O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos…
Entenda como avaliar empresas pode te ajudar a fazer bons negócios

Já pensou como avaliar empresas pode impactar seus resultados no mercado ?
Você batalha, investe, faz a empresa crescer, mas se não sabe exatamente quanto ela vale pode pôr oportunidades a perder.
O valuation é um caminho importante para quem busca investidores ou para quem quer vender.
A avaliação da empresa pode ser também um divisor de águas na estratégia da empresa ao apontar indicadores de valorização do negócio.
E pode te ajudar até a fazer um bom negócio se chegou o momento de separar-se de um sócio para seguir novos rumos.
Considerando a importância desse assunto, nosso post é exatamente sobre como calcular o valor de uma empresa.
Como avaliar empresas ?
Enumeramos alguns passos que podem qualificar o processo de apuração do valor da empresa.
- Avalie com isenção: O analisa precisa minimizar o viés durante o processo de avaliação da empresa. O avaliador deve atuar conforme a realidade dos dados e não a partir do interesse pessoal de qualquer ordem. Isso é fundamental para evitar as distorções.
- Use bons modelos de avaliação: O uso de modelos de avaliação de qualidade aumentam a confiabilidade do resultado. São considerados modelos eficientes aqueles que refletem à realidade da empresa e, ao mesmo tempo, são objetivos. Em suma, são simples, mas completos.
- Conserve a pureza e também a flexibilidade: Após escolher um modelo de avaliação é importante seguir todos os seus critérios. Mas, é importante também considerar a necessidade de ajustes, como a utilização conjunta de mais de um método de avaliação.
- Respeite a realidade das regras econômicas: A avaliação da empresa deve considerar uma taxa de crescimento coerente cos resultados históricos da empresa, mas também com a realidade do mercado. Assim como, a escolha da taxa de desconto pode representar diferentes cenários (otimista, conservador, pessimista).
- Defenda o valor da empresas com argumentos e com dados: O laudo de avaliação apresenta o histórico da empresa, seus pontos fortes e a melhorar, perspectivas de mercado, etc. Tudo isso é importante. Mas isso não é tudo. O mais importante é a demonstração argumentada dos dados que justificam o valor.
Quais os métodos de avaliação de empresas?
Os métodos são os meios como avaliar empresas. Existem muitas maneiras de calcular esse valor, por isso, há vários modelos também.
O método de Fluxo de Caixa Descontado está entre os mais reconhecidos do mercado porque ele expressa o potencial da empresa no futuro e não só no momento da avaliação. O caminho para avaliar a empresa por esse método é o seguinte:
- a) Verificar a taxa de crescimento da empresa e estimar os fluxos de caixa que ela tem potencial de produzir no futuro;
- b) Determinar o custo do capital a ser investido para esse crescimento e escolher uma taxa de desconto que represente o retorno sobre o investimento
- d) Aplicar a taxa de desconto à estimativa de fluxo de caixa projeto para trazê-la a valor presente.
Como avaliar empresas por múltiplos
Mas muita gente também tem dúvida sobre como calcular o valor de uma empresa pelo faturamento. Na verdade, essa é uma das maneiras de avaliar uma empresa a partir da comparação com outras do mercado. É a chamada avaliação relativa ou por múltiplos. O faturamento é um dos indicadores que se utiliza como múltiplo. Mas há outros, inclusive, muito conhecidos, como o Ebitda, por exemplo.
Enquanto a avaliação pelo faturamento pode ter parâmetros pré-estabelecidos como vemos na imagem, os outros indicadores não necessariamente. Eles dependem do segmento da empresa avaliada e daquelas que lhe servem de comparação. O múltiplo de Ebitda, por exemplo, é um fator de multiplicação baseado no tipo de empresa avaliado.
Por exemplo, se uma empresa A é similar a B, que lhe serve de referência, e essa última apresenta um múltiplo de Ebitda de 10 vezes. Então, o valuation da empresa A representará 10 vezes o valor de seu Ebitda.
Independentemente do indicador escolhido para avaliar, a empresa-referência é escolhida com base na similaridade com aquela que está sendo avaliada. Naturalmente, não existem duas empresas iguais, mas consideram-se a semelhança do setor, do risco, do potencial de crescimento, etc.
Como avaliar uma pequena empresa?
É possível avaliar uma pequena empresa exatamente como se avalia uma grande empresa. É possível aplicar o Fluxo de Caixa Descontado se a pequena empresa tiver dados econômico-financeiros organizados, como, por exemplo, Demonstrativos de Resultados Empresariais (DREs), entre outros.
Mas, se esse não é o caso, então o melhor é recorrer à avaliação relativa ou por múltiplos. Para alguns segmentos, existem múltiplos de faturamento pré-determinados. Por exemplo: Farmácia vale de 2 a 4 vezes seu faturamento; Padaria de 4 a 6 vezes, etc (Fonte: Souza, Wagner e Verzbickas, 2002).
Mas normalmente o faturamento é usado como parâmetro apenas para empresas muito pequenas. Em geral, o Ebitda é mesmo o múltiplo mais indicado. Esse indicador mede o desempenho operacional da empresa e favorece comparações mais precisas. Logo, dá mais confiabilidade aos resultados do valuation.
Também é possível avaliar uma empresa a partir da comparação com o valor de venda de outras semelhantes no mercado. Há ainda outras formas de avaliar empresas, como, por exemplo, pelo valor de seu patrimônio líquido (diferença entre o ativo e o passivo), entre outros.
Conclusão
Nesse post nós te mostramos como como avaliar empresas pode impactar os resultados de um negócio. O cálculo do valor de um negócio dá um norte para decisões estratégicas.
E para falar sobre como avaliar empresas, nós tratamos também sobre os principais métodos de avaliação de empresas. E vimos que eles são aplicáveis a empresas de qualquer tamanho, inclusive as empresas. Além disso, nós também estabelecemos cinco pontos fundamentais de qualidade para calcular o valor de um negócio.
Esperamos que você tenha aproveitado nosso artigo. Se desejar fazer contato conosco, estamos à disposição.
Se ainda quiser saber mais sobre o assunto, deixamos um convite à leitura aqui: Métodos de avaliação de empresas: saiba como calcular o valor do seu negócio
Este artigo tem 0 comentários