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Início » Blog » Saiba tudo sobre os principais métodos de avaliação de empresas, sua importância, aplicações, benefícios e quanto custa o valuation

Saiba tudo sobre os principais métodos de avaliação de empresas, sua importância, aplicações, benefícios e quanto custa o valuation

  • 15 de maio de 2018
  • D&R Negócios
  • Avaliação de Empresas
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Avaliação De Empresas (Valuation) - O Que é? | D&R Negócios
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A apuração do valor de uma empresa no mercado não é uma tarefa simples.

O cálculo desse valor não envolve apenas bens patrimoniais ou o faturamento. Relaciona muitas outras variáveis de gestão do negócio.

Além disso, requer análise das tendências do mercado em que a empresa atua.

Mas, apesar da complexidade, o uso de métodos de avaliação de empresas permite chegar a um valor real.

Esses são parâmetros seguros para avaliar qualquer tipo, ramo e tamanho de empresa.

Desse modo, a avaliação da empresa oferta um valor justo, lógico e defensável pelo mercado, fruto de análise demonstrada e não de estimativas vagas.

E com muitos benefícios como:

  1. auxílio a tomada de decisões financeiras de investimentos, financiamentos e dividendos;
  2. em aquisições, vendas, fusões e cisões;
  3. na abertura de capital (IPO) e investimentos em ações;
  4. como ferramenta de gestão, etc.
  5. Assim, avaliar a empresa é muito importante para o presente e o futuro de qualquer negócio.

Por isso, preparamos esse post para você entender tudo sobre valuation. Nele você verá:

  • O que é avaliação de empresas;
  • Como calcular o valor de uma empresa;
    • Quais são os principais critérios para avaliação de empresas;
    • Quais são os principais métodos de avaliação de empresa e suas etapas;
  • Para que serve a avaliação de empresas e quais seus benefícios;
  • Quanto custa avaliar uma empresa e como escolher um serviço.
  • Consultoria de avaliação ou avaliação on-line: o que é melhor ?

O que é Avaliação de Empresas ?

avaliação de empresas

Avaliação de empresas é o uso de métodos para identificar o valor real de uma empresa, sendo que os principais deles são:

  • Contábil (Valor Patrimonial), Liquidação,
  • Valor de Mercado,
  • Múltiplos e Fluxo de Caixa Descontado.

Também é conhecida como avaliação econômico-financeira ou valuation. 

Por meio da avaliação de empresas é possível mensurar o valor de empresas de qualquer segmento ou porte.

Mas  o uso dos métodos de valuation conjugados a experiência do avaliador é fundamental para garantir confiabilidade aos resultados.  

Conheça os principais métodos de avaliação de empresas e entenda quais são os principais critérios do valuation

Há diversos métodos para estabelecer o valor de uma empresa.

Em outras palavras, não há um modelo de cálculo único e padrão admitido para todos os casos.

Acima de tudo, a escolha depende da realidade de cada empresa.

Entre os principais métodos de avaliação estão: 

  • Fluxo de Caixa Descontado
  • Avaliação relativa por múltiplos
    • Valor de mercado
  • Transações comparadas
  • Valor de mercado
  • Valor Patrimonial ou Contábil
  • Liquidação

E alguns desses métodos são utilizados de forma conjugada.

Principais métodos de avaliação de empresas valuation
Fonte: D&R Negócios

1) Método de avaliação de empresas FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (FCD)

O Fluxo de Caixa Descontado calcula o valor da empresa a partir do resultado que o negócio poderá gerar no futuro.

Em primeiro lugar, o FCD projeta os fluxos de caixa futuros e e depois disso calcula o valor presente dessa riqueza por meio da aplicação de uma taxa de desconto.

É o método de avaliação mais aceito atualmente pelo mercado por ser considerado o mais completo e com maior grau de confiabilidade.

Assim, o processo de avaliação por meio desse método segue algumas etapas básicas, como:

  • A – Levantamento de informações;
  • B – Projeções dos fluxos de caixa;
  • C – Determinação da taxa de desconto para trazê-los a valor presente;
  • D – Estabelecimento do valor da empresa.

A. Levantamento de informações:

As informações necessários para projetar os fluxos de caixa futuro são relativas à própria empresa e ao mercado.

De forma geral, são considerados os seguintes dados internos:

  • econômico-financeiros (direcionadores de valor, o retorno do investimento, a diversificação de ativos e de risco, a relação entre giro e margem operacional, custo e estrutura de capital, etc.);
  • contábeis (DRE e Balanço Patrimonial);
  • comerciais (portfólio de produtos; margem dos produtos);
  • operacionais e de gestão do negócio (processos e análise dos departamentos);
  • ativos tangíveis e intangíveis.

