Conhecer o valor de uma empresa pode ser necessário para muitas situações. As operações de…
Conheça os métodos de avaliação de ativos intangíveis, suas aplicações e benefícios para qualquer empresa

No passado, o valor de uma empresa estava muito relacionado ao valor de seu imobilizado (equipamentos, máquinas, veículos, estoque, etc).
Atualmente, de acordo com estudo da consultoria norte-americana Ocean Tomo, o valor das 500 maiores empresas do mundo é constituído, em média, por 80% de intangíveis e 20% de ativos tangíveis.
Contudo, a maioria dos balanços patrimoniais não reflete o patrimônio intangível das empresas. Mas o valuation apura o valor da empresa considerando todo o seu universo de ativos.
E, nesse post, trataremos mais especificamente do valor desse capital intangível das empresas.
Se você tem interesse em entender melhor sobre como mensurar os avaliação de ativos intangíveis, confira nosso artigo!
- O que é um ativo intangível ?
- Métodos de avaliação de ativos intangíveis
- Importância da avaliação bens intangíveis
- Quando reconhecer um ativo intangível ?
O que é um ativo intangível ?
Os ativos intangíveis compõem a propriedade imaterial das empresas. São exemplos de ativos intangíveis:
- Carteira de Clientes;
- Direitos Autorais; direitos sobre hipoteca; e de comercialização;
- Franquias;
- Know-How;
- Licenças;
- Marcas;
- Patentes;
- Quotas de importação;
- Recursos Humanos;
- Softwares;
- Tecnologia, etc.
Mesmo quando estão associados a alguma substância física perceptível, sua parte mais relevante não é essa.
O valor econômico-financeiro de uma licença ou patente, por exemplo, não reside no documento comprobatório da mesma, mas no seu significado. Daí porque esse continua sendo um bem intangível.
O cálculo do valor do intangível é extremamente importante porque, em geral, representa mais do que o valor de seu patrimônio (imobilizado). O caso da Ingaflex exemplifica bem essa importância da avaliação de ativos.
Métodos de avaliação dos ativos intangíveis
É possível calcular o valor dos ativos intangíveis da empresa por meio de métodos que se baseiam em três grandes princípios, que são:
- Valor de mercado
- Custo
- Renda
Mesmo assim, a avaliação dos intangíveis está baseada em três grandes princípios, que são: o Income Approach; o Market Approach; e o Cost Approach.
Valor de mercado
É o valor do ativo com base na média de mercado para operações recentes de compra e venda com bens semelhantes. Esse método também é conhecido como Market Approach (Abordagem de Mercado).
Custo
Essa abordagem estima o valor do investimento necessário para o ativo intangível voltar a gerar lucro.
É um meio de avaliar ativos de negócios que possivelmente serão liquidados ou extintos porque não geram mais fluxo de caixa positivo.
Também pode ser útil em outros casos, como:
- comprar os ativos da empresa a valor líquido ou de mercado,
- avaliar quanto foi investido ou gasto para que aquele ativo tenha chegado a rentabilidade da atualidade.
É também conhecido como Cost Approach (Abordagem de custos)
Renda
É o valor do intangível com base na riqueza que pode produzir no futuro.
Esse método parte do pressuposto que a empresa vai continuar em operação perenemente e, portanto, vai gerar fluxos de caixa futuros que assegurarão sua perpetuidade.
Nesse caso, o valor da empresa e de todo os seus ativos intangíveis é o valor presente dos fluxos de caixa futuros, descontados por uma taxa que reflita o risco do negócio.
Essa projeção é feita a partir de séries históricas de dados dos bens intangíveis.
Esse é o método considerado mais adequado, embora muitas vezes precise ser associado aos outros. Também é conhecido como Income Approach (abordagem de renda)
Por fim, há ainda propostas específicas como, por exemplo, o Modelo de Hoss.
Em suma, não existe um sistema padronizado de avaliação de ativos intangíveis.
Cada cálculo leva em conta o contexto de uso do ativo, como suas características invisíveis dentro de um projeto, por exemplo.
Em suma…
Os ativos intangíveis são avaliados a partir de seu valor de mercado, da renda que poderá gerar no futuro, ou do custo para alcançar certa performance.
É muito importante considerar ainda que muitas vezes determinado ativo intangível depende de outros para gerar rentabilidade (contributory assets), de modo que isso também e considerado no processo de apuração de seu valor.
Conheça a importância da avaliação dos ativos intangíveis
Os laudos técnicos de avaliação dos intangíveis ajudam a materializar e documentar o valor desses bens.
Isso pode ser útil em inúmeras situações, como, por exemplo:
- Dar igualdade a processos de compra e venda de empresa (fusões e aquisições ou M&A); quando um novo sócio entra no negócio, ou se há dissolução societária;
- Buscar novos investimentos por meio de investidores ou financiamentos;
- Obter/oferecer garantias fiduciárias, principalmente para empresas prestadoras de serviços que não têm lastro em bens de capital;
- Organizar a abertura da empresa para franquias;
- Realizar abertura de capital em bolsa de valores;
- realização do PPA (Purchase Price Allocation)
Quando reconhecer um ativo intangível ?
De acordo com a norma contábil CPC 04, que trata sobre Ativo Intangível, esses bens apresentam três características que permitem reconhecer um ativo intangível, a saber: identificável, controlável e capaz de oferecer benefícios econômicos-financeiros futuros.
-Identificável: Pode ser identificado à parte porque tem autonomia em relação à empresa. Pode ser vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado como um bem à parte. E, além disso, resulta de direitos contratuais ou legais, que podem ou não ser separáveis da empresa.
-Controlável: A empresa proprietária controla o ativo e os benefícios econômicos que pode gerar. Por ser controlável, sua utilização requer prévia autorização da empresa detentora.
-Benefícios econômico-financeiros futuros: Incluem receita de venda, redução de custos ou outros benefícios que advenham do uso do ativo intangível pela empresa. Conhecer o valor dos Já os intangíveis afetam diretamente sua imagem no mercado, ao agregar valor a seus produtos e serviços.
Para exemplificar, basta evocarmos a imagem da Apple. Seus bens intangíveis a tornam uma das empresas mais valiosas do mundo, ou seja, sua capacidade intelectual de inovação e demais atributos de sua marca.
Conclusão…
Agora que você já sabe que o valor dos ativos intangíveis podem ser o grande diferencial no valuation de sua empresa, pode estar interessado em saber um pouco mais sobre o assunto. Por isso, deixamos textos sobre avaliação de dois tipos muito importantes de intangíveis, que são a marca e a carteira de clientes.
Saiba mais sobre avaliação de carteira de clientes
Saiba mais sobre avaliação de marcas
Mas, se você já quiser conhecer o valor do seus bens intagíveis, pode fazer um orçamento de avaliação conosco ? Fale conosco.
PPA (Purchase Price Allocation), ágio ou goodwill
Teste de Impairment: solução para empresas saberem quanto realmente tem de ativos
This Post Has 0 Comments