O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos…
Saiba como calcular o valor de uma empresa de serviços e quais oportunidades isso pode abrir no mercado nacional

Se você chegou até esse artigo provavelmente faz parte do grupo de brasileiros dedicados a esse relevante setor da economia nacional. Mas, mesmo se esse não for o seu caso, vale a pena prestar atenção ao que vamos escrever aqui.
E sabe por quê? É porque estamos diante de um segmento que é o grande motor da economia brasileira. O setor de serviços é responsável por mais de 70% de nosso Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas no país. Estamos falando de uma enorme variedade de tipos de trabalhos prestados, incluindo assessorias, consultorias, empresas da área de saúde, equipamentos segurança, educação, tecnologia, etc.
Portanto, entender como calcular o valor de uma empresa de serviços permite reconhecer os pontos mais fortes de um mercado que pode te gerar muitas oportunidades. Confira!
- Qual é o valor de uma empresa ?
- Como mensurar o valor de uma empresa ?
- Então, como calcular o valor de uma empresa de serviços ?
Qual é o valor de uma empresa ?
O valor de uma empresa tanto pode estar em seu potencial de gerar riqueza no futuro, quanto na sua relevância atual quando comparada com referências de mercado.
E o mais importante é que esse valor precisa refletir o potencial do negócio. Sendo assim, o montante que represente o valor real e justo da empresa é o que pode ser considerado. E, para conhecê-lo, o mercado conta com um processo específico para isso que é a avaliação da empresa ou valuation.
Como mensurar o valor de uma empresa ?
O valor de uma empresa só pode ser mensurado dentro da lógica de uma metodologia especializada nesse tipo de aferição econômico-financeira.
As formas mais comuns para isso são, em primeiro lugar, estimar o valor da empresa a partir do cálculo da geração de caixa esperada para o futuro dentro da sua taxa de crescimento média e das perspectivas de mercado.
E, em segundo lugar, a partir de indicadores de mercado que permitem mensurar o valor do negócio em comparação com outros semelhantes. Esses indicadores podem ser Ebitda, Lucro líquido, entre outros.
O principal fato é que esses métodos de valuation são aplicáveis a qualquer tipo de empresa.
Mas, então, você pode estar se perguntando porque nos propusemos a tratar especialmente sobre como calcular o valor de uma empresa de serviços.
E a resposta é simples: porque cada segmento possui especificidades a serem consideradas no processo de valuation,
Então, como calcular o valor de uma empresa de serviços ?

É possível calcular o valor de um empresa de serviços por meio de qualquer método convencional de avaliação de empresas. Contudo, os elementos que vão impactar o valor econômico-financeiro dos negócios desse setor são muito próprios.
Para facilitar a compreensão, explicamos em duas frases esses caracteres especiais do valuation no segmento de serviços, a saber:
- Não espere que capital de giro e bens tangíveis sejam seu diferencial
- Mas conte a receita recorrente e com os ativos intangíveis que farão muita diferença
Considerando a importância desses dois itens, seguimos desenvolvendo a importância de cada um deles.
Não espere que capital de giro e bens tangíveis sejam seu diferencial no valor de empresa
O tipo de cálculo do valor da empresa baseado no seu potencial de riqueza futuro passa pela sua geração de capital de giro e pelo CAPEX. Essa é a sigla para a expressão inglesa capital expenditure ou, em português, despesas de capital ou investimento em bens de capital. Tratam-se dos ativos imobilizados como máquinas, equipamentos, veículos entre outros.
Mas, nem o capital de giro, nem o Capex são grandes diferenciais em negócios do segmento de serviços. A geração de caixa e volume de bens são muito menores nessa área do que em outros segmentos, como o setor industrial, por exemplo.
Mas, nem por isso, empresas se serviços são pouco importantes. Aliás, muito pelo contrário, podem ser empresas extremamente valiosas no mercado atualmente.
Então você pode estar se perguntando sobre como calcular o valor de uma empresa de serviços de modo a refletir esse enorme potencial. E essa resposta está exatamente no próximo item.

Mas conte com a receita recorrente e com os ativos intangíveis que farão muita diferença
Imagine duas empresas que prestem o mesmo serviço. Possivelmente, o que faria você escolher pagar mais a uma do que a outra não será a qualidade de seus equipamentos. Essa decisão provavelmente será baseada na qualificação de seus profissionais e pela credibilidade de sua marca.
Sendo assim, o valor de uma empresa de serviços é profundamente impactado por itens como:
- A qualificação dos profissionais ligados à prestação de serviços, seu know-how, expertise, conhecimento acumulado
- Naturalmente esse tipo de qualidade impactam a força da marca da empresa, portanto, esse valor também conta muito
- A qualificação dos serviços e da marca impacta também a carteira de clientes das empresas de serviços, de modo que esse é outro bem intangível que faz diferença na sua estimativa de valor

Além da qualificação de valor pelos bens intangíveis, a receita recorrente é outro item que valoriza muito os negócios do mercado de serviços. Afinal, o pagamento recorrente assegura a manutenção do fluxo de caixa, estimula a retenção de clientes.
E, na medida em que seja um cliente satisfeito, também se fideliza. E, por consequência, valoriza a carteira de clientes e a marca, ativos intangíveis já mencionados.
Para que calcular o valor de empresa de serviços ?
O cálculo do valor de uma empresa para a venda é um dos objetivos mais comuns para a realização de uma avaliação de empresas. Mas essa não é a única aplicação do valuation. Outra aplicação que pode ser muito útil é para a valorização da empresa.
O processo de um valuation permite reconhecer pontos a serem melhorados para que a empresa aumente seu valor em médio e longo prazos. É possível reconhecer, por exemplo, vários aspectos entre os ativos intangíveis capazes de fazer uma empresa de serviços valer mais.
Naturalmente, é preciso dizer, a avaliação de uma empresa também pode ajudar em outras situações como reestruturação societária, divisão de bens, etc.
Conclusão
Nesse artigo, tratamos sobre como calcular o valor de uma empresa de serviços, considerando seus pontos mais fortes, ou seja, receitas recorrentes e ativos intangíveis. E isso porque capital de giro e bens tangíveis não são o diferencial de negócios desse mercado.
E tratamos sobre o fato de esse valuation seguir os métodos já consagrados para avaliação de empresas. Isso seja por meio da sua própria capacidade de gerar de recursos no futuro, seja por comparação com indicadores de outras empresas. Se quiser saber mais sobre esses e outros assuntos continue navegando pelo nosso blog e nossa área de downloads. Mas se desejar conversar conosco, é só fazer contato e teremos muito prazer em atendê-lo.
AMEI O ARTIGO