O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos…
Dicionário de Valuation

Conhecer o valor de uma empresa pode ser necessário para muitas situações. As operações de fusões e aquisições são as mais comuns, embora não as únicas.
O fato é que esse universo da valuation possui inúmeras terminologias ou nomenclaturas com as quais o mercado se acostuma paulatinamente.
Entender o significado dessas palavras do universo de valuation pode te ajudar a observar o quanto esse processo na verdade é acessível. É claro que a prática do valuation não é fácil e nem é simples. Mas é plenamente possível compreender a organização de um valuation e a sua credibilidade.
Confira! E depois, se quiser saber mais, pode fazer uma visita para nosso principal artigo sobre valuation (avaliação de empresas).
1. Valuation tradução
A tradução do termo valuation para o português é avaliação. Mas, no mundo empresarial, esse termo em inglês significa mais propriamente a avaliação econômico-financeira de empresas e negócios em geral.
Trata-se do processo utilizado para calcular o valor de um negócio por meio de métodos especializados para isso. A realização correta do valuation permite apurar o valor justo ou valor real de uma empresa. Por isso dá mais segurança ao empresário e ao mercado em negociações diversas e na tomada de decisões.
2. Métodos de valuation:
São os caminhos especializados que se tem para a realização do valuation.
Os principais métodos de valuation são o Fluxo de caixa descontado e o Valuation por múltiplos de mercado. Cada um deles tem suas peculiaridades e suas indicações conforme a demanda de cada empresa.
Além desses métodos, existem outros também muito conhecidos como valor patrimonial ou contábil, transações comparadas, liquidação, valor e mercado, etc.
Aliás, só o método de múltiplos possui uma infinidade de variáveis porque se pode usar múltiplos de Ebitda, Ebit, Lucro Líquido, Faturamento, Patrimônio Líquido, Fluxo de Caixa, etc.
Todas essas formas de calcular o valor de uma empresa chamam-se métodos porque são realmente um processo organizado, lógico e sistemático para que se chegue a um resultado credível.
Daí porque é preciso domínio prévio e especialização para a correta aplicação de qualquer método de valuation. Aliás, essa expertise é necessária inclusive para a escolha da melhor metodologia para cada caso.
3. Valuation perpetuidade
No valuation, a perpetuidade representa o valor da riqueza que a empresa é capaz de continuar produzindo por um prazo indefinido em intervalos regulares.
Uma das formas mais comuns de calcular o valuation de uma empresa é projetar a riqueza que ela pode produzir no futuro a partir de sua taxa de crescimento média e da realidade do mercado. E depois calcular o valor presente ou atual proporcional a essa riqueza potencial.
Mas essa projeção é feita para um período de cerca de cinco a dez anos. Ocorre que a empresa continuará produzindo fluxo de caixa depois disso e por tempo indeterminado. É esse valor que a perpetuidade representa no valuation. Por isso, chama-se também valor terminal (terminal value) ou valor residual.
Dessa forma, usando o método Fluxo de Caixa Descontado, estima-se o fluxo de caixa em médio prazo e também na perpetuidade. Depois, calcula-se o valor presente líquido (VPL) ou valor atual de ambos. Finalmente, são somados para que se tenha o valor da empresa.
4. Valuation WACC:
Wacc é a sigla de Weighted Average Cost of Capital ou Custo Médio Ponderado de Capital, na tradução para o português. Essa é a opção mais comum de taxa de desconto para o calculo do valuation por meio do método Fluxo de Caixa Descontado. Essa metodologia projeta o fluxo de caixa da empresa para médio e longo prazo e desconta o custo do capital a ser investido para se obter esse crescimento. É esse desconto que permite conhecer o valor atual do negócio.
Essa taxa precisa representar o risco do negócio e o retorno mínimo esperado pelo mercado para empresas do mesmo segmento. E utiliza-se o WACC porque representa a média ponderada das duas fontes mais comuns de financiamento: o custo de capital próprio (acionistas) e o custo de capital de terceiros (financiamento, investimento).
5. Laudo de avaliação
O laudo de avaliação é aquele que apresenta o valuation da empresa. É um documento que concentra todas as informações sobre o percurso da apuração do valor. Ele compila os dados analisados, a justificativa e a explicação do método de valuation utilizado, e os resultados. O principal deles, claro, é o valor da empresa. Mas o laudo pode apresentar alguns frutos-extras do valuation como o apontamento de indicadores para que a empresa melhore seu desempenho de valor no futuro.
Muita gente aproveita esses indicadores para conduzir melhorias e aferir novamente o valor da empresa em um novo valuation depois de um tempo.
Conclusão
Neste texto apresentamos alguns dos principais termos utilizados no meio empresarial para tratar sobre o processo de apuração do valor de uma empresa. Trata-se, na verdade, de um universo bem maior do que esse, imenso mesmo, mas esperamos que você tenha gostado. Se você quer saber mais sobre valuation então aproveite nosso blog! E se quiser falar conosco, teremos prazer em atendê-lo!
Este artigo tem 0 comentários