skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544        

Quanto custa uma avaliação de empresa ?

Quanto Custa Uma Avaliação De Empresa ?

Ao pensar na realização de uma avaliação de empresa, é comum o empresário esbarrar nessa dúvida: qual o preço do serviço de valuation ? Afinal, depois de reconhecer que é fundamental saber quanto vale sua empresa, ele vai precisar estimar quanto lhe custará o acesso a essa preciosa informação. Em suma, as empresas necessitam avaliar o investimento-benefício de um valuation para decidir-se pelo serviço. Então, se você também quer saber quanto custa uma avaliação de empresa (valuation), esse conteúdo vai ser bem útil para você. Nesse artigo você vai conferir:

– Fatores que influenciam no preço do serviço de avaliação de empresa (valuation);

– Diferenças do preço da avaliação de empresas para o de outros tipos de avaliação;

–  E como analisar o investimento-benefício do valuation para as empresas.

1. Avaliação de empresa: fatores que influem no preço do serviçoqual é o preço de uma avaliação de empresa

O tempo que será investido pelo avaliador no processo de valuation é um item determinante para o valor do serviço. Por isso, tudo que impacta essa variável influi também no investimento que o empresário terá de fazer pelo serviço.

Geralmente, o tamanho da empresa é um dos itens diretamente relacionados com essa variável. O número de análises a serem feitas durante a avaliação usualmente é proporcional ao tamanho da empresa. Logo, quanto maior ela for, mais complexo tende a ser o processo de valuation. Naturalmente, isso se reflete no preço do serviço.

Contudo, além do tamanho da empresa, é muito importante considerar o seu nível de organização quanto às informações necessárias para o valuation. São fatores que minimizam a complexidade do processo de avaliação de empresas:

  • A empresa ter informações qualitativas sobre o mercado em que está inserida;
  • E ter informações financeiras disponíveis e com alto grau de precisão.

Assim, se uma grande empresa possui essas informações disponíveis e com qualidade, o processo de apuração de seu valor pode ser proporcionalmente bem menor do que o de outra empresa menor sem esses dados disponíveis ou organizados.

2. Por que nunca se deve comparar o investimento da avaliação de empresa ao de outros serviços ?

Outro aspecto fundamental de se ter em mente é que a avaliação de empresas é um serviço específico, especializado.Por isso, não pode ser comparado com outros tipos de serviço de avaliação.

Tomar o preço da avaliação de imóveis como base de comparação para o da avaliação de empresas, por exemplo, é um grande equívoco. O processo de avaliação de uma casa normalmente considera variáveis como: metro quadrado do terreno e valor do Custo Unitário Básico de Construção (Cub).  A avaliação de uma empresa é bem diferente disso porque considera vários outros dados e informações.

Com isso, não estamos querendo defender a supremacia do valuation sobre os métodos de avaliação de imóveis, por exemplo. Apenas destacamos que existe uma diferença substancial nessas duas abordagens e isso, por óbvio, necessariamente vai impactar o preço de cada um desses serviços. E, em muitos casos, a avaliação de uma empresa vai requerer muito mais do avaliador.  Disponibilizamos aqui esse vídeo que lista variáveis influentes no valuation de empresas.

3. Caro ou barato? Veja porque essa resposta só pode ser analisada com base na relação investimento-benefícioquanto-custa-um avaliação de empresa

Essa relação, a de investimento-benefício, é quase sempre determinante para se decidir quanto a uma prestação de serviços.

O investimento em  avaliadores com experiência e expertise tende a ser baixo se comparado à precisão de apuração no valor da empresa que eles oferecerão.

O grande benefício do valuation é fazer uma apuração de valor defensável e confiável perante o mercado. O adequado uso das metodologias de valuation aliado a expertise do avaliador é que garantem isso. Ao passo que pequenos deslizes nesse processo de apuração podem impactar o valor da empresa em milhares de reais. Por isso, definitivamente, não cabe amadorismo nesse tipo de prestação de serviços.

Ao contratar empresas especializadas, o empresário também resguarda a segurança dos dados de sua empresa. O sigilo e a confidencialidade são itens inegociáveis durante e depois da realização do valuation.

E, finalmente, pense no que significa você poder responder assertivamente a esse tipo de pergunta: Baseado em que você está pedindo esse valor ? Pois é o valuation é uma base importante para negociações de compra e venda de empresa, de divisão societária, de atração de investidores e em várias outras situações.

Então, recapitulando, para saber quanto custa uma avaliação de empresa e saber analisar os orçamentos que vierem é preciso considerar:

– O tamanho da empresa a ser avaliada e a disponibilidade dos dados necessários para o seu valuation;

– O fato de o valuation ser um tipo específico de avaliação que não deve ser confundido com outros tipos;

– A expertise, o know how do avaliador e, por consequência, a qualidade do trabalho que ele apresentará;

Agora que você já sabe mais sobre investimento em avaliação de empresas, que tal fazer um orçamento e saber exatamente quanto vale sua empresa ? Fale conosco e veja quanto custa uma avaliação de empresa!

D&R Negócios Avaliação Compra e Venda de EmpresasAv. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – 5º andar, sala 502 – Zona 07 – Centro Empresarial Átrium – Maringá – PR

(44) 3029-5309 / 9 9923-4544 

Linkedin / Linkedin – Page Company  / Fanpage  /D&R no Youtube 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top