skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544        

Quanto vale uma empresa de TI?

Quanto Vale Uma Empresa De TI?

Como saber quanto vale uma empresa cujo diferencial está nos benefícios gerados ao cliente e não exatamente nos produtos ou serviços ? E quando o grande diferencial é o conhecimento dos profissionais embutido no produto/serviço, como mensurar esse valor ?

Sabemos que essa é uma dúvida é muito comum dentro do universo de avaliação de empresas. E empresas cujo maior  valor está calcado nos ativos intangíveis são uma realidade muito própria da contemporaneidade. Justamente por isso destacamos esse post para tratar do assunto. E, para exemplificar, escolhemos um segmento cujo valor é impactado principalmente por know-how e expertise, que é o de tecnologia de informação (TI).

Qual diferencial do valuation aplicado a empresas cuja força são os ativos intangíveis ?

Tecnologia-da-informação-TIPode-se dizer que o diferencial é justamente o de tornar bastante concreto, objetivo mesmo, quando vale uma empresa com essas características.  Empresas da área de tecnologia da informação (TI) são um caso típico. Esse segmento envolve negócios diversos da área de informática que visam a produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e uso de informações. E o que há de comum entre as empresas do setor é que mais do que a solução de tecnologia da informação oferecida, ou o software em si, valem os benefícios que esses produtos e serviços geram aos clientes. Assim, o conhecimento dos profissionais embutido no produto/serviço e, por consequência, o reconhecimento da marca no mercado são muito valiosos.

Então, para saber  quanto vale uma empresa de TI é muito importante conhecer o valor de seus ativos intangíveis.  E é exatamente esse o foco do avaliador na aplicação das metodologias de avaliação de empresas (valuation). Por meio delas é possível chegar a uma faixa de valor adequado para aquela empresa de TI no mercado. Normalmente, como resultado do valuation, o avaliador apresenta uma faixa de valor que varia entre os cenários otimista e pessimista. Mas que permite concretizar o valor desses ativos intangíveis

As metodologias de valuation consideram fatores diversos relativos à empresa e ao mercado. Costumam trabalhar com a projeção do fluxo de caixa e comparativos de valor de mercado, como os baseados em EBITDA. E, além de mensurar o valor da empresa, podem apontar alternativas de valorização do negócio para o futuro.

Mas é muito importante considerar que mesmo para empresas menos dependentes de seus ativos intangíveis, esses podem representar uma parcela muito mais significativa do seu valor do que o esperado. Sobre esse assunto desenvolvemos, inclusive, um texto específico: Quanto valem seus ativos intangíveis ? 

Porque saber quanto vale uma empresa de TI é tão importante atualmente

Com o mercado de TI aquecido em todo o Brasil, boas oportunidades de compra, venda ou fusão costumam surgir. Investidores procuram segmentos interessantes para colocar seus recursos. Grandes empresas incorporam negócios menores.  E esse passa a ser um excelente momento para vender uma empresa e obter bons lucros, conforme Dejair Baptista de Paula Jr comenta no vídeo no vídeo abaixo.

Pois é, seja para aproveitar o aquecimento do mercado ou quando os próprios donos precisam fazer um aporte de capital para ampliar seus negócios, em todas essas situações, torna-se importante comprovar quanto vale a empresa. No caso de compra, venda ou fusão, o valuation permite chegar a um preço justo para ambas as partes. Do mesmo modo, o laudo de avaliação pode ajudar a comprovar a solidez da empresa junto a instituições financeiras.

O valuation também pode ser útil para a empresa de TI vender a propriedade de um software para outra empresa a um preço justo.

Além disso, o valuation pode ter outras aplicações mais específicas, como a de dar equidade à separação societária ou divisão de herança. E ainda pode ser utilizado como ferramenta de gestão, embora essa aplicabilidade seja menos conhecida. Nesse caso, o empresário realiza avaliações periódicas para mensurar a valorização da empresa. Essas avaliações, por sua vez, podem ir apontando melhorias a serem feitas em cada período para aumentar o valor do negócio.

 Se a empresa de TI for uma startup: dá para fazer o valuation ?

De fato, startups estão muito associadas a soluções de TI, justamente por serem focadas em inovação. As metodologias de valuation também ajudam a mensurar o valor desse tipo de negócio. Nesses casos, saber o valor de uma startup é útil para:  captar dinheiro junto a investidores;  para vender seus ativos; ou acompanhar o crescimento.

O cálculo do valor de startup considera informações específicas como, por exemplo: tamanho do mercado; tração (capacidade de atrair bons investidores para acelerar o crescimento); inovação; diferenciação; tecnologia; barreiras de entrada; estágio de desenvolvimento; ativos intangíveis; riscos e investimentos já realizados.

Logo, saber quanto vale uma empresa de TI requer estratégias especializadas que normalmente associam métodos de valuation. Costumam ser usados os tradicionais métodos de Fluxo de Caixa Descontado Livre para Empresa (FCD) ou Transação relativa por múltiplos associados ao Método First Chicago. Saiba mais sobre avaliação de startups

Do mesmo modo que se avaliam empresas e startups, pode-se avaliar uma marca. A Avaliação de Marcas (Brand Valuation) pode ser baseada em custo, mercado e lucros. Para avaliar uma marca, é comum associar-se o Fluxo de Caixa Descontado Livre (FCD) com o  método chamado Royalty Relief. Saiba mais sobre avaliação de marcas

A marca é um dos principais ativos de uma empresa atualmente. Saber seu valor é vantajoso para realizar licenciamento, franquia e/ou balanço da empresa; para dar equidade em processos de fusão e/ou aquisição; atrair investidores; gerenciar riscos; ou organizar a estratégia da empresa para crescimento.

Você é dono de uma empresa na área de TI ou se os ativos intangíveis são muito poderosos para seu negócio, então, chegou a hora de saber exatamente quanto vale sua empresa. Quero fazer uma avaliação de empresa (valuation) !

Dejair Baptista de Paula JuniorAvaliação de empresas

Sócio-diretor da D&R Negócios

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR

(44) 3029-5309 / 9 9923-4544 

Linkedin / Linkedin – Page Company  / Fanpage  /D&R no Youtube 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top