O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos…
Valuation: saiba tudo sobre métodos para calcular o valor da sua empresa, a importância da avaliação de empresas, exemplos, como fazer e até quanto custa esse serviço


Você sabe quanto vale sua empresa?
Diante dessa pergunta muitos empresários logo pensam no faturamento ou no patrimônio físico da empresa. Esse é o seu caso?
O valuation é o caminho para conhecer o valor real e justo de uma empresa e o cálculo da avaliação da empresa usa outros indicadores bem mais precisos para isso. Ele considera, por exemplo, a riqueza que será gerada no futuro pelo negócio e não apenas sua condição atual. Além disso, considera todas as tendências do mercado.
E, assim, posso te garantir que o valor de um negócio vai muito além de seus equipamentos ou imóveis. Só para te dar uma ideia, os ativos intangíveis correspondem a até 90% do valor de uma empresa.
O valuation da empresa se faz por meio de métodos especializados em garantir um cálculo lógico e defensável perante o mercado, fruto de análise demonstrada e não de estimativas vagas.
Mas se você está se perguntando “para que saber esse valor?”, o primeiro motivo é:
se você não conhece o valor de sua empresa, como poderá agregá-lo ao seu produto ou serviço?
Mas o business valuation contribui em outras decisões como, por exemplo:
- o auxílio à tomada de decisões financeiras (de investimentos, financiamentos e dividendos);
- em aquisições, vendas, fusões e cisões;
- na abertura de capital (IPO) e investimentos em ações;
- como ferramenta de gestão, etc.
Quer entender melhor esse universo de valor das empresas?
Então, aproveite nosso artigo sobre valuation e descubra essa riqueza dentro de sua empresa agora mesmo. Boa leitura!
O que é valuation e como calcular ?

Valuation é um termo em inglês que significa avaliação de empresas. Trata-se do cálculo do valor econômico-financeiro da empresa por meio de métodos especializados, sendo que os principais deles são:
- Fluxo de Caixa Descontado;
- Múltiplos de mercado;
- Contábil (Valor Patrimonial), Liquidação;
- Valor de Mercado.
O uso desses métodos de valuation conjugado à experiência do avaliador é fundamental para garantir confiabilidade aos resultados do valuation da empresa.

Métodos de valuation: conheça os principais tipos de avaliação de empresas
Há diversos métodos para calcular o valor de uma empresa. Em outras palavras, não há um modelo de cálculo único e padrão admitido para todos os casos. Então, a escolha depende da realidade de cada negócio. Entre os principais tipos de valuation ou métodos de avaliação de negócios estão, a saber:
- Fluxo de Caixa Descontado
- Avaliação relativa por múltiplos
- Valor de mercado
- Transações comparadas
- Valor de mercado
- Valor Patrimonial ou Contábil
- Liquidação
Vale mencionar que alguns desses tipos de valuation são utilizados de forma conjugada, por exemplo, o Fluxo de Caixa e múltiplos. Confira mais detalhes sobre cada uma dessas metodologias na sequência.

Fonte: D&R Negócios
1) Método de avaliação de empresas FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (FCD)
O método de valuation Fluxo de Caixa Descontado calcula o valor da empresa a partir do resultado que o negócio é capaz de gerar no futuro. Ele considera o potencial de geração de renda segundo as características operacionais próprias da empresa. Por isso, sua premissa é a do valor intrínseco da empresa.
Trata-se do método mais aceito pelo mercado atualmente para o valuation da empresa por ser o mais completo e com maior grau de confiabilidade.
Para realizar o cálculo, em primeiro lugar, o FCD projeta os fluxos de caixa da empresa no futuro. Depois calcula o valor presente dessa riqueza por meio da aplicação de uma taxa de desconto, que reflete o custo do capital a ser investido no crescimento.
Assim, o processo de avaliação das empresas por meio desse método segue algumas etapas básicas, como:
- A – Levantamento de informações;
- B – Projeções dos fluxos de caixa;
- C – Determinação da taxa de desconto para trazê-los a valor presente;
- D – Estabelecimento do valor da empresa.

A. Levantamento de informações:
As informações necessários para projetar os fluxos de caixa futuro são relativas à própria empresa e ao mercado.

