Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Entenda como calcular o valor de uma empresa
O valuation ou apuração do valor de uma empresa é o caminho para você calcular o preço de venda da sua empresa ou para tomar decisões estratégicas sobre seu negócio em muitas outras situações. Elas envolvem, por exemplo, garantir uma boa fusão empresarial, ajudar na adesão ou separação societária, na decisão pela estratégia de gestão e até como garantia em financiamentos bancários. Mas existem diferentes maneiras de se fazer o valuation e a escolha de como calcular o valor de uma empresa depende das condições do seu negócio e de um olhar qualificado para a definição do método de valuation mais adequado. Se você quer entender melhor sobre essas metodologias para o cálculo e sobre como saber o valor de uma empresa, então, aproveite o nosso artigo!
Como calcular o valor de uma empresa: entenda os caminhos mais seguros
Existem várias estratégias para calcular o valuation de um negócio, mas, normalmente, calcula-se o valor de uma empresa saudável principalmente a partir de sua rentabilidade futura e não apenas pela sua condição atual. Isso é uma forma de garantir um valor mais justo para a operação que justifica a realização do valuation, seja ela uma fusão, aquisição ou outra operação qualquer. O caminho para mais reconhecido pelo mercado para esse tipo de cálculo é o valuation pelo método do Fluxo de Caixa Descontado (DCF – Discounted cash flow), justamente porque se baseia nos fluxos de caixa que o negócio tem potencial de gerar no futuro. O DCF tem como premissa o valor intrínseco de uma empresa, isto é, a renda que seu negócio pode produzir a partir das características operacionais próprias.
Para chegar ao valor da empresa, em resumo, o FCD segue quatro etapas principais, que são:
- 1) Estimar o fluxo de caixa da empresa para os próximos anos a partir da taxa de crescimento, mensurada segundo os resultados históricos e a tendência de mercado. A perpetuidade (rendimento da empresa ao longo do tempo) também entra nessa conta.
- 2) Definir a taxa de desconto de acordo com o risco da empresa ou custo de capital para garantir aquele crescimento projetado para o futuro;
- 3) Aplicar a taxa de desconto escolhia ao fluxo de caixa projetado para trazer os resultados para o valor presente;
- 4) Somar os resultados trazidos a valor presente (fluxos de caixa projetados e perpetuidade) para se chegar ao valor da empresa.
Valuation por múltiplos: veja como calcular o valor de uma empresa por comparação
Já tratamos sobre como calcular o valor de uma empresa pelo fluxo de caixa e agora vamos entender outras formas de valuation e os múltiplos de mercado são um bom exemplo disso.
Nesse caso, realiza-se o cálculo do valor da empresa por comparação com outros negócios do mesmo segmento a partir de indicadores de mercado como o EBITDA, lucro líquido ou faturamento.
Portanto, os múltiplos são relações entre o valor de mercado e uma variável, sendo que cada um deles gera uma faixa de valor para a empresa. No caso do Ebitda, se uma empresa tem um múltiplo de EBITDA de 10 vezes e um EBITDA estimado de R$ 50.000.000,00, seu valor seria de R$ 500.000.000,00. Isso significa que a empresa vale o equivalente a dez anos de geração de caixa operacional. E a análise de múltiplos requer a comparação com empresas similares em setor, risco, crescimento e potencial de resultados e sua escolha depende da realidade de cada empresa e deve refletir as expectativas do mercado.
Citamos o exemplo do EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) porque esse é o indicador mais usado pelo mercado. Ele é um ótimo parâmetro para avaliar empresas por ser uma medida absoluta de desempenho operacional expressa em valor, isto é, só reconhece a diferença entre as receitas e os custos e despesas da operação, sem incluir dados que podem variar de uma região para a outra, como depreciação, amortização, juros e impostos sobre o lucro.
Desse modo, é possível comparar empresas de diferentes localidades e até de países distintos a partir desse indicador, desde que elas tenham as mesmas características operacionais. E, assim, é possível ter um valuation totalmente alinhado com a realidade do mercado.
Faturamento e lucro
Já os outros indicadores para o valuation por múltiplos tem aplicações a casos pontuais, mas, em geral, não são bons caminhos para calcular o valor de uma empresa.
Muita gente se pergunta, por exemplo, sobre como calcular o valor de uma empresa pelo seu faturamento, mas muitas vezes esse não é um caminho seguro para o valuation.
Isso porque o negócio pode ter um faturamento alto e uma margem negativa, ou seja, estar dando prejuízo e, por outro lado, empresas com faturamento menor podem dispor de ótima lucratividade. Logo, o faturamento não reflete o potencial da empresa, nem sua realidade global. Tampouco é seguro usá-lo como medida comparativa entre realidades diferentes porque é facilmente capaz de induzir a equívocos no momento da análise.
Do mesmo modo, o lucro também não é um indicador confiável porque uma empresa lucrativa pode valer menos do que outra com menor lucro, dependendo dos investimentos necessários.
O valuation por múltiplos é simples, rápido e aplicável a empresas com poucas informações disponíveis, mas costuma ser associado ao FCD para ser possível considerar o potencial futuro da empresa no cálculo e não apenas a realidade do mercado.
Outras formas de valuation
Há ainda outras formas mais específicas para quando a empresa não está saudável ou em casos mais específicos. O método de avaliação por valor patrimonial ou contábil, por exemplo, considera a contabilidade e o patrimônio líquido da empresa através dos números do seu balanço, isto é, leva em conta o valor contábil dos ativos ou do Patrimônio Líquido, sem considerar ativos intangíveis. Por isso, o seu uso se justifica apenas para a venda de empresas inativas com ativos significativos ou empresas em dificuldades financeiras que precisam ser vendidas com urgência. Assim como, há o método de liquidação para empresas que foram fechadas.
De qualquer modo, em todos os casos, é necessário ajuda profissional para o cálculo do valor seguir uma premissa de segurança, confiabilidade e qualidade.
Conclusão
Nesse artigo mostramos como calcular o valor de uma empresa passa pela escolha dos métodos de valuation mais eficientes que o mercado oferece. Vimos que atualmente o modo mais eficaz é o cálculo a partir da Fluxo de Caixa Descontado, que permite conhecer o valor considerando o potencial da empresa e não somente sua realidade atual. Outro caminho muito importante sobre o qual tratamos é a avaliação por meio da comparação entre negócios a partir de múltiplos de mercado, como o Ebitda, por exemplo. Esses métodos são muito importantes porque garantem um cálculo profissional, logo, que é mais objetivo.
Se você quer qualificar suas estratégias de gestão ou se planeja uma fusão ou aquisição, recomendamos que busque ajuda de um profissional especializado em avaliação de empresas.
Então se você deseja saber quanto vale sua empresa, entre em contato conosco, porque podemos te ajudar.
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