lar, segundo dados do IBGE. Apesar de as oscilações econômicas afetarem o poder de compra, os hábitos da vida moderna mantém os investimentos nos chamados food-services. Cerca de 34% dos gastos dos brasileiros com alimentação são direcionados a restaurante, padarias, lanchonetes e refeições prontas congeladas. O dado é do IBGE.

E de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em 2017, as vendas do setor cresceram 2,5%. Segundo essa mesma entidade, estima-se que o setor represente em torno de 2,7% do PIB brasileiro. O desempenho desse segmento é ainda melhor no setor de franquias. Avançou 8% no faturamento e ultrapassou R$ 163 bilhões em negócios, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dentre as dez maiores franquias para se investir, cinco são da área de alimentação. Abaixo você confere oportunidades para investir nesse segmento.

Conheça 8 oportunidades a partir R$ 150 mil para investir em restaurante

  • Restaurante Fast-food em shoppingValor: R$ 150 mil
  • Localização: Maringá e Região Metropolitana / PR
  • Motivo da venda: Porque proprietário fará mudança para outro estado 
  • Faturamento médio mensal: R$ 48 mil
  • Lucro Líquido: R$ 8 mil                                                              
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SAIBA MAIS (Produtos, Diferenciais e Ativos da Empresa)  

  • Restaurante tradicional e práticoValor: R$ 210 mil
  • Localização: Maringá / PR
  • Motivo da venda: Porque proprietário está aposentado
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Lucro líquido mensal: R$ 8 mil

SAIBA MAIS (Produtos, Diferenciais e Ativos da Empresa)

Restaurante tradicional em Marialva (11824)

  • Valor: R$ 230 mil
  • Localização:Marialva/PR
  • Motivo da venda: Porque proprietária pretende mudar de cidade
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Lucro líquido mensal: R$ 8 mil a 10 mil

SAIBA MAIS (Produtos, Diferenciais e Ativos do Restaurante)

  • Restaurante, Bar e Choperia (10425)Valor:R$ 265 mil
  • Localização: Maringá / PR
  • Motivo da venda: Possui outra empresa / viagens exterior 
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Lucratividade: aproximadamente 16%

SAIBA MAIS (Produtos, Diferenciais e Ativos da Empresa) 

Mais oportunidades

  • Steak House no centro de Maringá (11907)Valor: R$ 290 mil
  • Localização: Maringá e Região Metropolitana/PR
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil (média últimos 3 meses)
  • Lucro Líquido : R$ 10 mil
  • A empresa faz parte de uma FRANQUIA aqui da região, a qual já possui 3 unidades e com a matriz em Arapongas/PR
  •  SAIBA MAIS (Produtos, Diferenciais e Ativos da Empresa)
  • Restaurante e Padaria Lucrativos (11959)Valor: R$ 350 mil
  • Localização: Maringá e Região Metropolitana/PR
  • Faturamento médio mensal: Padaria: R$ 57 mil e Restaurante: R$ 37,5 mil 
  • Lucro líquido médio mensal: R$ 15 mil

 

SAIBA MAIS (Produtos, Diferenciais e Ativos da Empresa)

  • Restaurante em Shopping (2)Valor: R$ 600 mil
  • Localização: Maringá e Região Metropolitana / PR
  • Motivo da venda: Porque o proprietário possui outra empresa
  • Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
  • Lucro líquido mensal: R$ 20 mil

SAIBA MAIS (Produtos, Diferenciais e Ativos da Empresa)

  • Restaurante e Pizzaria Conceituada em Maringá (11769)Valor: R$ 1 milhão
  • Localização: Maringá e Região Metropolitana / PR
  • Motivo da venda: Porque proprietários possuem outros negócios
  • Faturamento médio mensal: R$ 300 mil
  • Lucro Líquido: 13%

SAIBA MAIS (Produtos, Diferenciais e Ativos da Empresa)

** Imagens ilustrativas.

5 tendências da área de alimentação para você alavancar seu restaurante

Empresários do setor de alimentos reuniram-se para debater o segmento no PEGN Labs, evento promovido pela a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, agora no início de junho.