Quanto aos dados internos são considerados, a saber:
- os econômico-financeiros (direcionadores de valor, o retorno do investimento, a diversificação de ativos e de risco, a relação entre giro e margem operacional, custo e estrutura de capital, etc.);
- os contábeis (DRE e Balanço Patrimonial);
- os comerciais (portfólio de produtos; margem dos produtos);
- os operacionais e de gestão do negócio (processos e análise dos departamentos);
- os ativos tangíveis e intangíveis.
Quanto ao comportamento do mercado consideram-se premissas sócio-econômicas como, por exemplo:
- desempenho do negócio; expansão da demanda e da concorrência;
- tendências de negócios e de novos produtos;
- oferta de crédito;
- preços de commodities;
- taxa de juros;
- crescimento do PIB;
- inflação; taxa de câmbio.
B. Projeção dos fluxos de caixa :

A partir dos dados levantados, em primeiro lugar, o avaliador realiza as projeções de fluxo de caixa a partir dos resultados históricos da empresa, ou seja, de sua taxa de crescimento. E, claro, conforme a realidade e as perspectivas do mercado.
Em geral, a projeção é feita para um período de 5 a 15 anos.
Contudo, o FCD considera também um valor residual ou de perpetuidade.
Esse valor representa o fluxo de caixa que a empresa continua produzindo ao longo do tempo, depois daquele período previsto (de 5 a 15 aos).
C. Determinação da taxa de desconto:
Depois de realizar as projeções, é preciso determinar o valor presente correspondente à riqueza que a empresa produzirá no futuro. Para isso, se aplica uma taxa de desconto aos fluxos de caixa projetados.
Assim, essa taxa representa o risco do negócio e o retorno mínimo que o mercado espera de empresas do mesmo segmento. Por isso, também é chamada de Custo de Capital.
Geralmente, é calculada por meio do Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), média ponderada entre o custo de capital próprio (acionistas) e o custo de capital de terceiros (financiamento, investimento), as duas fontes mais comuns de financiamento. O levantamento dos dados internos e de mercado é que ajuda na determinação da taxa de desconto.
D. Estabelecimento do valor da empresa:
A aplicação da taxa de desconto à projeção gera o valor presente da riqueza que a empresa produzirá no futuro. Mas ainda é preciso contabilizar :

- os investimentos em ativos imobilizados (máquinas, equipamentos, veículos, etc) – o CAPEX – e no capital de giro operacional da empresa;
- a depreciação, se a empresa analisada tiver regime tributário Lucro Real.
E assim, finalmente, se determina o valor da empresa ou uma faixa de valor porque o avaliador aplica diferentes taxas de desconto representativas dos cenários otimista, conservador e pessimista.
Afinal, a premissa básica da avaliação é obter um valor (ou uma faixa de valor) justo e que reflita o potencial da empresa. E assim, a importância da avaliação empresa está justamente no fato de esse valor ser confiável, razoável e defensável diante do mercado.
Mas não é só isso. O benefício do valuation pelo FCD para o negócio é ainda maior.
Isso porque o percurso do valuation por FCD realiza um “raio-x” das áreas estratégias do negócio e dá a dimensão de seus pontos fortes e fracos, assim como de seus riscos e oportunidades. Essas informações, associadas ao know-how do avaliador, permitem traçar indicadores para aumentar o valor da empresa.
Na sequência, confira um exemplo de valuation pelo Fluxo de Caixa Descontado e leia nosso artigo sobre FCD.


Fonte: D&R Negócios

2) Método de valuation AVALIAÇÃO RELATIVA OU POR MÚLTIPLOS
Esse tipo de valuation é feito por comparação e não pelo potencial de renda ou valor intrínseco como o anterior.
Então a Avaliação relativa por múltiplos é o processo de comparar a empresa avaliada com outras do mesmo segmento a partir de variáveis como o faturamento, o lucro líquido ou o Ebitda.
Desse modo, em geral, a comparação é feita com empresas de capital aberto em bolsa de valores no Brasil e em mercados emergentes, que divulgam suas informações.
Por exemplo: se a empresa avaliada apresenta metade do EBITDA da que lhe serve de parâmetro, então seu valor de mercado será em torno da metade do preço estimado para a empresa com que foi comparada.

