O que você indicaria para um empresário que quer fazer a empresa crescer? Nós indicamos…
Um caso de sucesso ao comprar e vender empresa: a indústria de bicicletas

O mercado de fusões e aquisições tem se desenvolvido no Brasil e se apresenta como uma alternativa para o crescimento de muitos negócios. Esse pode ser também o seu caso e, por isso, resolveremos compartilhar uma experiência nossa na área de fusões e aquisições.
Com mais de 100 negócios realizados, escolhemos um caso de sucesso, dentre os vários que já intermediamos, para ilustrar o funcionamento de uma operação de compra e venda de empresa.
Vamos tratar da venda de uma indústria maringaense de bicicletas para um grande grupo de atuação nacional na perspectiva de todos os envolvidos no processo. Então nesse artigo você vai conhecer os pontos de vista do comprador, do vendedor e do agente intermediador do negócio. Boa leitura!
Saiba como foi a negociação da empresa a partir do ponto de vista do comprador
“Contar com a intermediação profissional foi determinante para a condução da negociação de compra da indústria em Maringá. Isso porque a D&R reconheceu as expectativas e atendeu as demandas durante todo o processo esclarecendo os pontos necessários até a conclusão da negociação”, disse o representante da empresa compradora.
Esse destaque do comprador é realmente emblemático. Afinal, a etapa de negociação pode ser considerada uma das mais desafiadoras e decisivas para o fechamento da compra ou venda de uma empresa.
Não raro, bons negócios são frustrados pelo desgaste no relacionamento entre as partes, quando elas negociam sozinhas, por si mesmas.
Isso ocorre porque o contato direto costuma expor vendedor e comprador a situações constrangedoras.
O agente intermediador de negócios conduz o processo e coloca os envolvidos em contato somente nos momentos mais propícios.
Com isso, esse profissional ajuda a gerir prazos e informações, ameniza desgastes, e dá tempo às partes para gerirem emoções e expectativas.
A atuação dele é particularmente importante quando situações complexas e inesperadas surgem durante a negociação. Nesses casos é preciso ter expertise para encontrar soluções criativas, embora, naturalmente, dentro da lei.
Finalmente, o intermediador atuará para que todo o processo negocial esteja representado no contrato de fechamento do negócio. Afinal, esse é outro ponto-chave da compra e venda de empresas.

Saiba como o vendedor se sentiu durante o processo
“A intermediação da D&R Negócios foi importante porque evitou que nossa exposição durante a negociação, o que é muito interessante”, destaca o dono da indústria de bicicletas vendida.
Em primeiro lugar, esse destaque do empresário vendedor vai ao encontro dos aspectos apontados anteriormente. A atuação do mediador minimiza a exposição a que as partes ficariam submetidas no caso do envolvimento direto.
Em segundo lugar, e não menos importante, diz respeito a outro ponto crítico da negociação de compra e venda de empresas, que é a garantir do sigilo.
O mercado só deve saber de uma operação desse tipo no momento certo. O anúncio prematuro, em geral, traz problemas.
Esse tipo de notícia mobiliza inadequadamente os públicos internos da empresa e o mercado. Isso traz consequências, como:
- pode gerar insegurança em funcionários, fornecedores e consumidores;
- fragilizar a operação da empresa antes da venda,
- diminuir a força da marca no mercado, etc.
Enfim é um risco tanto para quem vende, quanto para quem compra. É justamente para evitar isso que o agente de negócios conta com instrumentos e estratégias a fim de filtrar os reais interessados. E, além disso, garantir confidencialidade em todas as fases do processo de compra e venda.
Entenda o que agente intermediador considerou mais importante no negócio
“Temos muitas experiências que nos felicitam. Especialmente com relação a essa operação de compra e venda, consideramos um bom caso porque o resultado dessa negociação não somente foi positivo para as empresas envolvidas, mas também para a cidade que recebeu investimentos de um grande grupo, que trouxe sua tecnologia e conhecimento para enriquecer nosso mercado”, avalia o agente de negócios Dejair Baptista.
De acordo com ele, a operação de compra e venda dessa indústria de bicicletas foi concluída após quatro meses de intensas negociações. Esse prazo pode ser considerado breve, já que negociar uma empresa envolve muitas variáveis.
Ainda de acordo com Dejair Baptista, o êxito no fechamento desse negócio pode ser atribuído ao cumprimento de todas as fases básicas em fusões e aquisições.E, segundo ele, os pontos críticos mais comuns nesse tipo de operação ficam em torno de dois grandes núcleos, que são:
Qualidade das Informações
Nessa categoria entra, em primeiro lugar, o conhecimento do valor econômico-financeiro da empresa. Esse dado pode ser encontrado a partir de um valuation. Em segundo lugar, e muito importante, envolve o correto levantamento e análise dos dados do negócio, a cada fase, para evitar surpresas desagradáveis, entre outros.

Qualidade do Relacionamento
Aqui entra a filtragem dos reais interessados ou dos melhores negócios (para o comprador/investidor); a garantia da confidencialidade, a negociação em si e até a administração da integração pós-aquisição, entre outros.
Conclusão
Em suma, nesse artigo tratamos sobre o funcionamento de uma operação de compra e venda de empresas a partir da perspectivas dos envolvidos. Assim foi possível entender os aspectos mais importantes para o comprador e o vendedor ficarem seguros. E, claro, tratamos dos aspectos que o agente de negócios considerou fundamental para o sucesso dessa negociação. O mercado de fusões e aquisições está cada vez mais profissionalizado no Brasil e, por isso, é fundamental que você saiba como é possível ter muita qualidade ao comprar ou vender uma empresa.
Agora que você já conheceu um caso bem-sucedido de compra e venda de empresas, que tal marcar uma conversa conosco ? Teremos muito prazer em atendê-lo(a)!

Este artigo tem 0 comentários