skip to Main Content
(44) 3029-5309 der@dernegocios.com.br (44) 99923-4544          

Um caso de sucesso ao comprar e vender empresa: a indústria de bicicletas

Um Caso De Sucesso Ao Comprar E Vender Empresa: A Indústria De Bicicletas

Com a experiência de mais de 100 negócios realizados, escolhemos um caso de sucesso, dentre os vários que já intermediamos, para ilustrar uma operação de comprar e vender empresa. Nosso foco neste artigo é a venda de uma indústria maringaense de bicicletas para um grande grupo de atuação nacional. O negócio foi fechado depois de quatro meses de intensas negociações. E,aqui, vamos apresentar os pontos de vista de cada parte sobre esse processo, ou seja, comprador, vendedor e intermediador. Boa leitura! 

Conheça o ponto de vista do comprador

De acordo com o representante da parte compradora: “Contar com a intermediação profissional foi determinante para a condução da negociação de compra da indústria em Maringá. Isso porque a D&R  reconheceu as expectativas e atendeu as demandas durante todo o processo esclarecendo os pontos necessários até a conclusão da negociação”.

O destaque do comprador é realmente emblemático. Poder contar com  auxílio durante a negociação é considerado um dos pontos mais importantes para comprar e vender empresa com êxito. Isso ocorro principalmente porque é muito difícil negociar quando se está diretamente envolvido.  Gerir emoções e expectativas, prazos e informações, estando em contato direto com a outra parte costuma expor vendedor e comprador,  criando situações constrangedoras. Desse modo, é significativo o número de negócios frustados pelo desgaste no relacionamento entre as partes. Ao passo que o mediador  ameniza esse impacto, colocando as partes envolvidas em contato somente nos momentos mais propícios para isso.

A atuação do intermediador é imprescindível especialmente quando a negociação apresenta situações complexas. Nesses casos é preciso usar a experiência para encontrar soluções criativas, naturalmente, dentro da lei. 

Ao comprar e vender empresa, outro momento chave é o fechamento do contrato. A expertise do agente de negócios é fundamental para garantir que esse documento reflita todo o processo de negociação. E ainda que apresente claramente as condições de compra e de pagamento, e possíveis acordos feitos entre as partes relativos às condições do negócio.

Saiba como o vendedor se sentiu durante o processo

O proprietário da indústria de bicicletas vendida destaca que “a intermediação da D&R Negócios foi importante porque não expõe o proprietário durante a negociação, o que é muito interessante.” 

Além de ir ao encontro da declaração do comprador, quanto à ajuda durante a negociação para poupar destaques, esse destaque do vendedor diz respeito a outro ponto crítico ao comprar e vender empresa:  o sigilo. Não ficar exposto durante todo o processo é fundamental.

Em geral, o anúncio prematuro da compra e venda de uma empresa pode mobilizar inadequadamente os públicos envolvidos com a empresa, tanto internos, quanto o mercado. Isso prejudica tanto o vendedor quanto  o comprador porque pode fragilizar a própria operação da empresa té que o negócio seja fechado.

Nesse sentido, o profissional de intermediação conta com recursos e estratégias para filtrar o reais interessados e conduzir a compra e venda, sem expor a imagem do empresário ou da empresa no mercado. Essas estratégias começam desde o momento da preparação da empresa para venda, a seleção dos reais interessados até a negociação propriamente dita.

Conheça o case a partir da ótica do intermediador

De acordo com o sócio-diretor da D&R Negócios, Dejair Baptista de Paula Jr., o negócio da indústria de bicicletas em questão foi concluído após quatro meses de negociações. Nesse período foi fundamental  garantir a confidencialidade e diminuir o impacto emocional das partes sobre a negociação. E, de acordo com ele, muitas vezes esse processo de negociação pode durar muito mais tempo porque a decisão de comprar e vender empresa é bem mais meticulosa porque envolve muitas variáveis.

“Temos muitas experiências que nos felicitam. Especialmente com relação a essa compra e venda, consideramos um bom caso porque o  resultado dessa negociação não somente foi positivo para as empresas envolvidas, mas também para a cidade que recebeu investimentos de um grande grupo, que trouxe sua tecnologia e conhecimento para enriquecer nosso mercado“, diz o agente de negócios Dejair Baptista.

Ainda de acordo com Dejair Baptista, comprar e vender empresa requer domínio de algumas fases básicas, como:

  • a preparação da empresa para venda;
  • o contato com os interessados;
  • a realização do Memorando de Entendimentos;
  • atenção a Due Diligence;
  • saber conduzir a negociação e a oferta final;
  • garantir um bom contrato de fechamento.

Parece fácil, mas muitos detalhes surgem durante todo esse processo. Mas, de forma geral, os pontos críticos mais comuns ficam em torno de dois grandes núcleos:

    • Relacionamento: aqui entra a filtragem dos reais interessados ou dos melhores negócios (para o comprador/investidor); a garantia da confidencialidade, a negociação em si e até a administração da integração pós-aquisição, entre outros.
    • Informações: nessa categoria podemos considerar o planejamento do processo para dar condução organizada à negociação e ao fechamento; e a correta análise de informações para evitar surpresas desagradáveis, entre outros.

Agora que você já conheceu um caso bem-sucedido de compra e venda de empresas, pode estar interessado em saber mais sobre cada uma dessas etapas do processo de comprar e vender empresa. Então, se esse é seu caso, nós te recomendamos alguns materiais, que são:

Nosso E-book sobre Compra e Venda de Empresas;

Nosso artigo “Compra e venda de empresas: seis etapas importantes para você conhecer”.

Mas se você quer conversar melhor sobre comprar ou vender uma empresa, então teremos grande prazer em lhe atender: Fale conosco pelo site   ou  fale conosco pelo Whatsapp

Acompanhe nossos próximos posts e saiba mais sobre o processo de compra e venda de empresas. Conheça também, em nosso ambiente on-line, empresas à venda em Maringá, Londrina, Curitiba e Cascavel.

D&R Negócios Avaliação Compra e Venda de Empresas

D&R Negócios 44-3029-5309 // Whatsapp 55 44 99234544  // der@dernegocios.com.br

Fale conosco

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top