O método de Múltiplos não é tão amplo quanto o FCD, mas reflete bem a realidade de mercado, o que é uma vantagem. Assim, é comum utilizá-los de forma conjugada para qualificar o valuation da empresa.
3) Método de avaliação de empresas TRANSAÇÕES COMPARADAS
Esse tipo de valuation estima o valor da empresa por comparação com o valor de venda de outras empresas de capital aberto ou fechado no mesmo segmento de mercado.
Assim, esse método reflete o que está acontecendo no mercado porque toma transações reais por comparação.
Por isso, é comumente utilizado em apoio ao FCD ou ao método de Múltiplos.
Na sequência está uma tabela para exemplificar o uso do método de Transações Comparadas.

Fonte: D&R Negócios
4) Método de avaliação por VALOR PATRIMONIAL OU CONTÁBIL

Esse método de valuation considera a contabilidade e o patrimônio líquido da empresa por meio dos números do seu balanço. Desse modo, considera o valor contábil dos ativos ou do Patrimônio Líquido da empresa, sem mensurar ativos intangíveis.
Em virtude de sua especificidade de apuração, nem sempre é um retrato fiel do negócio e não reflete as perspectivas da empresa para o futuro. Por isso, é bom para casos mais específicos como por exemplo:
- a venda de empresas fora de operação e que tenham um ativo imobilizado significativo;
- para as empresas em dificuldades financeiras, sem geração relevante de lucros e com urgência de venda.

5) Método de avaliação de empresas por LIQUIDAÇÃO
Esse método Liquidação chega ao valor da empresa a partir da diferença entre ativos e passivos da empresa.
Sendo assim, calcula o preço de mercado dos ativos (bens e direitos) da empresa e depois deduz seus passivos (Deveres e Obrigações).
Então trata-se de um método indicado para estimar o valor da empresa com prejuízo e sem perspectivas de melhoria futura.
6) Valor de mercado

O valor de mercado não é exatamente um método de valuation, mas um meio de medir o desempenho de empresas de capital aberto com ações de alta liquidez.
É muito fácil de ser calculado porque faz a média ponderada do preço das ações de uma empresa de capital aberto pelo seu volume de negociação dentro de um período pré-determinado.
Esse cálculo é chamado de VWAP (Volume-weighted average price) ou Preço médio ponderado por volume, em tradução livre para o português. Contudo não apresenta o rigor técnico de um autêntico método de valuation.

Em suma, como se calcula o valor de uma empresa:
Basicamente, o valuation de uma empresa segue então o seguinte caminho, a saber:

- Levantamento de Premissas:
- Informações Contábeis, Gerenciais, Operacionais, Financeiras e Comerciais;
- Dados Macroeconômicos, Setoriais e de Mercado.
- Realização de Análises:
- Cálculos detalhados a partir de métodos de avaliação de empresas .
- Laudo de avaliação com apresentação do resultado da Avaliação de Empresa , contendo:
- Valor da Empresa;
- Dados da Avaliação e do Percurso da mesma;
- Apontamentos sobre Perspectivas da Empresa.
Assim, o Laudo de Avaliação é um documento detalhado sobre o valor da empresa. Ele registra os dados do percurso da avaliação, com descrição do(s) método(s) utilizado(s) e ainda aponta as perspectivas para o negócio, no caso do uso do Fluxo de Caixa Descontado.
Por isso, poderá ser utilizado pela empresa avaliada em apresentações para clientes, investidores e em negociações de benefícios bancários, conforme mencionaremos ao longo desse artigo.

