Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Métodos de avaliação de empresas: saiba como calcular o valuation do seu negócio
O valuation de empresas é essencial para você ser bem-sucedido em muitas transações como, por exemplo, expansão, fusões e aquisições, adesão de um sócio ou dissolução societária, etc. Esse processo usa métodos de valuation para identificar o valor da empresa com mais precisão e segurança. Os principais métodos de avaliação de empresas utilizados pelo mercado são:
- Fluxo de Caixa Descontado
- Múltiplos de mercado
- Transações comparadas
- Valor Patrimonial
- Liquidação
- Valor de mercado
Os métodos de valuation são o caminho ideal para saber quanto vale um negócio porque tem cientificidade e são progressivos, isto é, evoluem, são qualificados. Além disso, dão conta das inúmeras variáveis que compõem o valor de uma empresa e oferecem tratamento lógico aos dados. Finalmente, aumentam a precisão e a objetividade do valor da empresa. Mas escolher o mais adequado para o seu tipo de negócio é fundamental para ser bem sucedido na utilização deles. Quer saber a melhor forma de avaliar uma empresa? Aproveite nosso artigo.
Como avaliar uma empresa?
A avaliação de empresas atende a um universo de objetivos como: a compra e venda de empresas, a dissolução ou formação de sociedades empresariais por meio de compra e venda de cotas, o reconhecimento da viabilidade de um investimento, como instrumento de gestão (benchmarking com outros negócios, verificação do benefício de ações estratégicas para o valor da empresa, planejamento, inserção em planos de negócio para obter crédito junto a instituições financeiras, etc.
Mas, para avaliar uma empresa você precisa entender muito bem o a realidade do negócio e o cenário do mercado. Além disso deve dominar os métodos de valuation porque eles oferecem as premissas para o cálculo mais exato. Naturalmente, esses modelos de avaliação não resolvem tudo no processo porque dependem da destreza do avaliador em sua aplicação e no reconhecimento das peculiaridades de cada empresa. Mass oferecem os parâmetros para um caminho mais seguro e, por isso, na sequência, apresentamos alguns dos principais métodos de avaliação de empresas.
1) Fluxo de Caixa Descontado (Discounted Cash Flow): veja como avaliar o valor de uma empresa por esse método
O Fluxo de Caixa Descontado Livre para Empresa (FCD ou DCF – Discounted Cash Flow) é o método de avaliação de empresas mais aceito pelo mercado. Ele calcula o valor justo do negócio e estima sua capacidade produtiva em longo prazo, por isso, é o mais completo e com maior grau de confiabilidade.
Fazem-se as projeções dos fluxos de caixa esperados para o futuro a partir dos resultados históricos da empresa e do mercado. Dentro desse horizonte de projeção, calcula-se a perpetuidade da geração de caixa. Depois, tanto o fluxo de caixa projetado quanto a sua perpetuidade são trazidos a valor presente a partir da aplicação de uma taxa de desconto. Essa dedução permite mensurar o quanto a empresa deve valer atualmente considerando-se todas as suas perspectivas. A taxa de desconto escolhida reflete o custo de capital, ou seja, o risco do negócio e o retorno mínimo esperado de empresas do mesmo segmento.
Mas, além do valor da empresa, o método de valuation Fluxo de Caixa Descontado tem outra vantagem que é a de apontar as perspectivas do negócio em custo, médio ou longo prazo. Esses indicadores tornam-se diretrizes para a valorização da empresa, isto é, para fazê-la valer mais.
2) Métodos de avaliação de empresas: avaliação relativa por múltiplos
O método de valuation por múltiplos é uma abordagem baseada no mercado, pois, compara a empresa avaliada com outras do mesmo segmento e perfil. Toma-se por base de comparação negócios selecionados entre aqueles que tem capital aberto em bolsa de valores no Brasil e em mercados emergentes.
Realiza-se a comparação a partir de variáveis como Ebitda, Ebit, faturamento e lucro líquido, usadas como múltiplos. Logo se, por exemplo, o Ebitda da empresa avaliada corresponde à metade do valor desse indicador naquelas que lhe servem de base, então, seu valor no mercado será proporcionalmente em torno da metade do preço das empresas-parâmetro.
O valuation por múltiplos também é um dos principais métodos de avaliação de empresas, embora seja menos completo do que o Fluxo de Caixa por não considerar as perspectivas para o negócio, tampouco apresentar indicadores estratégicos. Todavia, tem a vantagem de refletir muito bem a realidade do mercado.
3) Veja como avaliar uma empresa pelo método de valuation Transações comparadas
O método de avaliação por transições comparadas estima o valor da empresa a partir da comparação com o valor de venda de outras empresas do mesmo segmento, sejam de capital aberto ou fechado. Essa maneira de calcular é menos precisa, mas reflete o que está se passando no mercado e, nesse sentido, é um bom apoio ao método Fluxo de Caixa Descontado.
4) Valor de mercado
O método valor de mercado aplica-se somente a empresas com capital aberto em bolsa de valores, com ações de alta liquidez. Calcula o valor pela média ponderada entre o preço das ações e seu volume de negociação dentro de um período pré-determinado. É o chamado Preço médio ponderado por volume, em tradução livre para o português, ou VWAP (Volume-weighted average price).
