O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos…
Métodos de avaliação de empresas: saiba como calcular o valor do seu negócio

Métodos de avaliação de empresas são usados para identificar o valor real de uma empresa, sendo que os principais utilizados pelo mercado são:
- Valor Patrimonial
- Fluxo de caixa descontado
- Múltiplos
- Valor de Mercado
- Transações comparadas
- Liquidação
Nesse artigo explicaremos os principais métodos de avaliação de empresas. Afinal, é necessário avaliar a empresa para venda, para fusões e aquisições e em muitas outras situações.
1) FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (FCD)
O Fluxo de Caixa Descontado Livre para Empresa é o método de avaliação de empresas mais aceito atualmente. É considerado o mais completo e com maior grau de confiabilidade pelo mercado porque calcula o valor justo da empresa e estima sua capacidade produtiva em longo prazo.
A partir dos dados da empresa e do mercado são feitas projeções dos fluxos de caixa que a empresa pode produzir no futuro. E, dentro desse horizonte de projeção, calcula-se a perpetuidade dessa geração de caixa.
Depois, tanto o fluxo de caixa projetado quanto a sua perpetuidade são trazidos a valor presente a partir da uma taxa de desconto. A aplicação dessa taxa permite mensurar o quanto a empresa, com todas as suas perspectivas, deve valer atualmente. A taxa de desconto reflete o custo de capital, ou seja, o risco do negócio e o retorno mínimo esperado de empresas do mesmo segmento.
Além do valor da empresa, o Fluxo de Caixa Descontado tem a vantagem de apontar perspectivas do negócio em curto, médio ou longo prazo e diretrizes para valorização a empresa.
2) Métodos de avaliação de empresas: AVALIAÇÃO RELATIVA POR MÚLTIPLOS
O método de múltiplos é uma abordagem baseada no mercado. Compara a empresa avaliada com outras do mesmo segmento, com capital aberto em bolsa de valores no Brasil e em mercados emergentes.
A comparação é feita a partir de variáveis como o faturamento, o lucro líquido ou o Ebitda.
Se, por exemplo, o faturamento e o lucro líquido da empresa avaliada correspondem à metade do valor desses indicadores naquela que lhe serve de base, então, seu valor no mercado será, proporcionalmente, em torno da metade do preço da empresa-parâmetro.
A avaliação relativa por múltiplos também é um dos principais métodos de avaliação de empresas.
Mas não é considerado tão completo quanto o Fluxo de Caixa Descontado e tem a desvantagem de não oferecer tantas perspectivas quanto o último.
Entretanto tem a vantagem de refletir a realidade do mercado, por isso, geralmente é utilizada em apoio ao FCD.
3) Métodos de avaliação de empresas: TRANSAÇÕES COMPARADAS
Transações Comparadas estima o valor da empresa a partir da comparação com o valor de venda de outras empresas do mesmo segmento, sejam de capital aberto ou fechado.
Essa metodologia é menos precisa, mas reflete o que está acontecendo no mercado. E, nesse sentido, é um bom apoio ao Fluxo de Caixa Descontado.
4) Valor de mercado
O método valor de mercado só é aplicável a empresas com capital aberto em bolsa de valores, com ações de alta liquidez. Calcula o valor pela média ponderada entre o preço das ações e seu volume de negociação dentro de um período pré-determinado.
É o chamado Preço médio ponderado por volume, em tradução livre para o português, ou VWAP (Volume-weighted average price).
É muito específico e não tem o rigor técnico de um autêntico método de valuation.
Os valores utilizados variam muito conforme o prazo. E sua premissa de que o mercado dá preço justo aos ativos é questionável. Também não necessariamente reflete o potencial da empresa em gerar caixa no futuro.
5) Valor Patrimonial ou Valor Contábil
O valor patrimonial da empresa baseia-se no valor de seu patrimônio líquido (diferença entre o ativo e o passivo) e registrado no balanço patrimonial.
Sendo assim, o valor patrimonial é o valor contábil do patrimônio líquido.
Esse método de calcular o valor reflete o desempenho histórico da empresa, mas não considera perspectivas em longo prazo.
Assim, é mais utilizado para empresas fora de operação, com ativo imobilizado significativo, ou em dificuldades financeiras graves.
É possível também calcular o valor patrimonial de liquidação que estima o valor dos ativos (bens e direitos) da empresa a preço de mercado e subtrai seus passivos (Deveres e Obrigações). É mais indicado quando a empresa está dando prejuízo e não tem perspectivas futuras de reverter a situação.
Como fazer a avaliação de uma empresa?
Summary

Article Name
Métodos de avaliação de empresas: saiba como calcular o valor do seu negócio
Description
Os métodos de avaliação de empresas permitem apurar o valor real da empresa para fusões, aquisições, expansão e outras operações. Os principais métodos de valuation são Fluxo de Caixa Descontado e Múltiplos, mas há muitos outros como Valor Patrimonial, Valor de Mercado, Transações Comparadas, entre outros.
Author
D&R Negócios
Publisher Name
D&R Negócios
Este artigo tem 0 comentários