Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Veja como fazer o valuation de uma empresa
VALUATION Como fazer para calcular o valor justo de uma empresa, você sabe ? O valuation ou avaliação de empresas é a ferramenta para dar essa resposta tão importante.
São métodos de avaliação dos ativos de seu negócio aplicados por profissionais especializados. Isso para dar segurança ao resultado.
Conhecer o real valor da sua empresa é imprescindível para situações como, por exemplo lidar com investidores ou analisar a viabilidade de expansão do negócio.
Esse é um processo seguro e, se você ainda não pensou sobre ele, vale a pena ter atenção. Você pode estar perdendo boas oportunidades de crescimento ou de desempenho sem nem mesmo perceber. Confira!
- VALUATION como fazer para calcular o valor da sua empresa
- Passo a passo para fazer o valuation de uma empresa
- Tipos de valuation: Como mensurar o valor de uma empresa por outros métodos?
- Qual objetivo principal da Valuation?
- Quanto custa Valuation?
Como fazer o valuation de uma empresa?
Valuation é o meio de calcular o valor de uma empresa usando métodos especializados. Esta ferramenta permite conhecer o valor de seu negócio com credibilidade e defendê-lo perante o mercado. Esse processo de apuração também chama-se avaliação de empresas.
Quais são os métodos de valuation?
A dúvida sobre como fazer o valuation de uma empresa é bastante comum. E podemos dizer que o método de Fluxo de Caixa Descontado é o mais usado para esse fim.
O modelo FCD é considerado o mais completo e preciso para se chegar ao valor justo da empresa. Esse método calcula o valor da empresa com base na riqueza que ela pode produzir no futuro e não apenas segundo sua realidade atual. Efetua-se esse o cálculo a partir de seu valor intrínseco, ou seja, do que pode gerar a partir de suas características operacionais próprias dentro do contexto de mercado.
Por isso, vamos descrever o passo a passo para fazer o valuation de uma empresa usando o FCD.
1. Projeção de fluxo de caixa
O primeiro passo do modelo FCD para o valuation é projetar o fluxo de caixa da empresa em médio e longo prazo.
Geralmente, a projeção é feita para pelo menos cinco anos. Mas esse tempo pode variar conforme a empresa em avaliação, especialmente de acordo com o nível de estabilidade de seu mercado. Quanto mais estável o mercado, mais longo pode ser o prazo de projeção.
Além desse fluxo de caixa contínuo, também é feita uma projeção de fluxo de caixa para a perpetuidade da empresa.
Calculam-se as projeções de fluxo de caixa a partir da taxa de crescimento da empresa, conforme informações fornecidas por seus resultados históricos. E isso aliado ao cenário do mercado.
2. Definir a taxa de desconto
O segundo passo é definir a taxa de desconto conforme o risco da empresa. Ela representa o risco do capital a ser investimento para que a empresa gere os fluxos de caixa projetados.
Os analistas defendem diferentes parâmetros para a escolha dessa taxa de desconto. Mas, em geral, a mais utilizada é a WACC (Weighted Average Cost of Capital) ou Custo Médio Ponderado de Capital, em português.
Trata-se da média ponderada do custo de capital próprio do acionistas e do custo de capital por financiamento ou investimento, ou seja, capital de terceiros.
3. Trazer a projeção de fluxos de caixa a valor presente
O terceiro passo é aplicar a taxa de desconto à projeção de fluxo de caixa contínuo e ao valor de perpetuidade. Assim, se calcula o valor presente dessa riqueza que a empresa produzirá no futuro.
4. Somar todos os fluxos de caixa descontados
Esse quarto e último passo apresenta o valuation atual da empresa, que é o valor encontrado com a soma de todos os fluxos de caixa descontados depois de subtraídas as taxas de desconto.
Como se calcula o valuation por outros métodos?
A base de cálculo principal para o valuation é o Fluxo de Caixa Descontado. Mas esse não é o único método para que se saiba quanto vale sua empresa. Existem outros métodos de valuation muito usados pelo mercado.
Muita gente se pergunta, por exemplo, sobre como calcular o equity de uma empresa. O equity value, por exemplo, é um dos caminhos para o valuation. Em português, significa “valor patrimonial”, método que calcula o valor da empresa por meio da soma dos ativos, subtraindo-se os passivos.
