skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544      

Avaliar empresa: a importância do valuation para restaurante

Avaliar Empresa: A Importância Do Valuation Para Restaurante

Avaliar Empresa – Restaurante

O mercado de alimentação fora de casa cresce no Brasil. Os motivos para isso são muitos, desde a urbanização e aumento da participação da mulher no mercado de trabalho ao aumento da oferta de food services (restaurantes, padarias, etc.). Mas tão importante quanto ocupar esse mercado é saber quanto sua empresa vale dentro desse segmento promissor. Para isso não basta calcular a relação entre os gastos e o faturamento. Saber quanto uma empresa vale é um processo especializado que envolve um número bem maior de variáveis e estratégias específicas. É preciso uma metodologia para avaliar empresa.

“Não apenas como dono de restaurante, mas como investidor e empresário posso dizer que o valuation é necessário para se conhecer o valor corresponde à realidade do mercado. Vejo donos de restaurante avaliando seu próprio negócio, mas sem base analítica, usando uma lógica que não é compatível com o adequado e nem com a que funciona no mercado”, diz Robson Dolberth Filho, sócio proprietário da Rock Temakeria.

Porque avaliar empresa

De fato, a avaliação de empresa ou valuation mensura o valor da empresa a partir de metodologias seguras e reconhecidas pelo mercado. (Entenda como funciona o Valuation) No caso da Rock Temakeria foi a necessidade de mudança no quadro societário da empresa que motivou a procura da D&R Negócios para a avaliação da empresa. De acordo com Dolberth Filho, o valuation garantiu um processo justo para todos os lados e o sócio que saiu sentiu-se bem remunerado por sua parte.

Ainda segundo ele, embora não fosse o propósito inicial, a avaliação foi útil também ao plano de expansão da empresa. Para crescer, a marca escolheu entrar no sistema de franchising. O Valuation para restaurante ajudou muito nesse momento. Conhecer o valor da empresa auxiliou no estabelecimento do valor da franquia. Atualmente, além de Maringá, a temakeria está também em Ponta Grossa (PR). Em breve, estará em Balneário Camboriú (SC). Sem dúvida, o valuation instrumentaliza o dono com dados que demonstram o potencial de sua empresa. Em alguns casos pode apontar melhorias para fazer a empresa valer mais no mercado. Isso é possível porque o valuation engloba estudos comparativos de mercado que oferecem esses parâmetros ao avaliador.

Por outro lado, o laudo de valuation para restaurante, como de qualquer empresa, favorece sua apresentação a potenciais investidores. Pelo fato de apresentar dados concretos e análises lógicas do negócio, esse documento pode ser decisivo para o fechamento . É importante lembrar que o valuation para restaurante não é um serviço destinado apenas a grandes empresas. Todas podem contar com essa ferramenta para tomar suas decisões e trilhar suas estratégias.

A Importância do valuation

Se você quer entender melhor a importância do valuation e saber mais sobre avaliação de empresas, você baixar nosso E-book “Tudo o que você precisa saber sobre Avaliação de Empresas“. Nele você vai encontrar assuntos como:

• O que é uma avaliação de empresa ?

Você conhecerá o processo de mensuração do valor de uma empresa e suas metodologias especializadas de valuation.

• Por que avaliar minha empresa ?

Entenderá quais são os motivos mais comuns para o valuation e a utilidade da avaliação para sua empresa.

• Quanto custa a avaliação de uma empresa ?

Vai compreender ainda fatores que interferem no custo do valuation e a importância de investir em uma boa avaliação.

• Por que saber o valor da empresa é só um dos benefícios da avaliação ?

Finalmente, esse E-book aponta inúmeros outros aspectos que a avaliação indicará sobre sua empresa, além da demonstração do valor de mercado do negócio, que é seu objetivo central.

BAIXA AGORA, É GRATUITO!

Dados do setor de alimentação

De acordo com o IBGE, O brasileiro gasta em torno de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. Cerca de 34% dos gastos dos brasileiros com alimentação sejam direcionados a foodservice, que engloba restaurantes, padarias, lanchonetes, etc. Tanto que o setor de bares, restaurantes, padarias, hotéis, sorveterias etc, representa 33% do mercado de alimentação no país.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as vendas do setor cresceram 2,5% no ano passado. O setor represente em torno de 2,7% do PIB brasileiro de acordo com a Abrasel.

De janeiro a abril, a indústria de produtos alimentícios cresceu 4,8% em comparação com igual período de 2017 e a de bebidas 4,5%, segundo o IBGE e o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI). Esse segmento da indústria compõe um cenário de recuperação do setor de forma geral.

 

D&R Negócios 44-3029-5309 // Whatsapp 55 44 99234544  // der@dernegocios.com.br

Fale conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top