skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          

4 riscos ao negociar a empresa por conta própria

4 Riscos Ao Negociar A Empresa Por Conta Própria

Toda negociação envolve riscos. Mas é preciso cuidado principalmente quando se decide negociar a empresa por conta própria. Por isso, com base nas experiências que temos acompanhado, listamos alguns dos principais desafios e riscos que devem ser considerados por quem vai negociar uma empresa por conta própria. Se você está interessado nesse assunto, então acompanhe o nosso artigo. Boa leitura!

Negociar a empresa por conta própria – 4 riscos:

1) Lidar com o caminho até achar o negócio certo para investir

Se você é o comprador terá de investir tempo nessa etapa inicial de buscar o negócio certo para investir, descartando empresas inadequadas aos seus propósitos.

Já se você é o vendedor, terá de destinar seu tempo em atender aos possíveis interessados fazendo a triagem dos compradores potenciais.

Fazer pessoalmente essa triagem de oportunidades  ou de pessoas normalmente leva bastante tempo, então é importante estar bem preparado para essa etapa de contatos iniciais, destinando um bom espaço na agenda para isso.

2) Tenha muito cuidado com a negociação

Essa é uma das fases mais delicadas ao negociar a empresa por conta própria. Isso porque requer administrar as próprias emoções envolvidas na negociação. E ainda as possíveis desigualdades entre as opiniões de comprador e vendedor, evitando ao máximo embaraços que prejudiquem o negócio.

As dúvidas e as reais impressões do comprador acabam sendo apresentadas diretamente ao vendedor e isso pode gerar constrangimentos. Então, é importante ter atenção para que o relacionamento não se desgaste logo nos contatos iniciais ou durante a negociação.

Negociar por conta própria requer ainda saber gerenciar a dinâmica do processo para ter tempo suficiente para pensar, sem deixar margem para “o negócio esfriar”.

O comprador pode estar diante de um grande negócio. Entretanto, pode encontrar um vendedor que atrasa para dar respostas solicitadas. E, além disso, não coopera durante as negociações; limita acesso a pessoas; documentos; aos locais ou aos ativos. Então é preciso estar preparado para lidar com tudo isso com serenidade.

Finalmente, cuidado com os detalhes. Eles são pontuais, mas desafiadores. Costumam aparecer de forma imprevista e colocar fim a fechamentos promissores por falta de know-how para solucioná-los.

3) Não deixe passar questões-chave na checagem de dados

É fundamental saber triar quais são as informações mais importantes antes do fechamento do negócio. É muito comum, por falta de expertise sobre o que avaliar antes de comprar, deixar passar questões-chave. Outro ponto comum é não perceber dados que estão sendo omitidos ou apresentados de forma incompleta ou incorreta. Então, atenção a isso !

4) Não esqueça os pontos-chave no contrato

Se ter transparência sobre as informações relativas ao negócio é imprescindível para o fechamento, registrar os combinados claramente no contrato de compra e venda é fundamental.

Esse documento precisa refletir o processo de negociação e formalizar todos os detalhes importantes quanto aos termos de negociação, desde valor e condições de pagamento e de entrega, até a administração de possíveis passivos.

Nem é preciso dizer o que significa para o comprador ou para o vendedor se um erro for cometido nessa etapa.

Agora que você já refletiu sobre os pontos importantes em operações de compra e venda por conta própria, talvez esteja interessado em conhecer mais sobre nós e quem sabe queira Falar conosco. 

 

Conheça nossos serviços de intermediação de compra e venda de empresas

D&R Negócios 44-3029-5309 // Whatsapp 55 44 99234544  // der@dernegocios.com.br

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top