Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
O que é valuation de uma empresa: conheça a estratégia que pode ser um diferencial para o seu negócio
O valuation permite reconhecer o potencial da empresa no mercado e abre portas para se tomar decisões contundentes com relação ao presente ao futuro do negócio. Justamente por isso, o cálculo do valor das empresas se consolida como o único meio capaz de definir o valor real ou valor justo de uma empresa. Quer saber o que é valuation de uma empresa? Então confira esse artigo porque nele vamos tratar sobre o como fazer o valuation de um negócio e o modo como essa informação pode ser utilizada pelo empresário.
O que é valuation de uma empresa ?
Valuation é um termo em inglês que significa avaliação de empresas e calcula o valor de mercado de um negócio a partir da previsão de retorno sobre o investimento na empresa ou em comparação com outras semelhantes em atuação no mercado.
Em primeiro lugar, o valuation serve para se conhecer o real valor de uma empresa, isto é, seu valor justo. Em segundo lugar, e não menos importante, permite conhecer pontos fortes e fracos do negócio e estipular indicadores de crescimento. O uso desses indicadores é capaz de direcionar um aumento de valor para a empresa e funcionam como diretrizes para o planejamento estratégico da empresa.
Além disso, ao conhecer o valuation de sua empresa, você pode analisar com muito mais objetividade a oferta de um investidor para o negócio, por exemplo. É capaz de estimar até quanto um aporte de capital é viável para sua empresa e pode usar o laudo do valuation para demonstrar solidez e negociar benefícios bancários.
Conhecer o valor da empresa também pode ajudar em situações mais específicas como no caso de divisão societária ou de bens em caso de separação conjugal ou divisão de herança. O valuation é muito utilizado ainda por empresas que se preparam para fazer IPO (Initial Public Offering”, ou “oferta pública inicial” em português). Ajudar as empresas que vão abrir capital em bolsa de valores é outro objetivo do valuation.
Como calcular o valuation de uma empresa ?
O cálculo do valuation é realizado a partir de métodos próprios para avaliação econômico-financeira. O Fluxo de Caixa Descontado Livre para Empresa (FCD) é um dos mais consagrados no mercado. Esse método calcula o valuation da empresa a partir de seu valor intrínseco, isto é, estima a capacidade da empresa em gerar riqueza no futuro a partir de suas características operacionais próprias.
O passo a passo desse método envolve o seguinte caminho:
- Estimativa do fluxo de caixa para o futuro a partir da taxa de crescimento da empresa (incluindo a perpetuidade) e das características do mercado;
- Determinação da taxa de desconto para trazê-los a valor presente;
- Estabelecimento do valor da empresa.
A fórmula para esse tipo de valuation é a seguinte:
- Sendo que:
- n = Número de períodos projetados (horizonte de tempo)
- FCE = Fluxo de caixa do período projetado;
- i = Período do fluxo de caixa projetado;
- g = Taxa de crescimento da perpetuidade; e
- TD = Taxa de desconto (normalmente WACC),
Colocamos também um exemplo para você conferir a aplicação do valuation pelo fluxo de caixa:
Veja o que é um valuation por comparação
Mas, além do valuation realizado a partir do fluxo de caixa, dá para conhecer o valor da empresa a partir de múltiplos do mercado. Nesse caso, a base do método é a avaliação relativa, ou seja, em comparação com outras empresas similares do mercado. O valuation por múltiplos aproveita indicadores reconhecidos pelo mercado, como Ebitda, Ebit, Faturamento, Lucro líquido, Valor patrimonial, etc.
Mas o driver mais utilizado para o valuation é o Ebitda. Afinal, esse indicador mede o desempenho operacional das empresas e torna muito fácil a comparação.
A escolha das empresas que servirão como base de comparação é feita por similaridade e requer muita atenção para não comprometer o valuation.
Além desses métodos por fluxo de caixa e por múltiplos, existem outros caminhos para o valuation, utilizados em casos mais específicos como para empresas em queda de faturamento ou até mesmo em falência. No quadro seguinte você confere um resumo dos principais métodos de valuation.
Qual profissional faz o valuation de uma empresa?
O profissional especializado em métodos de valuation que pode ser um consultor independente ou uma empresa especializada na prestação desse tipo de serviço. A habilidade técnica para a escolha e uso do melhor caminho para o valuation da sua empresa é, sem dúvida, uma premissa básica para escolher quem fará o cálculo para a sua empresa. Mas, existe outro fator igualmente importante que é a experiência do avaliador porque esse know-how qualifica as análises durante a aplicação dos métodos.
Outro item a ser considerado é a imparcialidade do profissional porque mais importante do que atender a sua expectativa de valor é chegar a um cálculo justo que facilite suas negociações com o mercado.
Finalmente, você precisa ter confiança no avaliador porque ele terá contato com dados-chave da sua empresa. O Sigilo e a confidencialidade precisam estar determinados em contrato. Lembre-se de verificar também como será feita a apresentação do laudo de valuation porque existem empresas que apenas oferecem o documento pronto, sem apresentá-lo em reunião para o cliente.
Conclusão
Nesse artigo tratamos sobre o que é valuation de uma empresa explicando que se trata do cálculo do valor da empresa de forma global ou de qualquer um de seus ativos. Para calcular esse valor são usados métodos especiais que apresentamos, dando ênfase para o Fluxo de Caixa Descontado e o de Múltiplos, que são os principais. E, como você leu, conhecer o valor da empresa pode te ajudar nas situações mais diversas na vida de seu negócio. Se você quiser mais informações sobre valuation ou desejar saber quanto custa um valuation para a sua empresa, entre em contato conosco!
Este artigo tem 0 comentários