Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Saiba como funciona uma sociedade empresarial: os tipos de organização e dicas para que seja sólida e duradoura
A sociedade empresarial é constituída pela união de dois ou mais empresários com objetivos comuns em relação a um negócio com fins lucrativos. Então que tal associar múltiplas habilidades para aumentar bons resultados e ainda poder dividir responsabilidades? Esse pode ser o caminho para viabilizar investimentos e tirar uma ideia do papel.
Quer saber como funciona uma sociedade empresarial ? Então, confira nosso artigo! Nele tratamos também de diferentes tipos de sociedade empresarial para você escolher aquela que melhor se encaixe no seu perfil.
Como funciona a sociedade empresarial ?
A sociedade empresarial começa com a integralização de cotas sociais pelos sócios quando ela inicia, ou pelos que entram depois. Essa integralização corresponde ao seu capital social e, junto com isso, faz-se um Contrato Social. Esse documento oficiado em cartório define o percentual de cada sócio na empresa, conforme as quotas investidas; estabelece as responsabilidades deles e trata sobre como dividir os lucros da sociedade. Além disso, outros detalhes do funcionamento de uma sociedade empresarial dependem muito do tipo de constituição jurídica a que ela atenda.
Tipos de sociedades empresariais
A organização de uma sociedade empresarial pode variar, configurando diferentes formatos de relação entre os sócios. Desse modo, vamos começar por aquelas que são as mais conhecidas e depois citar outros tipos.
Sociedade Limitada
A Sociedade Limitada leva a sigla LTDA no nome jurídico da empresa. É um dos tipos societários mais comuns em nosso país e pode ser formada por dois ou mais sócios. Nela, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem ser sócias. A participarão dos sócios se dá de acordo com a porcentagem de cada um no capital social da empresa.
Mas, dentre os sócios, pelo menos um deve ser eleito como sócio administrador, que é o representante legal da empresa.
Sociedade Anônima
A Sociedade Anônima, identificada como S/A, também é bastante conhecida. O capital desse tipo de empresa é distribuído na forma de ações. Sua configuração legal torna a entrada de novos sócios e a saída de sócios mais fácil do que em uma sociedade limitada.
Tem um número mínimo de sócios exigido para iniciar e as responsabilidades e direitos deles são proporcionais ao seu número de ações.
Além disso, existem as sociedades anônimas de capital aberto, com ações negociáveis em bolsa de valores, e as de capital fechado, que não admitem isso.
Em geral, destinam-se a negócios que querem mais agilidade societária e uma maior governança corporativa, os mais simples acabam optando pelo tipo Sociedade Limitada.
Sociedade Simples
O tipo mais básico de todas é a Sociedade Simples, antes conhecida como Sociedade Civil. Destina-se a organizações ligadas à prestação de serviços, em que a especialidade do profissional é sua principal atividade. Esse é o caso, por exemplo, de engenheiros, médicos, arquitetos, corretores de imóveis, etc. Por isso, algumas pessoas não chegam a considerá-la uma sociedade empresarial, justamente porque está mais ligada a ação do profissional em sua área de especialidade do que a uma engrenagem empresarial efetivamente.
Sociedade em Nome Coletivo
Esse é o tipo de sociedade que leva o nome dos sócios acompanhado de expressões como “& Cia” ou “& Companhia“. Nela, todos os sócios respondem de forma igual pela sociedade, o que não acontece em todos os tipos, como se verificará na sequência.
Comandita Simples
Esse é um tipo um pouco mais complexo de sociedade em que a divisão de responsabilidades é diversa para cada sócio. Os sócios responsabilizados pelas obrigações fiscais da empresa são chamados de comanditados. E os que respondem apenas pelo valor de suas quotas são os comanditários. Essas diferentes funções estão em contrato social.
Comandita por ações
Esse tipo de sociedade empresarial tem seu capital dividido em ações, mas sua operação não é feita pelos acionistas. Então a empresa conta com um diretor que assume as responsabilidades e que pode ser destituído pelos acionistas majoritários.
Sociedade Cooperativa
A Sociedade Cooperativa também tem número mínimo de sócios pré-estipulado e possui características peculiares. Por exemplo, embora garanta os direitos e deveres dos sócios, permite a livre participação de todos os seus membros nas decisões. São de tipo limitada, quando cada sócio responde por suas quotas; ou ilimitada, quando os sócios respondem por todas as obrigações sociais da empresa.
Sociedade em Conta de Participação
Essa é uma modalidade de sociedade empresarial bem peculiar. Firma-se entre dois ou mais sócios exclusivamente para fins de operação de comércio. Assim, pelo menos um dos sócios deve ser comerciante.
Além disso, nesse tipo de sociedade, geralmente um dos sócios é ostensivo, sendo responsável pela empresa e pela administração do negócio; e os outros são sócios participativos, fazem investimentos mas não tem participação na administração e nem as responsabilidades jurídicas dela decorrentes.
Sociedade de Advogados
Existe ainda um tipo de sociedade voltada exclusivamente para os advogados, a Sociedade de Advogados, cujas regras e registros são estabelecidas pelo seu órgão de classe.
Como ter uma boa e sólida sociedade empresarial?
Saber escolher o melhor tipo empresarial para você é importante, mas isso não é tudo. Uma parceria de sucesso requer fortalecer o relacionamento entre os sócios.
A realização de reuniões periódicas com registro das decisões, por exemplo, contribui substancialmente para isso. Também é importante que cada sócio atue na sua área de maior competência e que as expectativas de todos estejam alinhadas. Desse modo, significa chegar a consenso tanto sobre as metas da empresa quanto sobre a dedicação esperada de cada sócio. Então é fundamental conversar sobre tudo isso e muito recomendável documentar esses combinados. Nesse caso, é interessante que a empresa possa pensar um acordo de sócios, em que todos os combinados ficam explicitados.
Outra estratégia relevante é realizar um valuation quando se dá a entrada ou saída de um sócio. O cálculo do valor da empresa e de suas cotas permite que a negociação seja mais efetiva.
Conclusão
Nesse artigo tratamos sobre como funciona sociedade empresarial e destacamos as suas diferentes formas ou tipos. Essa variação na forma de organização permite adequá-la ao tipo de negócio, mas além de escolher o tipo certo é importante também conduzir bem esse relacionamento entre os sócios. Não dá para tirar a atenção deste ponto e, por isso, demos ainda algumas dicas para ser exitoso na relação entre os sócios.
Artigo interessante, aprendi muito