Fonte: D&R Negócios
Avaliação de empresas no Brasil
O valuation tem sido cada vez mais valorizado no Brasil. O tema passou a ganhar maior importância no país depois dos anos de 1980 devido às privatizações à abertura econômica no país.
Mas, cada vez mais, o mercado brasileiro se familiariza com a importância de estratégias próprias para conhecer o valor de um negócio. Além disso, reconhece o papel do laudo de avaliação econômica de uma empresa para tomada de decisões de gestão e de estratégia financeira.
Para que serve a avaliação de empresas e quando utilizar o valuation?
A avaliação de empresas (valuation) tem por objetivo ofertar um valor justo para a empresa.
Desse modo, é útil em várias situações e com muitos benefícios. Então separamos os cinco principais motivos pelos quais se realiza um valuation de empresa. Essas situações mostram também a importância da avaliação de empresas.
1) Valuation para Fusões e Aquisições (Merger and Acquisition – M&A)

Imagine que você está em uma negociação, pede um valor pela empresa e ouve a seguinte pergunta: “Com base em que você quer esse valor ?” O valuation é uma forma de responder a essa pergunta com objetividade. Por isso é praticamente um pré-requisito para as operações de compra e venda de empresas.
E, aliás, esse é um dos motivos mais comuns que levam à avaliação de empresas.
O objetivo é dar segurança ao comprador e ao vendedor por chegar ao valor justo, defensável e compatível com a realidade do mercado. Isso beneficia a negociação e, por consequência, aumenta as chances de êxito para o fechamento do negócio.

1.1 Buscar por um investidor
Do mesmo modo, a própria busca por um investidor pode ser favorecida pelo laudo de avaliação que apresenta o valor e um mapa de sua situação econômico-financeira.
Afinal, investidores procuram oportunidades viáveis, seguras e de qualidade para aplicarem seu dinheiro. Então, o valuation funciona como uma bússola para o investidor ao lhe oferecer subsídios para analisar a empresa.
1.2 Fusões
Outra aplicação comum é o valuation para a fusão entre empresas, que é a união de duas ou mais empresas diferentes com objetivos comuns, por exemplo:

- para se expandirem,
- se fortalecerem no mercado,
- se reposicionarem ,
- ou mesmo reagirem a momentos de crise.
Mas a união entre duas ou mais realidades não é fácil. E aí a avaliação das empresas envolvidas no processo de fusão permite desenhar os melhores caminhos para que a operação seja concretizada de forma igualitária e proporcional.
2) Valuation para Divisão de bens, de herança, cisão ou separação de sócios
Nesses casos, normalmente desconfortáveis, saber o valor dá mais equidade à divisão.
Desse modo, a oferta de dados precisos é útil para minimizar as divergências de opinião e minimizar conflitos.
Assim, aplica-se a mesma lógica em outras situações como a de cisão de empresas, a de separação conjugal ou de divisão de herança.
3) Valuation para Abertura de capital e investimentos em ações (IPO)
O valuation é uma estratégia para determinar o valor inicial das ações de uma empresa que ingresse em bolsa de valores. O valor total da empresa é dividido pelo número de ações que serão colocadas à venda e assim determina-se o valor de cada ação.
Naturalmente, depois do IPO, o próprio movimento do mercado estabelecerá então as alterações nesse valor, para mais ou para menos.

4) Valuation como Ferramenta de gestão
A avaliação de empresas também é útil para definir caminhos de crescimento porque pode dar parâmetros para se aumentar o valor da empresa.
Para isso, em primeiro lugar, se calcula o valor da empresa e identificam-se indicadores ou drivers de valor que podem valorizá-la no futuro.

Em segundo lugar, e muito importante, planeja-se e implementam-se as melhorias para a empresa valer mais. Depois, um novo valuation medirá o crescimento do valor.
Depois disso, repete-se a avaliação da empresa periodicamente a fim de apurar a maximização do valor.
O caso de Douglas Scomparin, proprietário da Ingáflex, exemplifica bem como o valuation pode ajudar o empresário a alavancar o negócio.
“O valuation mudou completamente a minha visão estratégica como proprietário, percebi que valia a pena investir no negócio. Me abriu horizontes sobre pontos a serem melhorados em quase todas as áreas da minha empresa. Fiz as mudanças e crescemos 30% já no ano em que fizemos a avaliação”, diz ele.
5) Negociação de benefícios a partir do valuation