Já a apreciação do comportamento do mercado considera premissas sócio-econômicas como:

  • desempenho do negócio; expansão da demanda e da concorrência;
  • tendências de negócios e de novos produtos;
  • oferta de crédito;
  • preços de commodities;
  • taxa de juros;
  • crescimento do PIB;
  • inflação; taxa de câmbio.

Todos esses dados oferecem uma dimensão bem completa dos pontos fortes e fracos da empresa, assim como, dos riscos e oportunidades.

Além disso, esses dados internos e de mercado ajudam na determinação da taxa de desconto.

B. Projeções dos fluxos de caixa :

Em primeiro lugar, o avaliador realiza as projeções de fluxo de caixa a partir dos resultados históricos da empresa, ou seja, de sua taxa de crescimento. E, claro, conforme a realidade e as perspectivas do mercado.

Em geral, a projeção é feita para um período de 5 a 15 anos.

Contudo, o FCD considera também um valor residual ou de perpetuidade.

Esse valor representa o fluxo de caixa que a empresa continua produzindo ao longo do tempo, depois daquele período previsto (de 5 a 15 aos).

C. Determinação da taxa de desconto: 

Depois de realizar as projeções, é preciso determinar o valor atual correspondente à riqueza que a empresa produzirá no futuro.

Para isso, se aplica uma taxa de desconto aos fluxos de caixa projetados.

Essa taxa representa o risco do negócio e o retorno mínimo que o mercado espera de empresas do mesmo segmento.

Por isso, também é chamada de Custo de Capital.

Geralmente, é calculada por meio do Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), média ponderada entre o  custo de capital próprio (acionistas) e o custo de capital de terceiros (financiamento, investimento), as duas fontes mais comuns de financiamento.

D. Estabelecimento do valor da empresa:

Após calcular o valor presente da riqueza que a empresa produzirá no futuro, é preciso contabilizar itens como:

  • os investimentos a serem feitos em ativos imobilizados (como máquinas, equipamentos, veículos entre outros) – o CAPEX;
  • e no capital de giro operacional da empresa;
  •  a depreciação, se a empresa analisada tiver regime tributário Lucro Real.

E assim, finalmente, se determina o valor da empresa ou uma faixa de valor porque o avaliador aplica diferentes taxas de desconto representativas dos cenários otimista, conservador e pessimista.

A premissa básica da avaliação, segundo Assaf Neto, um especialista em Valuation, é obter um valor (ou uma faixa de valor) justo.

Desse modo, que reflita “o retorno esperado em projeções de desempenho futuro coerentes com a realidade do negócio em avaliação” *.

E assim, a importância da avaliação empresa está justamente no fato de esse valor ser confiável, razoável e defensável diante do mercado. 

Mas não é só isso.

Além do valor propriamente dito, o valuation por FCD apresentada diretrizes para aumentar o valor da empresa.

Afinal, o percurso desse método envolve a realização de um “raio-x” das áreas estratégias da empresa.

Isso dá ensejo a composição de um relatório de pontos fortes e de melhorias a fazer. e até mesmo à gestão baseada em valor.

Na sequência, você confere um exemplo de valuation por meio do Fluxo de Caixa Descontado. Clique aqui e leia nosso artigo sobre FCD.

Valuation exemplo

valuation fluxo de caixa descontado
Fonte: D&R Negócios

2) Método de avaliação de empresas AVALIAÇÃO RELATIVA OU POR MÚLTIPLOS

A Avaliação relativa por múltiplos compara a empresa avaliada com outras do mesmo segmento.

Isso é feito a partir de variáveis como o faturamento, o lucro líquido ou o Ebitda.

Em geral, a comparação é feita com empresas de capital aberto em bolsa de valores no Brasil e em mercados emergentes, que divulgam suas informações.

Por exemplo: se a empresa avaliada apresenta metade do EBITDA da que lhe serve de parâmetro, então seu valor de mercado será em torno da metade do preço estimado para a empresa com que foi comparada.

Por isso, a escolha da(s) empresa(s)-parâmetro deve considerar critérios de semelhança com a que é objeto do valuation.

Exemplo avaliação de empresas pelo método de múltiplos

O método de Múltiplos não é tão amplo quanto o FCD, mas reflete bem a realidade de mercado e nisso constitui sua força.