Durante esse evento, o palestrante Sergio Molinari, fundador da Food Consulting, que ajuda pequenos e médios negócios a se preparem para o futuro, apontou mudanças no mercado de alimentação. De acordo com ele, empreendedores do segmento devem ficar atentos a alguns pontos, a saber:

Necessidade de investimento na sofisticação das marcas:

Isso significa que os estabelecimentos precisam parecer ainda mais atraentes aos olhos do cliente e apresentar cardápios com receitas sofisticadas;

– Saudabilidade:

Receitas e práticas que invistam na saúde e em ingredientes orgânicos também estão em alta;

– Inovação:

Dessa maneira, é muito importante modificar-se constantemente para surpreender o cliente e atraí-lo, especialmente em tempos de crise. Bem como é fundamental também apostar em inovações tecnológicas. Especialmente quanto a esse assunto, falou no evento, Cristiano Santos, jornalista e consultor de redes sociais. De acordo com ele é fundamental entender que a Internet é uma rede de pessoas, e que o empresário deve ser autêntico e empático durante o atendimento on-line.

As perspectivas apontadas por Molinari estão muito afinadas com as da “Brasil Food Trends 2020” (“Tendências Alimentares Brasileiras 2020”, em tradução livre). Essa publicação apresenta cinco importantes macrotendências para a área de alimentação. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com moradores das capitais do país. A iniciativa foi do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Certamente seus resultados são muito importantes para quem atua em restaurantes, bares e no segmento gastronômico de forma geral ou pretende investir nele.

Tendências do “Brasil Food Trends 2020”

1) Saudabilidade e bem-estar:

A disseminação de informações relacionadas à saúde e alimentação repercute diretamente no setor gastronômico. Desse modo, cresce a busca por produtos funcionais e que apresentem claramente seus benefícios à saúde.

O segmento de comidas saudáveis é um dos que mais cresce no Brasil. O país já é o quinto do mundo em volume de vendas no segmento. De acordo com a agência de pesquisa Euromonitor, esse mercado movimentou R$ 93,6 bilhões em vendas no país em 2017. Ademais, de cada cinco brasileiros, quatro estão dispostos a pagar mais se o alimento for saudável, conforme o relatório “Tendências Mundiais de Alimentação e Bebidas 2017”, da agência de pesquisa Mintel.

Contudo, o grande desafio dos restaurantes e empresas do setor é oferecer alimentos saudáveis e prazerosos ao mesmo tempo. De fato, ser nutritivo e gostoso ao mesmo tempo não é tão simples. Todavia, é fundamental porquanto o prazer é outro muito item relevante dentre as tendências para o cenário gastronômico.

2) Sensorialidade e prazer:

O interesse pelas artes culinárias e experiências gastronômicas cresce conforme o nível de informação e educação da população aumentam. Assim sendo, a busca por explorar texturas e sabores colabora para o crescimento dos produtos gourmet e premium. Esses principalmente dedicados à população de mais alta renda ou consumidores emergentes.

Tendências do “Brasil Food Trends 2020”

3) Conveniência e praticidade:

Buscam-se produtos que permitam economia de tempo e esforço por parte dos consumidores. Nesse sentido, são valorizados os produtos delivery, refeições prontas, semi-prontas, e para preparo em micro-ondas, etc. Assim como embalagens fáceis de manusear e práticas também integram essa tendência. Assim como porções únicas de alimentos.

Desse modo, você pode incrementar seu negócio com alternativas que atendam a esse tipo de demanda. Outra estratégia para se adequar a essa tendência é desenvolver mecanismos de otimização do atendimento por meio da qualificação do espaço e das equipes de trabalho. Os food-trucks, por exemplo, cujo faturamento cresce no país, estão alinhados com essa tendência.

4) Confiabilidade e qualidade:

A origem do produto torna-se diferencial para os consumidores mais bem-informados. Assim, valorizam-se selos de qualidade e certificados de gestão e qualidade. Marcas constroem credibilidade ao informar na embalagem suas boas práticas de fabricação e controle de riscos. Desse modo, obter essas certificações e informá-las aos consumidores é essencial. A aquisição de empresas que já possuam esse tipo de certificação pode ser um caminho mais rápido para obtê-las. (Dez vantagens e motivos para aquisição ou fusão de empresas) 

5) Sustentabilidade e ética:

A preocupação com as causas sociais e com o meio ambiente determinam essa tendência. Tratam-se de consumidores que escolhem apenas produtos não associados a maus tratos com animais e com meio ambiente. Desse modo, ganham destaque ainda empresas que promovam as comunidades a que estão ligadas. Então divulgar os cuidados da sua empresa com relação a esse assunto tornou-se fundamental.

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR

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