Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Quanto vale minha empresa?
A resposta a essa pergunta “Quanto vale a minha empresa?” depende da realização do valuation que é feito a partir de métodos especializados. Natural, se você é dono do próprio negócio sabe se ele está indo bem ou não, mas isso é diferente de reconhecer quanto ele vale para o mercado. O valor de empresas lucrativas vai muito além do faturamento ou do patrimônio físico da empresa e está diretamente ligado com a riqueza que é capaz de gerar no futuro e não apenas pela sua condição atual. Além disso, os ativos intangíveis podem corresponder a até 90% do valor do negócio.
Mas se você não conhece o valor da sua empresa vai ficar mais difícil até mesmo agregá-lo ao seu produto ou serviço. Então, se quiser entender melhor como saber quanto vale sua empresa, aproveite este artigo!
Como saber quanto vale minha empresa ?
O principal cálculo do valor da empresa é feito a partir do fluxo de caixa. Esse é o indicador que representa melhor a realidade financeira da empresa porque, a partir dele, pode-se considerar todo seu potencial futuro de geração de riqueza e não somente a realidade atual do negócio.
Para isso, o avaliador analisa a taxa de crescimento da empresa e o cenário do mercado para projetar esses fluxos de caixa futuros. Depois, aplica uma taxa de desconto ao fluxo de caixa projetado porque é fundamental deduzir o custo médio de capital para esse crescimento em projeção. Esse custo é basicamente o do CAPEX, nome técnico dos investimentos em ativos, como máquinas, equipamentos, veículos entre outros. Se a empresa analisada tiver regime tributário Lucro Real, além dele deve-se deduzir a depreciação também. É por esse caminho, apresentado aqui de um jeito bem simplificado, que se chega ao o valor real ou valor justo da empresa.
Como se pode ver, a análise de fluxo de caixa vai além do Demonstrativo de Resultado da Empresa (DRE), em que constam o faturamento e a lucratividade do negócio. Esses dois últimos indicadores não representam o real potencial do negócio. Empresas com alto faturamento podem dar prejuízo e valerem menos do outras com receita menor, mas que são lucrativas. Por sua vez, um negócio menos lucrativo e com menos demanda de capital de giro, pode valer mais do que outro com alto lucro e grande necessidade de investimentos.
O cálculo do valor da empresa pelo fluxo de caixa parte da premissa do valor intrínseco, ou seja, aquele associado ao potencial da empresa a partir de seu potencial operacional próprio. Esse é o método mais reconhecido pelo mercado. Outro caminho bastante utilizado é o cálculo pelo valor relativo, isto é, em comparação com outras empresas do mesmo segmento do mercado.
Quanto vale a minha empresa em comparação com outras do mercado?
O valuation por comparação realiza-se a partir do uso de indicadores de mercado, dentre os quais o Ebitda é o mais conhecido e utilizado. Ele representa o Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização e o cálculo do valor de uma empresa a partir dele se faz da seguinte forma, a saber:
- a) toma-se algumas empresas como referência de mercado;
- b) a partir delas, se estabelece um múltiplo de Ebitda para representar o valor da empresa;
- c) se, em média, as empresas-base valem, por exemplo, 10 vezes seu Ebitda, esse é o multiplicador a ser utilizado;
- c) Assim, o valuation da empresa em análise será o equivalente a sua geração de caixa operacional vezes 10.
A escolha pelas empresas que serão tomadas como referência depende de semelhanças específicas com aquela em avaliação.
Naturalmente esse cálculo traz uma forte percepção da realidade do mercado para dentro do cálculo e normalmente é utilizado em associação com o fluxo de caixa descontado para qualificar o valuation.
Como saber o valor da minha empresa pode te ajudar?
O motivo mais comum para saber o valor da empresa é a venda do negócio. As operações de fusões e aquisições de empresas ficam muito mais seguras com o valuation. Mas essa aplicação não é a única e nem a mais importante. Saber quanto vale a empresa pode te ajudar em situações, como, por exemplo:
- descobrir indicadores de valor para monitorar, melhorar e crescer. Isso pode direcionar toda a gestão estratégica do negócio.
- agregar esse valor ao seu produto ou serviço;
- entender o valor dos seus ativos intangíveis (marca, carteira de clientes, patentes);
- garantir a entrada ou a saída de um sócio pagando um preço justo pelas cotas;
- resolver situações mais delicadas como uma dissolução societária total ou mesmo a divisão de vens ou de herança com menos “dor de cabeça”;
- rever a estratégia do negócio;
- usar o laudo de valuation como garantia para obter financiamento bancário, etc.
Conclusão
Em resumo, nesse artigo nós te mostramos como a pergunta “quanto vale a minha empresa” pode ser respondida com muita precisão a partir da realização de um valuation. Com o uso de métodos especializados fica mais fácil conhecer o valor do negócio e se preparar para fusões, aquisições ou ações estratégicas de gestão. Esperemos que esse artigo possa te motivar a descobrir essa riqueza dentro de sua empresa agora mesmo e, se precisar de ajuda, fale conosco.!
Muito bom!
Parabéns!