Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Valuation empresa de tecnologia e os intangíveis que valem ouro
O diferencial das empresas de tecnologia normalmente está nos benefícios gerados ao cliente e não nos produtos ou serviços propriamente ditos. Logo, o valor desse tipo de negócio é muito impactado por ativos como a marca, o know-how e a expertise. Mas como mensurar o valor em um setor tão dependente de informações subjetivas como as que citamos? O valuation de empresa de tecnologia utiliza métodos capazes de contemplar diversos aspectos da organização, incluindo a riqueza de seu patrimônio intangível. Se você quer entender melhor a avaliação econômico-financeira dessas empresas de tecnologia de informação (TI), então, confira nosso artigo!
Como calcular o valor de uma empresa de tecnologia?
A área de tecnologia da informação (TI) envolve diversos negócios do universo de informática que visam a produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e uso de informações.
Isso quer dizer que o conhecimento dos profissionais embutido no produto/serviço e, por consequência, o reconhecimento da marca no mercado, são muito valiosos.
A dúvida sobre como calcular o valor de uma empresa de tecnologia é muito comum sobretudo pela repercussão dos bens intangíveis nos negócios desse segmento de mercado. Essa é uma riqueza que não se vê com os olhos, mas que faz toda a diferença no valor da empresa. Trata-se de know-how dos profissionais, o conhecimento acumulado para a oferta do serviço, o atendimento, o relacionamento com o cliente, o valor da marca, etc. As empresas do segmento de tecnologia são um ótimo exemplo da potência desses bens não-monetários.
Em suma, calcula-se o valor de uma empresa pela riqueza que pode gerar no futuro, a partir do método Fluxo de Caixa Descontado (Discounted Cash Flow – DCF). Outro caminho é por meio de indicadores de mercado, os múltiplos, como o Ebitda, por exemplo. Aplicam-se esses métodos de avaliação a qualquer ramo ou setor. O grande diferencial na área de tecnologia está em prestar mais atenção aos seus ativos intangíveis durante o cálculo.
Valuation em empresa de tecnologia por fluxo de caixa descontado
Dentro da lógica do DCF, o avaliador projeta os fluxos de caixa que a empresa pode produzir no futuro. Faz isso a partir da taxa histórica de crescimento e conforme as perspectivas de mercado. Depois, aplica uma taxa de desconto (Custo médio ponderado de capital) para trazer o montante a valor presente. Essa taxa reflete o risco do capital e, normalmente, o avaliador utiliza descontos diferentes para refletir uma variação entre os cenários otimista e pessimista. Durante esse processo, o avaliador levanta informações sobre todas as áreas estratégicas da empresa e, por isso, considera muito seus ativos intangíveis.
Valuation por múltiplos de mercado
Paralelamente ao fluxo de caixa, é comum associar-se também comparativos de valor de mercado, como os baseados em EBITDA. Nesse caso, usa-se a relação entre o valor de empresas escolhidas como base de comparação no mercado e seu Ebitda como múltiplo para o valuation. De forma bastante genérica, pode-sedizer que se as empresas-base têm o valor equivalente a 10 vezes o seu Ebitda, o valuation daquela em análise será seu Ebtida multiplicado por dez. O desafio é saber escolher as empresas certas e conduzir adequadamente as aproximações.
Assim, para saber quanto vale uma empresa de TI normalmente associam esses métodos de valuation. Além de DCF e Transação relativa por múltiplos associados, inclui-se o Método First Chicago, especialmente se for uma startup. Esse último, criado pelo Banco First Chicago, trabalha com a projeção de três cenários de valor que são: o cenário em pior caso; o provável; e o cenário em melhor caso. Cada um deles recebe um percentual entre 0 e 100% para representar sua chance de acontecer. O cálculo do valuation é feito a partir da média ponderada dos três cenários.
Importante considerar que o valuation de uma empresa de tecnologia a considera como um todo. O avaliador analisa amplamente todas as áreas estratégicas da organização, dando ênfase aos seus ativos intangíveis. Com isso, não raro aponta alternativas de valorização do negócio para o futuro. Sendo assim, é comum o valuation abrir caminho para o empresário potencializar o valor da sua empresa de tecnologia no mercado.
Contudo, também é possível realizar o valuation de um software específico da empresa ou até mesmo de cada um de seus intangíveis separadamente.
Se a empresa de TI for uma startup: dá para fazer o valuation?
As startups estão muito associadas a soluções de TI, justamente por serem focadas em inovação e, conforme mencionamos, existem metodologias de valuation para calcular o valor desse tipo de negócio. Saber o valor de uma startup é útil, por exemplo, para situações como captar dinheiro junto a investidores, para vender seus ativos, ou acompanhar o crescimento.
O cálculo do valor de startup considera informações específicas como, por exemplo: tamanho do mercado; tração (capacidade de atrair bons investidores para acelerar o crescimento); inovação; diferenciação; tecnologia; barreiras de entrada; estágio de desenvolvimento; ativos intangíveis; riscos e investimentos já realizados.
Qual a importância do valuation para uma empresa de tecnologia?
O crescimento da demanda por tecnologia move empresários a expandirem seus negócios, investidores buscam setores interessantes e grandes empresas adquirem negócios menores. Todas essas situações merecem um valuation para validá-las.
Conhecer o valor da empresa facilita as transações de fusões e aquisições, bem como, a adesão de um novo sócio ou investidor. Ajuda também a calcular o valor das cotas no caso de uma saída da sociedade ou a comprovar a solidez da empresa a uma instituição financeira para obtenção de crédito. Além disso, te ajuda a estudar seu cenário de investimentos e analisar quando e quanto é interessante continuar apostando na empresa.
Finalmente, pode ser usado como ferramenta de gestão, permitindo avaliar a valorização da empresa ao longo do tempo e identificar melhorias para aumentar seu valor.
Conclusão
Nesse artigo vimos que o valuation de uma empresa de tecnologia é essencial para compreender o valor real do negócio, levando em consideração toda a empresa e principalmente os ativos intangíveis que são fundamentais nesse setor. Métodos como o fluxo de caixa descontado e a análise por múltiplos de mercado são aplicados de forma especializada para empresas de TI, considerando a importância do know-how dos profissionais, o valor da marca e outros intangíveis. Com um valuation preciso, os empresários podem tomar decisões estratégicas, atrair investidores, expandir seus negócios e garantir a sustentabilidade e valorização da empresa no mercado de tecnologia. Observamos também que você pode realizar o valuation de um software específico da empresa e também de cada um de seus valiosos intangíveis separadamente. E você já conhece o valor de seus ativos intangíveis? Já sabe o valor da sua empresa ?
Este artigo tem 0 comentários