Por esse motivo é comum utilizá-los de forma conjugada para qualificar a avaliação da empresa. 

3) Método de avaliação TRANSAÇÕES COMPARADAS

O método de Transações Comparadas estima o valor da empresa por comparação com o valor de venda de outras empresas de capital aberto ou fechado no mesmo segmento de mercado.

 Obviamente esse método reflete o que está acontecendo no mercado porque estima o valor por meio da comparação com transações reais.

Por isso, é comumente utilizada em apoio ao FCD ou ao método de Múltiplos.

Na sequência, está uma tabela para exemplificar o uso do método de Transações Comparadas.

Exemplo de avaliação por transações comparadas

Fonte: D&R Negócios

4) Método de avaliação por VALOR PATRIMONIAL OU CONTÁBIL 

Esse método considera a contabilidade e patrimônio líquido da empresa por meio dos números de seu balanço. Logo, considera o valor contábil dos ativos ou do Patrimônio Líquido da empresa, sem mensurar ativos intangíveis.

Em virtude de sua especificidade de apuração nem sempre é um retrato fiel do negócio e não reflete as perspectivas da empresa para o futuro. Por isso, é bom para alguns casos mais específicos, como:

  • venda de empresas fora de operação e que tenham um ativo imobilizado significativo;
  • empresas em dificuldades financeiras, sem geração relevante de lucros e com urgência de venda.

5) Método de avaliação de empresas por LIQUIDAÇÃO

Esse método Liquidação chega ao valor da empresa a partir da diferença entre ativos e passivos da empresa.

Sendo assim, calcula o preço de mercado dos ativos (bens e direitos) da empresa e depois deduz seus passivos (Deveres e Obrigações). 

Trata-se de um método indicado para o cálculo do valor de empresa com prejuízo e sem perspectivas de melhoria futura.

6) Valor de mercado

O valor de mercado não é exatamente um método de valuation, mas um meio de medir o desempenho de empresas de capital aberto com ações de alta liquidez.

É muito fácil de ser calculado porque faz a média ponderada do preço das ações de uma empresa de capital aberto pelo seu volume de negociação dentro de um período pré-determinado.

Esse cálculo é chamado de  VWAP (Volume-weighted average price) ou Preço médio ponderado por volume, em tradução livre para o português. Contudo não apresenta o rigor técnico de um autêntico método de valuation. 

Em suma, como se calcula o valor de uma empresa:

Basicamente, o valuation de uma empresa segue então o seguinte caminho:

  • Levantamento de Premissas:
    • Informações Contábeis, Gerenciais, Operacionais, Financeiras e Comerciais;
    • Dados Macroeconômicos, Setoriais e de Mercado.
  • Realização de Análises:
    • Cálculos detalhados a partir de métodos de avaliação de empresas .
  • Laudo de avaliação com apresentação do resultado da Avaliação de Empresa , contendo:
    • Valor da Empresa;
    • Dados da Avaliação e do Percurso da mesma;
    • Apontamentos sobre Perspectivas da Empresa.

O Laudo de Avaliação é um documento detalhado sobre o valor da empresa; registra os dados do percurso da avaliação, com descrição do(s) método(s) utilizado(s) e ainda aponta as perspectivas para o negócio, no caso do uso do Fluxo de Caixa.

Por isso, poderá ser utilizado pela empresa avaliada em apresentações para clientes, investidores e em negociações de benefícios bancários, conforme mencionaremos ao longo desse artigo.

Fonte: D&R Negócios

Para que serve a avaliação de empresas?

m&a mergers and acquisitions

A avaliação de empresas tem por objetivo ofertar um valor justo da empresa. E isso é útil em várias situações e com muitos benefícios. Separamos os cinco principais motivos pelos quais se realiza um valuation de empresa. Essas situações mostram também a importância da avaliação de empresas.

1) Fusões e Aquisições

O valuation é praticamente um pré-requisito para as operações de compra e venda de empresas.

E, por isso, esse é um dos motivos mais comuns que levam à avaliação de empresas.

O objetivo é dar segurança ao comprador e ao vendedor.

Em outras palavras, chegar ao valor justo, defensável e compatível com a realidade do mercado beneficia a negociação.

Como resultado, aumenta as chances de êxito para o fechamento do negócio. 

A própria busca por um investidor pode ser favorecida pelo laudo de avaliação. 

Afinal, investidores procuram oportunidades viáveis, seguras e de qualidade para aplicarem seu dinheiro.