Mas calcular o equity de uma empresa nem sempre é o caminho ideal para seu valuation. Por isso, existem outros meios, como a método de múltiplos.
Valuation como fazer pelo método de Avaliação Relativa ou por Múltiplos
O valuation por múltiplos utiliza pode se valer de diferentes drivers ou indicadores. Eles são usados como parâmetros de comparação entre uma empresa avaliada e outra ou outras que lhe servem de referências.
São usados múltiplos de faturamento, de lucro líquido, de patrimônio líquido, fluxo de caixa, Ebit e Ebitda.
Esse tipo de valuation se baseia, portanto, no valor relativo da empresa em comparação com outras do mesmo segmento e com características operacionais semelhantes. Em geral, usam-se dados de empresas de capital aberto em Bolsa de Valores.
Além disso, outro caminho semelhante para calcular o valor de uma empresa é o de Transações Comparadas. O valor de uma empresa, nesse caso, baseia-se, no valor de venda de empresas semelhantes no mercado.
Existem ainda outros caminhos para se fazer o valuation de empresas como valor de mercado, valor patrimonial, valor contábil ou valor de liquidação. Saber mais sobre métodos.
Qual objetivo principal da Valuation?
O principal objetivo do valuation, sem dúvida, é o de calcular o valor justo de uma empresa. Esse é o caminho para conhecer o valor real da empresa e poder defende perante o mercado em situações diferentes, como, por exemplo:
- fazer negociação de compra e venda de empresas;
- analisar a proposta de um investidor na empresa;
- realização fusão com outra(s) empresa(s),
- analisar a pertinência de um financiamento para sua empresa, etc.
Mas isso não é tudo.
As informações fornecidas pelo valuation permitem desenhar novos caminhos dentro da estratégia da empresa. Por meio dele se estabelecem indicadores de valor. Esses são drivers de desempenho que, uma vez explorados, aumentam o valuation da empresa. Isso não se dá necessariamente pela expansão ou crescimento da empresa, mas pelo seu aperfeiçoamento em pontos-chave detectados para o negócio.
Além disso, a avaliação da empresa permite dar soluções em questões complexas como, por exemplo, divisão de herança ou separação societária. Há também casos de uso do laudo de valuation para comprovação da liquidez da empresa a instituições bancárias no caso de negociação de taxas de financiamento.
Além disso, até mesmo para abrir o capital em bolsa de valores por meio do IPO (Oferta Pública Inicial, na tradução para o português).
Quanto custa Valuation?
Em primeiro lugar, o preço de um valuation é variável. Ele depende da complexidade de cada empresa e da organização de seus dados financeiros. Em segundo lugar, e o mais importante, existem ofertas mais simples e mais baratas e outas mais completas e mais caras. O mais importante é entender a necessidade de sua empresa e contar com um bom acompanhamento profissional.
Por exemplo, as ferramentas de valuation on-line, em geral, são mais rápidas, baratas e simplificadas.
Já as empresas de consultoria em valuation ou avaliadores independentes oferecem laudos mais personalizados, minuciosos, embora com investimento mais alto.
Quanto à escolha do profissional, é preciso que seja confiável e eficiente. Em primeiro lugar, confiável porque acessará dados estratégicos da empresa. E, além disso, eficiente porque qualquer erro no processo de Valuation, por mínimo que seja, afeta muito o valor da empresa.
Conclusão
Em suma, nesse artigo nós tratamos sobre como fazer o valuation e obter o valor justo de uma empresa. O artigo apresentou ainda o passo a passado do valuation por Fluxo de Caixa Descontado, um dos principais métodos para avaliação de um negócio. Além disso, tratou ainda de outros tipos de valuation, do objetivo dessa estratégia ou ferramenta para conhecer o valor justo de uma empresa e, finalmente, do custo do investimento para um valuation.
Então, esperamos que tenha gostado de nosso texto e que ele possa contribuir com suas decisões e com seus negócios. Se desejar falar conosco, teremos grande prazer em atendê-lo.
Este artigo tem 0 comentários