Já pensou em reduzir a taxa de juros para um financiamento bancário em 10%?
Pois é. Isso também é possível com um laudo de avaliação (valuation). E, aliás, aconteceu com um empresário do segmento de indústria.
A instituição bancária reconheceu a solidez da empresa a partir dos dados apresentados no Laudo de Avaliação.
Por isso, concedeu o acesso ao crédito e reduziu a taxa de juros para o empréstimo de 1,8% para 1,62%. Assim ele pode fazer os investimentos necessários para expandir.
Valuation – Quem avalia uma empresa ?
É muito comum as pessoas se perguntarem “quem faz o valuation?”. A avaliação da empresa (valuation) deve ser realizada por um profissional especializado com um bom conhecimento de finanças e de mercado.
Isso porque um pequeno erro de cálculo pode afetar o valor da empresa em milhares (ou até milhões) de reais. Então, já pensou descobrir que a sua empresa vale mais do que lhe disseram?
Infelizmente, isso pode acontecer se o valuation não for bem feito.
E mesmo quando a empresa é supervalorizada isso atrapalha porque afasta investidores e comprometer negociações potenciais.
As avaliações mais completas e confiáveis são feitas por consultorias de valuation. Essas podem ser empresas especializadas ou então por um avaliador independente.
Avaliador de empresas ou avaliação on-line: qual valuation é o melhor ?

A avaliação on-line normalmente oferece resultados mais simples e básicos, por isso, é mais barata e rápida, às vezes até, imediata.
Já o investimento nos serviços de consultoria avaliação de empresas é maior, no entanto, oferece benefícios mais amplos como, por exemplo:
- a possibilidade de conversar particularmente com o avaliador durante o processo de valuation;
- o relatório de valuation detalhado e com indicação de caminhos para valorizar a empresa;
- e até mesmo apresentação presencial do Laudo de Valuation ou por videoconferência.
Nesse sentido, essa modalidade de avaliação oferece mais precisão e desfruta de muito mais credibilidade no mercado. E quem avalia uma empresa precisa oferecer sigilo, confidencialidade e imparcialidade porque tomará conhecimento de informações estratégicas.
E isso não é tudo.
O bom avaliador jamais produzirá um laudo apenas para justificar um valor para a empresa. Até porque o que importa num valuation feito por um profissional independente é justamente sua imparcialidade. Assim, nenhum profissional sério colocará sua credibilidade em risco.
Por isso, antes de contratar o serviço, busque indicações confiáveis, conheça o histórico e as qualificações do profissional ou da consultoria de valuation.

Valuation – Quanto custa avaliar uma empresa?
O investimento pelo serviço de valuation feito por consultorias ou profissionais independentes, em geral, não é fixo.
Ele depende da complexidade da empresa, o que envolve fatores fatores como, por exemplo:
- o tipo de regime tributário da empresa;
- o número de colaboradores;
- o faturamento anual;
- a lucratividade média;
- e a pré-existência de controles gerenciais bem definidos ou a inexistência deles, entre outros;
- a informalidades na empresa, etc.

Então, o valuation de uma empresa costuma ter um valor mais alto do que outros tipos de avaliação. Afinal, é um serviço especializado que envolve um número bem menor de variáveis condicionantes do preço final, conforme apontamos no início deste texto.
Contudo, o custo-benefício de conhecer o real valor da empresa e até ter caminhos para valer mais normalmente compensa e supera o investimento.
Conclusão
Em suma, neste texto, mostramos o que é a avaliação de empresas (valuation) e como se trata de uma estratégia bastante relevante para os negócios. O uso de métodos de valuation conferem segurança ao cálculo. Já quanto benefícios do valuation vão desde ser uma bússola do investidor; segurança para compra e venda de empresas; um meio para fazer divisão societária ou de bens, e até negociação de benefícios bancários para o negócio. Então, que tal descobrir essa riqueza dentro de sua empresa agora mesmo?

Summary

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Saiba tudo sobre os principais métodos de avaliação de empresas, sua importância, aplicações, benefícios e quanto custa o valuation
Description
Avaliação de empresas é o cálculo do valor da empresa por meio da utilização de métodos especializados. Nesse artigo, você vai saber mais sobre esses métodos como Fluxo de Caixa Descontado Livre, Múltiplos, Valor Contábil ou Valor Patrimonial. E ainda conhecerá as etapas, aplicações e benefícios do valuation.
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D&R Negócios
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