O laudo de avaliação da empresa dá mais confiança a eles e oferece subsídios para a tomada de decisão.

Afinal,  apresenta não apenas o valor mas também um mapa de sua situação econômico-financeira.

Outra aplicação comum é o valuation para a fusão entre empresas. 

No mundo corporativo, a fusão consiste na união de duas ou mais empresas diferentes com objetivos comuns, por exemplo:

benefícios da avaliação de empresa
  • para se expandirem,
  • se fortalecerem no mercado,
  • se reposicionarem ,
  • ou mesmo reagirem a momentos de crise.

Mas a união entre duas ou mais realidades não é fácil.

E aí a avaliação das empresas envolvidas no processo de fusão permite desenhar os melhores caminhos para que a operação seja concretizada de forma igualitária e proporcional.

2) Divisão de bens, de herança, cisão ou separação de sócios

Nesses casos, normalmente desconfortáveis, a oferta de dados precisos é útil para minimizar as divergências de opinião e garantir a equidade.

Aplica-se a mesma lógica em outras situações como a de cisão de empresas, a de separação conjugal ou de divisão de herança

3) Abertura de capital e investimentos em ações

A empresa precisa estabelecer o número de ações que serão colocadas à venda e o valor inicial delas ao realizar abertura de capital.

Então o  valor total da empresa, apurado no valuation, é dividido pelo número de ações que serão colocadas  na Bolsa de Valores.

E assim determina-se o valor de cada ação.

Naturalmente, depois do IPO, o próprio movimento do mercado estabelecerá as alterações nesse valor, para mais ou para menos.

4) Ferramenta de gestão

A avaliação de empresas também é útil para definir caminhos de crescimento.

Nesse caso ter parâmetros para aumentar o valor da empresa é o mais importante.

Em primeiro lugar, se calcula o valor da empresa e se estabelecem estratégias para aumentar o valuation.

Depois disso a avaliação da empresa é repetida periodicamente para apurar o crescimento. (Ver gestão baseada em valor).

O caso de Douglas Scomparin, proprietário da Ingáflex, exemplifica bem como o valuation pode ajudar o empresário a alavancar o negócio.

Ele não estava satisfeito com os resultados de sua indústria de etiquetas.

Por isso, pensou em vender e resolveu investir em um valuation.

Porém, como mencionamos, alguns dos métodos de avaliação apresentam sugestões de melhoria ao negócio observadas durante o valuation.

Foi o que aconteceu com Scomparin, ou seja,  ele deu-se conta que sua empresa merecia receber investimentos a partir do laudo de avaliação,

“O valuation mudou completamente a minha visão estratégica como proprietário, percebi que valia a pena investir no negócio. Me abriu horizontes sobre pontos a serem melhorados em quase todas as áreas da minha empresa. Fiz as mudanças e crescemos 30% já no ano em que fizemos a avaliação”, diz ele. Conheça melhor esse caso clicando aqui.

5) Negociação de benefícios

Já pensou em reduzir a taxa de juros para um financiamento bancário em 10% ?

Pois isso aconteceu com um empresário do segmento de indústria.

A instituição bancária reconheceu a solidez da empresa a partir dos dados apresentados no Laudo de Avaliação.

Por isso, reduziu a taxa de juros para o empréstimo de 1,8% para 1,62%. Isso lhe permitiu fazer os investimentos necessários para expandir.

Em suma, o laudo de avaliação pode te ajudar a ter acesso a crédito.

Outras aplicações

Saber quanto vale uma empresa não é o único benefício da aplicação dos métodos de valuation. É importante considerar ainda que é possível utilizar métodos especializados para outros tipos de avaliação como: avaliação de ativos tangíveis e avaliação de ativos intangíveis; de bens, máquinas e equipamentos; marcas; patentes; e Start-ups.

Quanto custa avaliar uma empresa?

O valor do serviço de avaliação de empresas depende da complexidade da empresa.

Isso depende de fatores fatores como, por exemplo:

  • tipo de regime tributário da empresa;
  • o número de colaboradores;
  • o faturamento anual;
  • a lucratividade média;
  • e a pré-existência de controles gerenciais bem definidos ou a inexistência deles, entre outros;
  • informalidades na empresa.

De todo modo, uma dúvida muito comum é porque a avaliação de uma empresa costuma ter um valor mais alto do que a de um imóvel.

Isso ocorre porque a avaliação de  empresa é um serviço especializado muito diferente de outros tipos de avaliação. 

