Uma sociedade empresarial pode acabar por morte, retirada ou exclusão de sócios. Dissolvê-la, não raro,…
Business valuation: saiba quanto custa avaliar uma empresa
Se você declarasse o valor da sua empresa em uma negociação neste exato momento, haveria uma grande chance de ouvir a seguinte pergunta do seu potencial comprador: “Baseado em que você está pedindo esse valor por sua empresa?” .
Dar essa resposta com tranquilidade é só um dos motivos pelos quais conhecer o real valor da empresa é muito importante. Mas para isso deve-se investir nesse serviço de avaliação de empresas, então, você sabe quanto custa um valuation?
Essa dúvida sobre o investimento para avaliar a empresa merece uma resposta a altura da informação dada pelo valuation, que é o valor justo e defensável da sua empresa. E é isso o que buscamos fazer nesse artigo, em que tratamos mais detalhadamente sobre todos os fatores que influenciam o investimento em um business valuation. E já posso te adiantar que muitos detalhes interferem de acordo com a complexidade de cada negócio, como, por exemplo:
- o tipo de regime tributário da empresa,
- o número de colaboradores,
- o faturamento anual,
- a lucratividade média,
- e a pré-existência de controles gerenciais bem definidos ou a inexistência deles, entre outros.
Confira!
1. Quanto custa um valuation?
Normalmente, a consultoria de business valuation considera o tempo que será investido naquele trabalho como um dos pontos-chave para definir o valor do investimento nesse serviço. O tamanho da empresa é outro item importante porque está diretamente relacionado com a variável tempo. Usualmente, o número de análises a serem feitas durante o cálculo do valor é proporcional à dimensão do negócio.
Contudo, além do tamanho da empresa, é muito importante considerar o seu nível de organização quanto às informações necessárias para o valuation. São fatores que minimizam a complexidade do processo de avaliação de empresas, por exemplo:
- Se sua empresa tem informações qualitativas sobre o mercado em que está inserida;
- E se há informações financeiras do negócio disponíveis e com alto grau de precisão.
Assim, apurar o valor de uma grande empresa que tenha essas informações disponíveis e com qualidade pode ser proporcionalmente bem mais barato do que calcular o valor de um negócio menor, e com menos organização.
Já que a variável em questão aqui é o da complexidade. Desse modo, quanto mais complexo, mais difícil é o business valuation e mais alto o investimento.
2.Personalização é importante para a sua empresa?
E uma das primeiras perguntas que você poderia se fazer é exatamente essa que dá título a esse trecho, isto é, se personalização é importante para a sua empresa.
Isso porque existem consultorias de valuation que atuam de forma personalizada e realizam orçamentos específicos, considerando a realidade de cada empresa, como faz a D&R Negócios, por exemplo. Nesse caso:
- o investimento é sempre proporcional ao tipo de negócio,
- o cálculo é bastante preciso porque é pensado de forma personalizada,
- o avaliador é disponível para conversar com o cliente durante o processo,
- e, no caso da D&R, apresenta o laudo de valuation em reunião própria. A saber: o laudo de avaliação é o documento que registra todo o trabalho realizado.
Por outro lado, há empresas que seguem outros escopos de trabalho, como:
-as plataformas de avaliação on-line, que calculam o valor da empresa a partir de dados cadastrados diretamente pelo próprio cliente. O benefício desse caminho é a rapidez e o valor, e o perigo é grande falta de precisão.
-e empresas que mantém equipes de avaliadores, mas seguem um escopo de trabalho padronizado, ou seja, usam o mesmo caminho para calcular o valor de todas as empresas. São serviços de entrega mais rápida e com preço padrão, mas sem personalização.
Finalmente, outra dica fundamental para quem vai contratar um serviço de valuation é ter a certeza de que o seu consultor resguarda a segurança dos dados de sua empresa. Isso porque o sigilo e a confidencialidade são itens inegociáveis durante e depois da realização do valuation.
Business valuation preço não é o termo ideal, mas investimento-benefício
Calcular a relação investimento-benefício é quase sempre determinante para se decidir quanto à contratação de uma consultoria de valuation.
Vou te explicar melhor isso a partir de algumas premissas, a saber.
- Imagine ter o benefício de responder, com tranquilidade, a essa pergunta “Baseado em que você está pedindo esse valor por sua empresa?”;
- Agora pense que um pequeno erro de cálculo pode alterar o valor do negócio em milhares de reais.
O business valuation bem feito oferece o cálculo seguro e uma apuração de valor defensável e confiável perante o mercado. Então, definitivamente, não cabe amadorismo nesse tipo de prestação de serviços até porque ele é base indispensável para operações significativas, como, por exemplo:
- Negociações de Fusões e aquisições,
- Atração de investidores;
- Cálculo de cotas societárias,
- Divisão societária,
- Divisão de bens,
- Divisão de herança,
- Base de dados para decisões estratégicas,
- Uso do laudo de avaliação como comprovante de liquidez, etc.
Preço e valor
É oportuno considerar que a palavra preço não é a ideal para a remuneração do serviço de valuation, mas sim investimento e até valor. A lógica é a mesma já usada para as empresas.
Não é apropriado tratar sobre o preço de uma empresa e sim sobre o seu valor, pois, preço é o que se paga por alguma coisa, já o valor engloba o benefício embutido.
E isso, definitivamente, não é apenas um jogo de palavras.
O valuation, por meio do método Fluxo de Caixa Descontado, por exemplo, calcula o valor da empresa conforme a riqueza que ela produzirá no futuro (não apenas segundo o cenário atual). Além disso, gera informações extras que indicam caminhos para se aumentar o valor da empresa em médio prazo.
Sendo assim, é preciso entender que tipo de empresa oferece um serviço de valuation mais condizente com as necessidades da sua empresa.
3. Business valuation quanto custa e por que essa resposta não tem a ver com outros tipos de avaliação?
Outro aspecto relevante sobre o serviço de valuation é nunca comparar esse investimento ao de outros serviços de avaliação. O valuation é um serviço específico e especializado, com métodos próprios, pensados para o universo das empresas e de seus ativos (valuation de carteira de clientes, Brand valuation, avaliação de patentes, etc)
Desse modo, tomar o preço da avaliação de imóveis como base de comparação para o da avaliação de empresas, por exemplo, é um grande equívoco. O processo de avaliação de uma casa normalmente considera variáveis mais pontuais, como metro quadrado do terreno e valor do Custo Unitário Básico de Construção (Cub), por exemplo. Já a avaliação de um negócio considera vários outros dados e informações tratados a partir de métodos como Fluxo de Caixa Descontado, Múltiplos, Valor de Mercado; isso tudo somado à expertise e ao know-how do avaliador para não colocar o cálculo em risco.
Conclusão
Nesse artigo, tratamos sobre quanto custa uma avaliação de empresa e como analisar os orçamentos para fazer o melhor investimento em valuation. Em suma, para isso, é preciso considerar, por exemplo:
- O tamanho da empresa a ser avaliada e a disponibilidade dos dados necessários para o seu valuation;
- O fato de o valuation ser um tipo específico de avaliação que não deve ser confundido com outros tipos;
- A expertise, o know how do avaliador e, por consequência, a qualidade do trabalho que ele apresentará;
Agora que você já sabe mais sobre investimento em avaliação de empresas, que tal fazer um orçamento conosco e saber exatamente quanto vale sua empresa ? Então, fale conosco e veja quanto custa avaliar uma empresa!
Este artigo tem 0 comentários