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Avaliação de Empresas (Valuation) – O que é?

Avaliação De Empresas (Valuation) – O Que é?

Se você já se perguntou: “quanto vale minha empresa ?”, então, está no lugar certo. Mas mesmo se essa nunca foi uma preocupação sua também recomendamos esse post para você. A avaliação de empresas pode ser muito mais importante para um negócio do que se imagina. Pode ajudar o empresário em inúmeras situações, como, por exemplo:

  • na tomada de decisões financeiras de investimentos, financiamento e dividendos;
  • na realização de aquisições, vendas, fusões e cisões;
  • na abertura de capital e investimentos em ações, etc.

Sabemos que apurar o valor de uma empresa no mercado não é uma tarefa fácil, mas é possível chegar a um valor real, lógico, e portanto defensável, a partir do uso de métodos de avaliação da empresa plicados por quem entende do assunto. Esse processo é fruto de análise demonstrada e não de estimativas vagas, por isso, seu resultado é seguro. Nesse post você vai saber exatamente o que é avaliação de empresas e entender porque fazer o valuation. Além disso vamos falar sobre como avaliar uma empresa.

Entenda o que é Avaliação de Empresas (Valuation) e a importância dela para seu negócio

ValuationA avaliação de empresas é o processo de mensuração do valor de uma determinada entidade com atividade econômica no setor comercial, industrial ou de prestação de serviços. Também é conhecida como Valuation, termo em inglês equivalente a avaliação de empresas. E ainda pode ser chamada de avaliação econômico-financeira para não ser confundida com outros tipos de análise de empresas.

É realizada por meio do uso de métodos especialmente desenvolvidos para isso e pode ter várias aplicações, como, a saber:

Já pensou descobrir que a sua empresa vale mais do que lhe disseram?

Pois é, isso já aconteceu com várias empresas que chegaram até nós. O cálculo do valor delas ficou bem abaixo do mercado por falta de um processo qualificado de mensuração do valor. O valor de empresas não pode ser apurado da mesma maneira que o de imóveis ou automóveis. Outro grande problema é que um pequeno erro de cálculo pode afetar o valor da empresa em milhares (ou até milhões) de reais. Assim, a falta de métodos de avaliação de empresas ou o uso inadequado deles frequentemente prejudica o negócio. Em suma, avaliar empresa requer expertise.

Mas  a empresa não perde apenas quanto seu valor é subestimado. Se, ao contrário, os valores atribuídos a empresa são acima do razoável ou do vigente, os investidores se afastam e negociações de compra e venda, que poderiam ser prósperas, são prejudicadas.

Temos até um caso interessante para exemplificar: o dono de indústria à venda apresentou expectativa alta quanto ao valor do seu negócio. A avaliação da indústria, por sua vez, ofereceu-lhe um cenário menos otimista do que ele esperava, todavia, de acordo com a realidade do mercado. E, graças a isso,  a empresa foi vendida praticamente pelo valor apontado na avaliação para um investidor.

Desse modo, os métodos de avaliação de empresa são eficazes na medida em que mostram como calcular o valor de uma empresa.

Mas, afinal, quanto vale uma empresa e como se calcula esse valor ?

como avaliar uma empresaBasicamente, o valor da empresa é o valor de seu futuro, ou seja, do caixa que ela pode gerar. E você pode estar pensando agora: “mas isso é subjetivo”. Entretanto, a partir do domínio dos métodos de avaliação, é possível fazer projeções seguras, considerando uma variação de cenários, do pessimista ao otimista.

A premissa básica da avaliação, como defende Assaf Neto, um especialista em Valuation, é obter um valor (ou uma faixa de valor) justo. Desse modo, que reflita “o retorno esperado em projeções de desempenho futuro coerentes com a realidade do negócio em avaliação” *. E assim, a importância da avaliação empresa está justamente no fato de esse valor ser confiável, razoável e defensável diante do mercado. Descrevemos a seguir um resumo do passo a passo do valuation de empresas.

  • Levantamento de Premissas:
    • Informações Contábeis, Gerenciais, Operacionais, Financeiras e Comerciais;
    • Dados Macroeconômicos, Setoriais e de Mercado.
  • Realização de Análises:
    • Cálculos detalhados a partir de metodologias especializadas.
  • Apresentação do resultado da Avaliação de Empresa (Laudo Detalhado), apresentando:
    • Valor da Empresa;
    • Dados da Avaliação e do Percurso da mesma;
    • Apontamentos sobre Perspectivas da Empresa.

Como calcular o valor de uma empresa 

Basicamente, após o levantamento dos dados da empresa, é feita a análise  dentro do contexto do mercado de atuação do negócio e das perspectivas em curto, médio e longo prazo. Considerando essas informações contextualizadas, o valor é projetado a partir de métodos de análise próprios. Os principais deles são: Fluxo de caixa descontado livre para a empresa (FDC)Avaliação relativa por múltiplos (geralmente, a partir do EBTIDA), e Transações comparadas. 

benefícios da avaliação de empresa

Então, a apuração do valor de empresas é diferente daquele adotado para saber quanto vale um imóvel ou automóvel, por exemplo.