A mensuração do valor de uma casa ou de um terreno envolve um número bem menor de variáveis condicionantes do preço final, conforme apontamos no início deste texto.

Como saber se devo fazer o investimento em valuation?

Além disso, outra dúvida muito comum entre os clientes é sobre como saber se o investimento em valuation compensa.

Em geral, certamente o investimento será compensado pela própria precisão do valor da empresa.

Isso porque um pequeno erro de cálculo pode afetar o valor da empresa em milhares (ou até milhões) de reais.

Já pensou descobrir que a sua empresa vale mais do que lhe disseram?

Infelizmente, é comum o cálculo do valor da empresa ficar abaixo do mercado como resultado da falta de qualidade no processo de apuração do valor.  

Entretanto, a empresa não perde apenas quando seu valor é subestimado.

Se a empresa apresenta valor acima do razoável ou do vigente então os investidores se afastam e negociações potenciais são prejudicadas. (Veja: Quanto custa avaliar uma empresa?)

Avaliador de empresas ou avaliação on-line: o que é melhor ?

A avaliação on-line normalmente é mais barata e rápida, às vezes até, imediata.

Em contrapartida oferece resultados muitos simples e básicos.

Já o investimento nos serviços de consultoria avaliação de empresas é maior no entanto oferece benefícios como:

  • possibilidade de conversar particularmente com o avaliador durante o processo de valuation;
  • relatório de valuation detalhado e com indicação de caminhos para valorizar a empresa;
  • e até mesmo apresentação presencial  do Laudo de Valuation ou por videoconferência.

Nesse sentido,  essa modalidade de avaliação oferece mais precisão e desfruta de muito mais credibilidade no mercado.

A consultoria de avaliação de empresas é feita por uma empresa especializada ou por um avaliador de empresas independente.

E se você está buscando um profissional de avaliação então lembre-se de considerar ainda confidencialidade e imparcialidade.

E, acima de tudo, considere que o bom avaliador jamais produzirá um laudo apenas para justificar o valor que o proprietário acha que a empresa vale.

Aliás, em geral, o valuation feito por um profissional independente tem credibilidade justamente porque garante mais imparcialidade do que se fosse feito pelo próprio dono, por exemplo.

Além disso, é fundamental certificar-se quanto aos mecanismos adotados pelo avaliador para garantir o sigilo.

Afinal, esse profissional acessará dados estratégicos da empresa e precisa se comprometer com a confidencialidade.

Por isso, antes de contratar o serviço, busque indicações confiáveis, conheça o histórico e as qualificações do profissional ou da consultoria de valuation.

Conclusão

Em suma, a avaliação de empresas (valuation) é uma estratégia bastante relevante. E, nesse texto, discutimos um pouco dessa importância.

Em primeiro lugar, definimos o que é a aviação de empresas. Em segundo lugar, apresentamos os métodos de valuation mais utilizados pelo mercado. Com isso vimos que se trata de um processo baseado em análises especializadas que dão segurança quanto ao valor apurado.

E, além disso, com múltiplos benefícios e aplicações para diferentes tipos de negócio.

Acima de tudo, especialistas apontam que o processo de avaliação de empresas deve incluir:

“profunda e prévia verificação” das informações da empresa e requer domínio de conceitos econômicos e financeiros; técnicas de cálculo; fatores internos e externos à empresa que influem em seu valor econômico.* 

Se você já está pronto para fazer um valuation e deseja realizar um orçamento então é só entrar em contato conosco: Solicite um contato ou um orçamento avaliação !

Mas, se você ainda deseja saber mais sobre esse assunto, deixamos algumas indicações de leitura para você:

  • Saiba mais sobre o método Fluxo de Caixa Descontado 
  • Pense melhor sobre a importância da avaliação de empresas

(*ASSAF NETO, Alexandre. Valuation: Métricas de Valor e Avaliação de Empresas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2017.)

Summary
Saiba tudo sobre os principais métodos de avaliação de empresas, sua importância, aplicações, benefícios e quanto custa o valuation
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Saiba tudo sobre os principais métodos de avaliação de empresas, sua importância, aplicações, benefícios e quanto custa o valuation
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Avaliação de empresas é o cálculo do valor da empresa por meio da utilização de métodos especializados. Nesse artigo, você vai saber mais sobre esses métodos como Fluxo de Caixa Descontado Livre, Múltiplos, Valor Contábil ou Valor Patrimonial. E ainda conhecerá as etapas, aplicações e benefícios do valuation.
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D&R Negócios
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