O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos…
Entenda porque buscar um sócio pode ser o jeito mais barato e eficiente de conseguir capital de giro e ainda fomentar o crescimento de sua empresa

Ter capital de giro é notoriamente muito importante para as empresas porque é com esse recurso que qualquer negócio funciona. Esse dinheiro disponível em caixa é utilizado, por exemplo, para poder vender à prazo e mesmo assim continuar honrando despesas de manutenção de estoque e pagamento de insumos, fornecedores, funcionário, enfim, as contas em geral. E, claro, é por isso também que a falta de capital de giro preocupa tanto os empresários e pode levar negócios à falência.
Podemos encontrar por aí muitas dicas úteis para quem precisa de capital de giro para empresa, por exemplo:
- Investir suas economias pessoais na operação da empresa;
- Recorrer a uma conta garantida;
- Buscar empréstimos bancários para pessoa jurídica;
- Fazer contratos de Sale & Leasebac;
- Reorganizar o funcionamento financeiro da empresa;
- Cortar gastos;
- Renegociar dívidas;
- Parcelar contas;
- Antecipar recebíveis, etc.
Mas, nesse momento, não vamos falar de nenhuma delas porque queremos apresentar um jeito muito mais barato de conseguir capital de giro para empresa e que também não exige recorrer a bancos ou a outras instituições financeiras. E essa maneira é buscar um sócio. Então, confira nosso artigo para entender bem como essa ideia pode se aplicar ao seu negócio.
Como conseguir capital de giro para a empresa ?
Como dissemos, há muitas formas úteis e até fáceis para isso, mas nossa resposta a essa pergunta agora é: construa uma sociedade para sua empresa.
Mas, diante de tantas outras formas de conseguir dinheiro para o fluxo de caixa da empresa, você deve estar se perguntando porque escolhemos justamente essa, que é, inclusive, tão inabitual de se falar.
Podemos dizer que a escolhemos justamente porque poucas pessoas considerem esse meio de ter capital de giro, embora ele seja muito pertinente, tanto por seus benefícios diretos, quando pelo fato de que ter um sócio pode garantir mais do que apenas crédito para a empresa.
Então, fizemos uma lista para ilustrar esses benefícios que, na verdade,como já dissemos, vão além de mais capital de giro para o negócio.
1.Capital de giro com taxa de juros a custo zero
O aporte de capital feito pelo novo sócio é um novo fôlego ao negócios que não custará absolutamente nada financeiramente. Essa é realmente a menor taxa de juros para capital de giro do mercado. O investimento nesse caso será apenas na escolha de alguém compatível com o perfil do negócio.
2.Fortalecer o caixa e também dar um bom recado ao mercado
Essa é a melhor parte. A existência de uma sociedade bem organizada em que existam regras claras é muito bem-vista pelo mercado. Então, além de recuperar o capital de giro pode fortalecer a imagem da empresa. E isso não apenas pela segurança financeira, mas porque a gestão com sócio, mesmo que ele não seja administrador, requer mecanismos de prestação de contas mais transparentes. E essas estratégias dão segurança ao mercado, o que pode atrair novas oportunidades.
Isso se intensifica quando a sociedade conta com um Acordo de Quotistas ou Acionistas, documento que contém os combinados da sociedade, quanto a forma de gestão, as responsabilidades e limites das partes. A documentação dessas regras é vista como um princípio de estabilidade e, porque não dizer, de governança.
3. Somar não apenas dinheiro, mas também competências
Além de garantir crédito à empresa, a adesão do sócio pode contribuir com muitos outros recursos ao negócio.
Ele pode ter especialidade exatamente naquela área em que você não é tão forte; trazer experiências de gestão diferentes das suas; somar com novos clientes ou pessoas para a equipe, etc.
E, mesmo se você não é o perfil que gosta de dividir a administração do negócio com ninguém, não tem problema. Existem muitos tipos de investidores por aí e vários deles não tem a menor pretensão de participar do dia a dia da gestão.