Especialistas apontam que o processo de avaliação deve incluir “profunda e prévia verificação” das informações da empresa e requer domínio de:

  • conceitos econômicos e financeiros;
  • técnicas de cálculo;
  • fatores internos e externos à empresa que influem em seu valor econômico.*

Saiba como a Avaliação de Empresas (Valuation) pode gerar muitos benefícios para seu negócio

Avaliação de empresasO Valuation oferece muita segurança em processos de compra e venda de empresas. Foi a avaliação de uma empresa na área de TI, por exemplo, que atraiu um investidor. Ele procurava oportunidades e os dados da avaliação lhe deram subsídios para a tomada de decisão. Mas os benefícios da avaliação de empresas podem ir muito além disso.

O empresário Douglas Scomparin, proprietário da Ingáflex, por exemplo, usou o valuation para alavancar seu negócio. Ao fazer a avaliação de sua indústria de etiquetas, deu-se conta que sua empresa merecia recebe investimentos. “O valuation mudou completamente a minha visão estratégica como proprietário. Abriu horizontes sobre pontos a serem melhorados em quase todas as áreas da minha empresa. Fiz as mudanças e crescemos 30% já no ano em que fizemos a avaliação”, diz ele.

Assim, a apuração do valor de uma empresa ajuda em inúmeras situações e nós listamos e explicamos a maior parte delas abaixo.

Confira seis motivos para você saber o valor de sua empresa

  • Fazer fusão entre empresas

No mundo corporativo, a fusão  consiste na união de duas ou mais empresas diferentes com objetivos comuns. Elas se unem para se expandirem, se fortalecerem no mercado, se reposicionarem ou mesmo reagirem em momentos de crise. Mas a união entre duas ou mais realidades, por vezes diversas, nem sempre é tarefa fácil. E aí a avaliação das empresas envolvidas no processo de fusão permite desenhar os melhores caminhos para que a operação seja concretizada de forma igualitária e proporcional.

  •  Compra e venda de empresas 

Com já dissemos, esse é um dos motivos mais comuns que levam à avaliação de empresas. O objetivo é dar segurança ao comprador e ao vendedor. Chegar ao valor justo, defensável e compatível com a realidade do mercado beneficia a negociação. E, claro, aumenta as chances de êxito para o fechamento do negócio.

  • Procurar um investidor

Investidores, naturalmente, procuram oportunidades viáveis, seguras e de qualidade para aplicarem seu dinheiro. E o laudo de avaliação da empresa pode dar mais confiança a eles. Afinal,  apresenta não apenas o valor mas também um mapa de sua situação econômico-financeira.

  • Negociação de benefícios

Já pensou conseguir reduzir a taxa de juros para um financiamento bancário em 10% ? Pois é, isso aconteceu com um empresário do segmento de indústria. A instituição bancária reconheceu a solidez da empresa a partir dos dados apresentados no Laudo de Avaliação. Por isso, reduziu a taxa de juros para o empréstimo de 1,8% para 1,62%. 

  • Divisão de bens, de herança, cisão ou separação de sócios

Nesses casos, normalmente desconfortáveis, a oferta de dados precisos são úteis para minimizar divergências de opinião e garantir equidade. Foi o valuation que ajudou a criar consenso entre os dois sócios de uma indústria da área ambiental quanto ao valor das cotas daquele que venderia. E situações assim repetem-se com frequência. 

Em outras situações como a de cisão de empresas, de separação conjugal ou divisão de herança aplica-se a mesma lógica.

  • Abertura de capital e investimentos em ações

Ao realizar abertura de capital, a empresa precisa estabelecer o número de ações que serão colocadas à venda e o valor inicial delas. Para isso, divide-se o  valor total da empresa, apurado no valuation,  pelo número de ações que serão colocadas  na Bolsa de Valores. E assim apurar-se o valor de cada ação. Naturalmente, depois do IPO, o próprio movimento do mercado estabelecerá as alterações nesse valor, para mais ou para menos.

  • Ferramenta de gestão

A avaliação de empresas também é útil para definir caminhos de crescimento. Nesse caso, é feita especificamente para apontar melhorias e promover estratégias para aumentar o valor da empresa. O caso de Douglas Scomparin, citado anteriormente, exemplifica bem esse benefício do valuation. A empresa pode ter interesse em aumentar seu valor por muitos motivos, que vão desde fortalecer-se no mercado até preparar-se para a venda.

Nos casos em que o valuation é usado para gestão, é comum a avaliação ser repetida periodicamente para se aferir o crescimento.

Mas como o valuation pode apontar caminhos para aumentar o valor da empresa ?

Isso é possível  porque a avaliação de empresas (valuation) é um reflexo do negócio em pontos estratégicos. Isso permite reconhecer melhorias para aumentar o valor da empresa  e gerar projeções para o futuro. Você pode saber mais sobre isso nesses posts:

Benefícios da avaliação de empresa

Empresa: valor de mercado aumenta com gestão de pessoas

Perspectivas de análise de empresas que o valuation traz.

Em suma, a avaliação de empresas (valuation) é uma estratégia bastante relevante. E com múltiplos benefícios e aplicações para diferentes tipos de negócio. Também vimos que é um processo baseado em análises especializadas que dão segurança quanto ao valor apurado. Se você gostou do conteúdo, que tal conhecer também os nossos E-books: TUDO SOBRE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS e

E, claro, agora você já pode planejar fazer a avaliação de sua empresa; de suas máquinas e equipamentos, de sua marca, e até de sua start-up. Solicite um contato ou uma avaliação !

*ASSAF NETO, Alexandre. Valuation: Métricas de Valor e Avaliação de Empresas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

Avaliação de empresas

Dejair Baptista de Paula Junior

Sócio-diretor da D&R Negócios

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