Atenção : Se você ainda tem dúvidas sobre o conceito ou processo de valuation de…
Crescimento dos Investimentos em Intangíveis: O Motor de Valor nas Empresas ao redor do mundo

Os investimentos em ativos intangíveis cresceram três vezes mais do que os direcionados aos bens tangíveis no mundo. Os ativos intangíveis, como pesquisa e desenvolvimento (P&D), software e dados, marcas, etc, constam como grandes propulsores econômicos globais.
Durante muito tempo, o Brasil careceu de dados demonstrativos da importância desses bens não-monetários na economia nacional. Essa realidade mudou com a inclusão do nosso país no Global INTAM-Invest, o primeiro banco de dados internacional sobre investimentos em intangíveis. Depois da Índia, o nosso é o segundo país emergente a integrar a plataforma, que já cobre Estados Unidos (EUA), Japão e os 27 países da União Europeia.
Os dados do Brasil foram desenvolvidos em colaboração com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) e serão inseridos na plataforma a partir de Julho deste ano, mas, neste artigo, já vamos te adiantar informações importantes sobre a realidade global dessa economia dos intangíveis e a importância do valuation desses bens. Aproveite! Depois deste artigo, você saberá:
- Quais são os erros críticos a evitar ao mensurar intangíveis: taxas de desconto únicas, royalties genéricos e vida útil sem evidência.
- Por que investimentos em intangíveis cresceram muito mais rápido que ativos físicos, redefinindo o valor das empresas globalmente.
- Quais são os intangíveis que mais impulsionam valuation e competitividade.
- Como a composição global do investimento intangível mostra o papel dominante da gestão, reputação e inovação no valor de mercado.
- Como usar comparações e cenários reais para estruturar um valuation defensável que guia crescimento e M&A.
Atenção: Este artigo faz parte de uma séria sobre Valuation de Intangíveis. O post principal, que também pode contribuir com você, é Valuation de Intangíveis: Guia completo
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A realidade mundial de crescimento dos investimentos em intangíveis
O investimento em intangíveis representa uma parcela crescente do Produto Interno Bruto (PIB) das grandes economias mundiais e de países emergentes como a Índia e, desde 2008, supera o investimento em bens tangíveis, como máquinas e equipamentos. Isso é o que demonstra a pesquisa “World Intangible Investiment Highlights” (Destaques do Investimento em Intangíveis no Mundo, na tradução livre para o português), apresentada pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) em parceria com a Lupiss Business School (LBS), em 2024. Esse estudo diz que:
Na economia atual, as empresas mais valiosas, abrangendo os setores de alta tecnologia, farmacêutico, automotivo e de serviços financeiros, derivam sua competitividade e valor de mercado de capital intangível, e não físico, ou seja, capital “tangível”. Ativos intangíveis abrangem P&D, know-how, software e dados, design, marcas e reputação, expertise organizacional ou da cadeia de suprimentos e habilidades de ponta; todos os ativos que resultam ou interagem com a propriedade intelectual(PI) de alguma forma. Apesar de sua natureza intangível, tais ativos têm o poder de criar imenso valor para empresas, economias, sociedades e indivíduos.
World Intangible Investiment Highlights – página 2
O estudo aponta que os intangíveis mostram-se muito mais resilientes dentro de cenários de incerteza econômica e condições monetárias mais restritivas e aponta sete tendências globais para esse tipo de investimento.
Sete tendências globais que apontam o crescimento de intangíveis
Primeira:
O investimento intangível cresceu três vezes mais rápido do que o investimento tangível entre 2008 e 2023 apesar das múltiplas crises e do aumento das taxas de juros. Esse dado foi obtido considerando-se as 26 economias que representaram 52% do PIB mundial em 2023.
Segunda:

Os níveis de investimento em intangíveis mostraram-se mais resilientes do que os de investimento tangível durante crises econômicas. Em cenários como o da Pandemia da Covid-19, a oferta e a demanda de bens físicos ficou comprometida, o que não acontece com os intangíveis. Além disso, eles também resistiram melhor ao aumento da taxa de juros e consequente desaceleração do financiamento da inovação ao longo dos anos.
Terceira:
Software, dados e marcas são os dois tipos de ativos intangíveis de crescimento mais rápido, ambos crescendo três vezes mais rápido do que P&D entre 2011 e 2021. Nessa última década, os ativos que mais cresceram foram software e dados, marcas, capital organizacional e novos produtos financeiros. Já o investimento em produtos artísticos, de entretenimento e literários diminuiu entre 2011 e 2021.
Quarta:
Softwares e dados cresceram mais rápido, porém o capital organizacional é o tipo de intangível dominante. Ele representa quase o dobro da parcela do investimento intangível total em software e dados. Em termos numéricos, o capital intelectual representa 30% do investimento intangível, P&D (19%), software e dados (16 %), marcas (14 %) e design (10%), como vemos no gráfico

Quinta:
Em 2023, os Estados Unidos lideram em níveis absolutos de investimento com um valor seis vezes superior ao da França, segunda colocada. Mas chama a atenção também o desempenho da Índia, que se compara ao de economias avançadas como a Suécia em nível de investimento intangível.
Sexta
O investimento intangível constitui uma parcela crescente do PIB, em relação ao investimento tangível. De forma geral, o cenário é o seguinte:
- nas economias em que já havia crescimento dos intangíveis: esse investimento aumentou ainda mais quando comparado ao tangível;
- nas economias que investiam menos em intangíveis: esse investimento nivelou-se com o do tangível;
- nos países onde o investimento em tangíveis era maior do que em intangíveis, a diferença entre os dois vem caindo.
Sétima
O crescimento do investimento intangível também está superando o investimento tangível na Índia, o que é relevante para o Brasil porque aquele é o único pais emergente a constar da lista da pesquisa por enquanto. O investimento intangível na Índia tem crescido mais rapidamente do que o investimento tangível e isso se intensifica quando o setor informal é excluído.
As empresas e a economia dos intangíveis
Embora não sejam tocáveis, os intangíveis aprimoram a vantagem competitiva das empresas porque impulsionam a inovação e o crescimento, atraem os melhores talentos para a equipe de trabalho e ajudam na fidelização dos clientes. Desse modo, a mensuração precisa do investimento em intangíveis é fundamental para a compreensão da extensão do seu papel no crescimento econômico e na produtividade para a orientação de estratégias mais eficientes.
Tudo isso também vale para a mensuração da representatividade dos intangíveis nas empresas. O cálculo do valor da marca, carteira de clientes, etc, orienta o desenvolvimento de estratégias de crescimento enquanto a falta deles contribui para má alocação de recursos e redução de valor de mercado.
Próximos passos da sua jornada de conhecimento
↠ Este artigo faz parte do conjunto de conteúdos sobre Consultoria e Serviços de Valuation de Ativos Intangíveis, criado para apresentar como a atuação profissional especializada agrega rigor técnico, credibilidade e valor estratégico em decisões empresariais e transações. O propósito deste pilar é orientar você sobre métodos, exemplos, aplicações e gatilhos de decisão no universo dos intangíveis a fim de dar suporte a operações de M&A, PPA, auditorias contábeis e compliance fiscal. Para aprofundar sua visão prática e estratégica a respeito do assunto, explore os principais conteúdos interligados:
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Conclusão
Em conclusão, o crescimento dos investimentos em ativos intangíveis representa uma mudança visível na economia global, oferecendo às empresas uma vantagem competitiva decisiva em um mundo cada vez mais digitalizado e interconectado. A inclusão do Brasil no Global INTAM-Invest marca um passo significativo na realidade econômica do país, permitindo uma análise mais precisa dos ativos não-monetários que impulsionam o crescimento. À medida que reconhecemos a importância desses investimentos, fica claro que a mensuração e valorização dos intangíveis não são apenas desejáveis, mas essenciais para garantir um futuro próspero e sustentável. Ao adotarmos uma perspectiva de valorização dos intangíveis, podemos fomentar uma economia (e uma empresa) mais inovadora e resiliente, preparada para enfrentar os desafios do futuro.


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