Falta de capital de giro: conheça as outras formas de obter recursos para o caixa
Se você nos perguntasse novamente: “como conseguir capital de giro para minha empresa?”, ainda te proporíamos pensar em buscar um sócio. Mas, caso você ainda precise de outras saídas, elencamos também mais algumas maneiras de alavancar dinheiro para seu negócio.
a) Investir suas próprias economias:
Se você tem patrimônio e uma empresa muito boa, que apenas está passando por um momento difícil, essa é realmente uma saída muito viável. Conheça o caso do Douglas. Mas, claro, é preciso tomar muito cuidado para não se endividar também na vida pessoal.
b) Buscar empréstimos bancários:
O financiamento bancário é outra alternativa bastante comum para conseguir crédito para capital de giro. Obter dinheiro assim é útil em muitos casos. O cuidado é realmente de escolher as melhores taxas de juro do mercado para isso e preparar-se porque a realização do empréstimo pode ser muito burocrático. Confira a história desse empresário e saiba como ele renegociou a taxa de juros para seu empréstimo.
c) Sale & Leasebac:
Essa forma de obter capital de giro também é inusitada e pouco conhecida. O Sale & Leaseback é um acordo comercial por meio do qual a empresa que necessidade de dinheiro vende seu imóvel para um investidor para quem passa a pagar aluguel a fim de permanecer no mesmo local. Só que quanto o contrato é encerrado, o imóvel volta para a propriedade da empresa que o vendeu.
Embora a empresa fique com a despesa do aluguel isso pode representar menos do que se endividar com o banco. Mas, naturalmente essa só é uma opção para empresas que tem imóvel próprio.
d) Recorrer a uma conta garantida:
A conta garantida é um tipo de crédito bancário cujo valor fica depositado em um conta própria e pode ser solicitado pela empresa contratante mediante alguma garantia. A liberação do dinheiro é bem rápida e fácil, a taxa de juros é mais barata do que a do cheque -especial (modalidade semelhante a esse tipo de crédito), mas a incidência de impostos é alta.
e) Reorganizar o modo como sua empresa funciona:
Muitas vezes, a empresa pode superar seus problemas de capital de giro com uma reorganização interna de seus processos. As vezes simples ajustes nas datas de pagáveis e recebíveis garantem um fluxo de caixa mais saudável, como vemos nesse material do Conta Azul.
f) Cortar gastos:
O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis no caixa da empresa e as contas que precisa quitar. Então, uma boa forma de resolver a falta de capital de giro é cortar todos os gastos que sejam possíveis. Não custa fazer um “pente-fino” nas suas finanças de vez enquando.
g) Renegociar dívidas:
Muitas vezes dá para poupar o caixa renegociando dívidas para pagar depois ou quitar de forma parcela. Esse é o caso de muitos impostos, por exemplo. Por falar em renegociação, converse com seu contador para ter certeza de que sua empresa está no melhor regime previdenciário para ela e evite comprometer o seu caixa com valores de tributos indevidos.
h) Antecipar recebíveis:
Outra forma de resolver o capital de giro negativo é pedir para alguém que deve para sua empresa, antecipar o pagamento e usar esse montante para continuar operando.
Conclusão
Conforme mencionamos no início, neste texto você pode avaliar várias formas de angariar capital de giro para sua empresa e, entre elas, uma pouco comum de ser comentada, que é a busca por um novo sócio. Vimos com o isso pode te ajudar a ter mais recursos em caixa e ainda fomentar o crescimento de sua empresa por meio da soma de habilidades.
Se você já está pensando nessa opção para sua empresa, mas ainda tem algum receio, deixamos mais duas sugestões de artigo para sua análise:
O que é possível fazer quando os sócios não se entendem?
Mas se você já quer buscar um sócio para sua empresa, nós podemos te ajudar. É só clicar aqui para fazer contato conosco.
Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR
(44) 3029-5309 / 9 9923-4544 (Whatsapp)
Este artigo tem 0 comentários