skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544      

Quanto vale uma empresa de TI ?

Quanto Vale Uma Empresa De TI ?

Para saber quanto vale uma empresa de TI é muito importante conhecer o valor de seus ativos intangíveis.  Afinal, mais do que o software em si ou a solução de tecnologia da informação oferecida, valem os benefícios que esses produtos e serviços geram aos clientes. Assim, o conhecimento dos profissionais embutido no produto/serviço e, por consequência, o reconhecimento da marca no mercado são muito valiosos.

Nesse sentido, o uso de metodologias de avaliação de empresas (valuation) permite concretizar o valor desses ativos intangíveis. Por meio delas é possível chegar a uma faixa de valor adequado para aquela empresa de TI no mercado. Normalmente, como resultado do valuation, o avaliador apresenta uma faixa de valor que varia entre os cenários otimista e pessimista.

As metodologias de valuation consideram fatores diversos relativos à empresa e ao mercado. Costumam trabalhar com a projeção do fluxo de caixa e comparativos de valor de mercado, como os baseados em EBITDA. E, além de mensurar o valor da empresa, podem apontar alternativas de valorização do negócio para o futuro.

Conheça os benefícios de saber quanto vale uma empresa de TI

Com o mercado de TI aquecido em todo o Brasil, boas oportunidades de compra, venda ou fusão costumam surgir. Investidores procuram segmentos interessantes para colocar seus recursos. Grandes empresas incorporam negócios menores. Assista nosso vídeo sobre o melhor momento de vender sua empresa:

Assim como, os próprios donos podem desejar fazer um aporte de capital para ampliar seus negócios. Em todas essas situações torna-se importante comprovar quanto vale a empresa. No caso de compra, venda ou fusão, o valuation permite chegar a um preço justo para ambas as partes. Do mesmo modo, o laudo de avaliação pode ajudar a comprovar a solidez da empresa junto a instituições financeiras.

O valuation também pode ser útil para a empresa de TI vender a propriedade de um software para outra empresa a um preço justo.

Além disso, o valuation pode ter outras aplicações mais específicas, como a de dar equidade à separação societária ou divisão de herança. E ainda pode ser utilizado como ferramenta de gestão, embora essa aplicabilidade seja menos conhecida. Nesse caso, o empresário realiza avaliações periódicas para mensurar a valorização da empresa. Essas avaliações, por sua vez, podem ir apontando melhorias a serem feitas em cada período para aumentar o valor do negócio.

 Se a empresa de TI for uma startup: dá para fazer o valuation ?

De fato, startups estão muito associadas a soluções de TI, justamente por serem focadas em inovação. As metodologias de valuation também ajudam a mensurar o valor desse tipo de negócio. Nesses casos, saber o valor de uma startup é útil para:  captar dinheiro junto a investidores;  para vender seus ativos; ou acompanhar o crescimento.

O cálculo do valor de startup considera informações específicas como, por exemplo: tamanho do mercado; tração (capacidade de atrair bons investidores para acelerar o crescimento); inovação; diferenciação; tecnologia; barreiras de entrada; estágio de desenvolvimento; ativos intangíveis; riscos e investimentos já realizados.

Logo, requer estratégias especializadas que normalmente associam métodos de valuation. Costumam ser usados os tradicionais métodos de Fluxo de Caixa Descontado Livre para Empresa (FCD) ou Transação relativa por múltiplos associados ao Método First Chicago. Saiba mais sobre avaliação de startups

Do mesmo modo que se avaliam empresas e startups, pode-se avaliar uma marca. A Avaliação de Marcas (Brand Valuation) pode ser baseada em custo, mercado e lucros. Para avaliar uma marca, é comum associar-se o Fluxo de Caixa Descontado Livre (FCD) com o  método chamado Royalty Relief. Saiba mais sobre avaliação de marcas

A marca é um dos principais ativos de uma empresa atualmente. Saber seu valor é vantajoso para realizar licenciamento, franquia e/ou balanço da empresa; para dar equidade em processos de fusão e/ou aquisição; atrair investidores; gerenciar riscos; ou organizar a estratégia da empresa para crescimento.

Quero fazer uma avaliação de empresa (valuation)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top