O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos…
VALUATION Empresa de tecnologia pode se destacar muito pela força de seus ativos intangíveis


Como saber quanto vale uma empresa cujo diferencial está nos benefícios gerados ao cliente e não exatamente nos produtos ou serviços ?
E quando o grande diferencial é o conhecimento dos profissionais embutido no produto/serviço, como mensurar esse valor ?
Esse é o típico caso de empresas cujo maior valor está calcado nos ativos intangíveis e isso é uma realidade muito própria da contemporaneidade. Aliás, os bens intangíveis costumam impactar em quanto vale uma empresa de serviços.
Justamente por isso destacamos esse post para tratar do assunto. E, para exemplificar, escolhemos um segmento cujo valor é muito impactado pelo know-how e expertise, que é o das empresas de tecnologia da informação (TI).
Quanto vale uma empresa de serviços ?
A dúvida sobre como calcular o valor de uma empresa de prestação de serviços é muito comum. Afinal, esse é um segmento muito importante de mercado.
O valor da empresa é calculado por meio da riqueza que ela pode gerar no futuro ou por meio de indicadores de mercado, os múltiplos, como o Ebitda, por exemplo. Esses métodos de avaliação de empresas são aplicados a qualquer ramo ou segmento.
Mas há um grande diferencial para a avaliação de empresas do segmento de serviços. E esse diferencial são seus ativos intangíveis. Essa é uma riqueza que não se vê com os olhos mas que faz toda a diferença em quanto vale uma empresa de serviços. São ativos como o know-how dos profissionais, o conhecimento acumulado para a oferta do serviço, o atendimento, o relacionamento com o cliente, o valor da marca, etc.
Tudo isso precisa ser considerado com muito cuidado no valuation de uma empresa de prestação de serviços. E para exemplificar vamos tratar de um caso prático que é o valuation para empresas de tecnologia.
VALUATION empresa de tecnologia pode valer muito pelos seus intangíveis
Como vimos, saber quanto vale uma empresa de serviços significa conhecer a força de seus ativos intangíveis.
Pode-se dizer que o diferencial do valuation no caso de empresas com maior força em seus ativos intangíveis é justamente o de tornar bastante concreto, objetivo mesmo, o valor desses bens.
Empresas da área de tecnologia da informação (TI) são um caso típico.
Esse segmento da área de prestação de serviços envolve negócios diversos da área de informática que visam a produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e uso de informações.
E o que há de comum entre as empresas do setor é que os benefícios que esses produtos e serviços geram aos clientes vale tanto ou mais do que a solução de tecnologia da informação oferecida ou o software em si mesmos.
Assim, o conhecimento dos profissionais embutido no produto/serviço e, por consequência, o reconhecimento da marca no mercado, são muito valiosos.
Então, para conhecer o valuation de empresas de tecnologia é muito importante conhecer o valor de seus ativos intangíveis. Esse é exatamente o foco do avaliador na aplicação dos métodos de avaliação de empresas (valuation).
Assim, chega-se a uma faixa de valor adequado para aquela empresa de TI no mercado.
Normalmente, como resultado do valuation, o avaliador apresenta uma faixa de valor que varia entre os cenários otimista e pessimista. Mas que permite concretizar o valor desses ativos intangíveis
As metodologias de valuation consideram fatores diversos relativos à empresa e ao mercado.
Assim, costumam trabalhar com a projeção do fluxo de caixa e comparativos de valor de mercado, como os baseados em EBITDA.
Além disso, podem apontar alternativas de valorização do negócio para o futuro.
Mas é muito importante considerar que mesmo para empresas menos dependentes de seus ativos intangíveis, esses podem representar uma parcela muito mais significativa do seu valor do que o esperado.
Sobre esse assunto desenvolvemos, inclusive, um texto específico: Quanto valem seus ativos intangíveis ?
Se a empresa de TI for uma startup: dá para fazer o valuation ?
De fato, startups estão muito associadas a soluções de TI, justamente por serem focadas em inovação.
As metodologias de valuation também ajudam a mensurar o valor desse tipo de negócio.
Nesses casos, saber o valor de uma startup é útil, por exemplo, para: captar dinheiro junto a investidores; para vender seus ativos; ou acompanhar o crescimento.
O cálculo do valor de startup considera informações específicas como, por exemplo: tamanho do mercado; tração (capacidade de atrair bons investidores para acelerar o crescimento); inovação; diferenciação; tecnologia; barreiras de entrada; estágio de desenvolvimento; ativos intangíveis; riscos e investimentos já realizados.
Logo, saber quanto vale uma empresa de TI requer estratégias especializadas que normalmente associam métodos de valuation. Costumam ser usados os tradicionais métodos de Fluxo de Caixa Descontado Livre para Empresa (FCD) ou Transação relativa por múltiplos associados ao Método First Chicago. Saiba mais sobre avaliação de startups
Porque saber quanto vale uma empresa de TI é tão importante atualmente

Com o mercado de TI aquecido em todo o Brasil, boas oportunidades de compra, venda ou fusão costumam surgir.
Investidores procuram segmentos interessantes para colocar seus recursos. Grandes empresas incorporam negócios menores.
E esse passa a ser um excelente momento para vender uma empresa e obter bons lucros, conforme Dejair Baptista de Paula Jr comenta no vídeo no vídeo abaixo.
Pois é, seja para aproveitar o aquecimento do mercado ou quando os próprios donos precisam fazer um aporte de capital para ampliar seus negócios, em todas essas situações, torna-se importante comprovar quanto vale a empresa.
No caso de compra, venda ou fusão, o valuation permite chegar a um preço justo para ambas as partes.
Do mesmo modo, o laudo de avaliação pode ajudar a comprovar a solidez da empresa junto a instituições financeiras.
O valuation também pode ser útil para a empresa de TI vender a propriedade de um software para outra empresa a um preço justo.
Além disso, o valuation pode ter outras aplicações mais específicas, como a de dar equidade à separação societária ou divisão de herança.
E ainda pode ser utilizado como ferramenta de gestão, embora essa aplicabilidade seja menos conhecida.
Nesse caso, o empresário realiza avaliações periódicas para mensurar a valorização da empresa.
Essas avaliações, por sua vez, podem ir apontando melhorias a serem feitas em cada período para aumentar o valor do negócio.
Conclusão
Nesse artigo falamos sobre as especificidades para saber quanto vale uma empresa de serviços. E, como exemplo, analisamos o valuation para empresas de tecnologia da informação.
Para saber como calcular o valor de uma empresa de prestação de serviços é preciso conhecer os métodos de valuation. Observamos que eles são os mesmos para qualquer segmento. Mas a sua aplicação ou a análise do avaliador pode ter variações em cada setor.
No setor de serviços e, claro, no de tecnologia é fundamental conhecer o valor dos ativos intangíveis. Eles podem ser muito mais poderosos para seu negócio do que parece. E você já conhece o valor de seus ativos intangíveis ? Já sabe o valor da sua empresa ? Se quiser saber, só entrar em contato conosco!
Este artigo tem 0 comentários