Como se vê, é um método muito específico e não tem o rigor técnico de um autêntico método de valuation. Os valores utilizados variam muito conforme o prazo e sua premissa de que o mercado dá preço justo aos ativos é questionável. Ele também não necessariamente reflete o potencial da empresa em gerar caixa no futuro, o que é um clara limitação.
5) Valor Patrimonial ou Valor Contábil: como avaliar o valor de uma empresa assim
O valor patrimonial da empresa baseia-se no valor de seu patrimônio líquido (diferença entre o ativo e o passivo) e é registrado no balanço patrimonial. Sendo assim, o valor patrimonial é o valor contábil do patrimônio líquido.
Esse método de calcular o valor reflete o desempenho histórico da empresa, mas não considera as perspectivas em longo prazo. Assim, utiliza-se mais para empresas fora de operação, com significativo ativo imobilizado, ou em dificuldades financeiras graves.
É possível calcular também o valor patrimonial de liquidação, isto é, estimar o valor dos ativos (bens e direitos) da empresa a preço de mercado e subtrair os passivos (deveres e obrigações). Indica-se mais quando a empresa está dando prejuízo e não tem previsão de reverter a situação.
Como avaliar uma empresa para venda?
Dentre todos os que citamos, os métodos mais indicados para avaliar uma empresa para a venda são o Fluxo de Caixa Descontado, os Múltiplos de Mercado (especialmente usando o Ebitda) e o método de Transações Comparadas. Afinal, essas são as formas mais indicadas para a valoração de boas empresas, lucrativas e em crescimento.
Quais são os principais métodos de avaliação de ativos?
Outra dúvida muito comum com relação ao valuation, é quanto aos métodos de avaliação de ativos, já que as empresas possuem bens tangíveis e intangíveis. Sendo que esses últimos podem acumular uma grande riqueza do negócio. Sobre esse assunto, o valuation da empresa já vai considerar todo o seu universo de ativos quando se utilizam métodos como DFC e Múltiplos, por exemplo.
Mesmo assim é possível realizar o valuation dos ativos separadamente. No caso dos ativos intangíveis existem métodos especializados para se calcular o valor da marca, carteira de clientes, patentes, softwares, etc. Eles são úteis e necessários para se realizar transações específicas com esses ativos.
Sete passos de como avaliar uma empresa:
Na aplicação desses métodos é muito importante considerar algumas premissas essenciais para o êxito, que são:
- Avaliar com isenção e não se deixar levar por impressões ou interesses pessoais. A transparência e a credibilidade são essenciais para o valuation ser realmente um instrumento facilitador de negócios e negociações
- Usar os métodos certos para cada empresa, afinal, a escolha depende da saúde financeira do negócio, do volume de dados disponíveis, etc.
- Cuidar das comparações entre negócios. Não existem negócios idênticos, por isso, na avaliação relativa ou por múltiplos semelhanças e diferenças devem ser muito bem ponderadas.
- Ser realista, ou seja, coerente com a economia e suas sinalizações quanto a taxa de crescimento e o custo do capital realmente plausíveis para cada negócio.
- Ter flexibilidade de perceber a necessidade do casamento de diferentes métodos para atender à demanda da empresa em análise
- Fazer o laudo com objetividade, baseando seus argumentos em dados e não em subjetividades. Claro que você deve considerar a história particular da empresa, suas contribuições ao mercado, mas não dá para ignorar os números.
- Apontar caminhos para crescer. Usando o método do fluxo de caixa descontado, um bom avaliador pode te apresentar muitas ideias sobre como otimizar a empresa.
Em suma, escolher os métodos de valuation mais adequados ao seu tipo de negócio é a melhor forma de avaliar uma empresa. Mas, para isso, escolha um profissional especializado para te direcionar nessa opção e em todo o processo.
Conclusão
Nesse artigo vimos que o valuation de empresas é uma ferramenta fundamental para o sucesso em diversas transações comerciais, e a escolha dos métodos de avaliação adequados é essencial para garantir precisão e segurança na determinação do valor de uma empresa.
Os métodos como Fluxo de Caixa Descontado, Múltiplos de mercado, Transações comparadas, Valor Patrimonial, Liquidação e Valor de mercado oferecem abordagens distintas, e em alguns casos complementares, para avaliar o valor de uma empresa.
Ao escolher o método mais adequado para o seu tipo de negócio e contar com a orientação de profissionais especializados, é possível obter uma avaliação precisa e objetiva, contribuindo para tomadas de decisão mais assertivas e estratégicas. Portanto, investir no valuation é investir no sucesso e na sustentabilidade do seu negócio.
Se precisar de ajuda para escolher o caminho certo e conhecer o valor da sua empresa, conte conosco!
Summary
Article Name
Métodos de avaliação de empresas: saiba como calcular o valor do seu negócio
Description
Os métodos de avaliação de empresas permitem apurar o valor real da empresa para fusões, aquisições, expansão e outras operações. Os principais métodos de valuation são Fluxo de Caixa Descontado e Múltiplos, mas há muitos outros como Valor Patrimonial, Valor de Mercado, Transações Comparadas, entre outros.
Author
D&R Negócios
Publisher Name
D&R Negócios
Este artigo tem 0 comentários