O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos…
Saiba como calcular cotas de contrato social e garanta o êxito na entrada ou na saída de sócios

Imagine seguir todos os trâmites legais para a dissolução societária e esbarrar justamente no mais óbvio: o valor das quotas de cada sócio?
Agora pense na oportunidade de contar com um novo sócio e não saber o valor ideal das cotas para a adesão dele.
Pois é. O processo de dissolução societária ou da adesão de um novo sócio envolve muito mais do que procedimentos legais. O sucesso desse tipo de operação requer saber como calcular cotas de contrato social.
Você pode estar se perguntando se o valor das cotas não está no próprio capital social. E a resposta é que o valor inicial sim, mas o valor justo das cotas sociais não e nesse artigo vamos demonstrar o porquê.
Sendo assim, a melhor fórmula para calcular cotas é o valuation-avaliação de empresas. Aproveite nosso artigo para entender isso também. Nele ficará ainda mais claro porque essa fase de cálculos merece toda a sua atenção. Boa leitura!
Como calcular cotas de contrato social?
No começo de toda sociedade empresarial, os sócios fazem o aporte de um quantia em dinheiro, o chamado capital social. Esse é o montante necessário para o início de suas atividades e deve ser capaz de colocar a empresa em operação e mantê-la até que comece a dar lucro. Então o capital social normalmente financia:

- a aquisição de bens e equipamentos;
- o capital de giro inicial;
- a contratação de funcionários;
- e as providências necessárias para a operação da empresa, etc.
Já as cotas sociais ou cotas empresariais são a parte de cada sócio no capital social total da empresa de tipo jurídico sociedade limitada. Elas também podem ser chamadas de quotas sociais. Nesse caso, os sócios são cotistas ou quotistas.
Por exemplo, se a empresa possui quatro sócios com divisão em partes iguais, cada sócio terá 25% das cotas da sociedade limitada.
Mas, ao longo da vida da empresa, é comum que os sócios façam novos aportes para manutenção ou crescimento da empresa, inclusive, reinvestindo lucros. Em suma, a empresa cresce e isso altera completamente o valor inicial do capital social. E, mais do que isso, é preciso considerar todo o potencial que a empresa terá de gerar riqueza no futuro. Afinal, uma empresa não vale apenas por sua operação agora, mas também pela sua capacidade em médio e longo prazos.

Então como calcular o valor das cotas no caso de uma dissolução societária?
Para chegarmos a esse resposta, é fundamental primeiro calcular o valor da empresa e, depois calcular o valor justo de suas quotas sociais. E a melhor forma de fazer isso é por meio do valuation (avaliação de empresas), por ser o processo especializado para saber quanto a empresa vale. E, por consequência, qual é o real valor de suas cotas sociais.
Valuation por Fluxo de Caixa

O tipo de valuation mais aceito pelo mercado atualmente é o Fluxo de Caixa Descontado Livre para a Empresa. Esse método apura o valor da empresa conforme seu potencial de gerar riqueza no futuro. Faz-se projeções de fluxo de caixa em médio prazo a partir da taxa de crescimento do negócio e das perspectivas do mercado. Essas projeções são atualizadas para o presente por meio da aplicação de uma taxa de desconto que reflete o custo do capital a ser investido no negócio.
Desse modo, a partir desse tipo de cálculo, o valor da empresa e de suas quotas refletirá todo o potencial do negócio e não apenas a sua situação presente. Isso dá muito mais garantia aos sócios e, por isso, pode ajudar muito na hora de negociar a compra e venda de cotas.

Valuation por múltiplos de mercado
Mas, em geral o valuation da empresa também considera os múltiplos de mercado como parâmetro de comparação para a chegar a um valor ainda mais preciso. O múltiplo mais conhecido é o EBITDA, embora se use também múltiplos de lucro líquido, faturamento, etc. Esse caminho também dá segurança aos sócios por reforçar a realidade do mercado.
Apesar de muitos empresários acreditarem que conhecem o valor da empresa, o ideal é que optem por um valuation para ter mais objetividade e também neutralidade nessa apuração. Como se nota, o cálculo do valor da empresa envolve um percurso especializado e um pequeno erro pode impactar muito o valor total da empresa ou parcial das cotas.

Veja como calcular cotas de contrato social pode ser decisivo para seu negócio

Conhecer o valor das cotas da empresa é fundamental para a tomada de decisões de forma mais segura.
No caso da dissolução societária, isso favorece uma negociação justa para todos os lados, evita judicialização e desentendimentos presentes ou futuros entre os sócios.
Mas pode ajudar em outras circunstâncias de negociação de cotas. É um caminho seguro, por exemplo, para a entrada de um novo sócio; para busca de investidores, etc.
E isso não é tudo porque o valuation também costuma ser utilizado para estabelecer indicadores e aumentar o valor da empresa em médio ou longo prazo, valorizando-a e, por consequência, as suas cotas.
Conclusão
Neste artigo, tratamos sobre como calcular cotas de contrato social é fundamental para dar segurança aos sócios.
Suas aplicações são diversas, mas aplicam-se muito especialmente para compra e venda de quotas, no caso do sócio sair ou entrar da sociedade.
Mencionamos que o valuation (avaliação de empresas) é o único caminho realmente seguro para saber o valor das quotas da empresa. Por meio de seus métodos, é possível calcular o valor da empresa e, por conseguinte, de suas partes do contrato social. Esse tipo de cálculo especializado é que dará segurança, confiança e autonomia para negociações e decisões sobre a sociedade empresarial.

Quer saber mais sobre Valuation (Avaliação de empresas), então confira nossas dicas:
Consultoria de avaliação de empresas: saiba o que um avaliador de empresas pode fazer por você
Este artigo tem 0 comentários