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Venda de Empresas

O processo de compra ou venda de empresas, em regra, é minucioso, requer dedicação, estratégias apropriadas e paciência. É importante contar com o agente de negócios justamente pelas especificidades das operações de compra e venda. Esse profissional se especializa em facilitar essa intermediação para aumentar as chances de êxito na negociação, com o menor desgaste para os dois lados, o do comprador e o do vendedor e sempre com sigilo antes e durante as negociações.

Naturalmente, o empresário pode vender sua empresa sem a participação de um agente de negócios. É a célebre frase: “dispenso intermediários”. Contudo, o intermediador conhece estratégias e ferramentas para aumentar as chances do êxito na venda de empresas. Além de minimizar desgastes e frustrações porque está mais habituado a processos de compra e venda de empresas do que o empresário de outro ramo.

Nos países mais desenvolvidos, o agente de negócios é considerado um profissional imprescindível sempre que o empresário deseja vender o seu negócio. O mesmo acontece com o comprador, que contará com a experiência do intermediador para se fazer representar em momentos estratégicos durante o processo de negociação de compra e venda.

A figura do agente de negócios deve ser exaltada ao se considerar os benefícios de sua atuação e os riscos de negociar por conta própria.

BENEFÍCIOS DE NEGOCIAR COM O INTERMEDIADOR

  • Filtragem dos reais interessados para otimizar o tempo do vendedor;
  • Poupar o vendedor das fases inicias da negociação, sanando diretamente dúvidas mais simples do comprador.
  • Alimentar o potencial comprador com os dados da empresa;
  • Gerir mecanismos de garantia da confidencialidade antes de o potencial comprador visitar a empresa;
  • Acompanhar o potencial comprador em suas visitas ao local para ter controle sobre como atuará o interessado durante a visita e proteger o sigilo;
  • Condução da negociação em sigilo, sem expor a imagem do empresário ou da empresa no mercado;
  • Auxílio para o entendimento entre as partes no processo de negociação;
  • Administração da desigualdade na posição do vendedor e do comprador, já que o vendedor insistente pode perder força em relação ao comprador;
  • Gestão dos prazos e informações para dar às partes o direito de refletir sobre os fatores envolvidos na negociação e tomar as decisões;
  • Redução do impacto de fatores emocionais do empresário, como ansiedade e receios, no processo de negociação;
  • Condução da negociação atendendo a etapas e detalhes fundamentais do processo até o fechamento do contrato de compra e venda;
  • Auxílio em negociações complexas que requerem experiência e criatividade para soluções dentro da lei.
  • Esse acompanhamento do agente de negócios dá segurança ao processo de venda e otimiza o tempo do vendedor, que precisa oferecer o nível de atenção necessário para a gestão do negócio a fim de mantê-lo qualificado até a efetivação da venda. Esse tipo de intermediação também evita riscos comuns que elencamos na sequência.

PRINCIPAIS RISCOS DE UMA NEGOCIAÇÃO POR CONTA:

  1. Desgaste do empresário junto a curiosos;
  2. Exposição da imagem do empresário e da marca no mercado;
  3. Desigualdade na posição de vendedor junto a um comprador;
  4. Dificuldade de administrar a empresa e sua venda, ao mesmo tempo;
  5. Conflitos de interesse entre vendedor e comprador;
  6. Conflitos de interesse entre os próprios sócios durante o processo de compra e venda;
  7. Esquecimento de etapas ou detalhes fundamentais na negociação por falta de experiência ou sobrecarga de tarefas;
  8. Interferência dos fatores emocionais, ansiedade, por exemplo, no processo de negociação ou no fechamento;
  9. Pressão por decisão impulsiva quando comprador apresentar proposta e requerer resposta na hora. Se a proposta é feita ao intermediador, o vendedor ganha tempo para pensar;
  10. Inadequação no contrato de fechamento da venda.
D&R Negócios - Venda de empresas.

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