Identificar um sonho, paixões, gostos e ideias é bem importante para iniciar um negócio, mas…
Boutique de M&A: o que é, quais vantagens e como escolher
É muito comum os empresários procurarem estratégicas para se manterem competitivos ou então impulsionarem seus negócios. Outros miram a aposentadoria e, sem sucessão, buscam o melhor destino para as suas empresas.
Algum desses também pode ser o seu caso.
E, se for, sabemos que a solução para ele, às vezes, passa por aproveitar uma oportunidade de venda, realizar uma aquisição ou fazer uma fusão entre empresas.
Não é à toa que, em resposta às necessidades de mercado, acompanhamos o crescimento do número de M&As (Mergers and Acquisitions), ou fusões e aquisições, na tradução para o português.
Só que essas são operações complexas e, por isso, não é recomendável conduzi-las sem apoio. Negociar por conta própria pode trazer bastante dor de cabeça, ao passo que existem as boutiques de M&A, empresas especializadas nessas negociações.
Nesse artigo tratamos da função desse tipo de assessoria e ainda das suas vantagens e dos riscos de negociar por conta própria, assim como dos números de mercado. Também damos dicas para se escolher um bom especialista em M&A. Aproveite!
O que é uma boutique de M&A?
As boutiques de M&A são empresas de consultoria financeira especializadas em fusões e aquisições e serviços correlatos. Diferentemente dos grandes bancos financeiros que conduzem esse tipo de operação, a boutique de fusões e aquisições é menor e mais regional, ideal para atender operações de pequenas e médias empresas (middle market). Desse modo, os consultores de M&A conduzem as negociações de forma personalizada e mais perto do cliente.
Também designadas pelo nome de boutiques de investimento, ou só butiques, assessoraram os clientes em todas as etapas das operações de aquisição, venda ou fusão de empresas.
A aquisição de empresas é o tipo de operação de mercado em que uma empresa ou empresário adquire um negócio em funcionamento. Esse passa a lhe pertencer totalmente, quando adquire todas as cotas, ou em regime societário. Naturalmente, toda aquisição está relacionada a uma venda e o serviço de assessoria pode ser contratado pelo lado vendedor (sell-side), pelo comprador (buy-side), ou por ambos. No último caso, mais de uma boutique é envolvida porque não faz sentido que um mesmo M&A advisory atue para os dois lados.
Já a fusão entre empresas envolve a união de dois ou mais negócios em funcionamento para formar uma nova empresa, com personalidade jurídica própria. A mediação de uma boutique é igualmente relevante para dar equidade aos envolvidos nesse tipo de operação.
Mas, muita gente se pergunta porque se fazem fusões e aquisições.
A resposta a essa dúvida comum é muito ampla porque o M&A se aplica a diversas situações como, por exemplo:
- Entrada em novos mercados;
- Expansão mais rápida do que por meio do crescimento orgânico;
- Diversificação de riscos;
- Economia de escala;
- Aumento do poder de mercado;
- Remoção de concorrentes;
- Remoção de barreiras a entrada em novos mercados;
- Incorporação mais rápida de ativos (patentes, licenças, marcas, canais, know-how, carteira de clientes);
- Remoção de administradores ineficientes a partir da junção das equipes empresariais.
Mercado de fusões e aquisições
O mercado de fusões e aquisições se aquece no Brasil. O volume de operações e o valor delas sofre flutuações de acordo com o cenário macroeconômico. Mesmo assim, essas operações tiveram grande crescimento nos últimos anos no país.
Elas bateram recorde no Brasil no primeiro semestre de 2022, por exemplo, de acordo com a PWC, e com o Jornal Valor Econômico. Segundo o Valor, os números ultrapassaram os 706 negócios fechados no mesmo período de 2021, um ano que houve recorde de 1.659 operações desse tipo. O movimento financeiro foi de US$ 66 bilhões no país, segundo a consultoria Bain & Company. Na época, especialistas consideraram que alguns fatores interferiram favoravelmente para o crescimento, como: empresas externas que viram o Brasil como oportunidade em alternativa a China e Índia; fundos de private equity desejosos de investir em nosso país; recuperação das empresas pós-pandemia e retorno de investimentos; alta de juros e o crédito mais caro fizeram do M&A uma solução mais viável para fortalecer-se no mercado; recorde de ofertas públicas iniciais (IPOs) em 2021 também deixou algumas corporações com caixa para investimentos
O ano de 2023 apresentou oscilações para baixo, mas o cenário é de crescimento do número de ofertas (deals) para 2024.
Boa parte das operações de M&A realizadas no Brasil ainda não conta com um serviço de assessoria financeira independente, o que é um grande risco. Mas, pouco a pouco, os empresários compreendem a relevância desse auxílio profissional. De acordo com o jornal Valor Econômico, as butiques de M&A ganham mais espaço no mercado brasileiro, mesmo em períodos mais mornos para o segmento. Segundo dados da consultoria Dealogic, citados pelo jornal, a taxa de participação das firmas independentes nas transações subiu de 4% em 2017 para 25% em 2023, e representou um volume de US$ 9 bilhões.
Fica fácil compreender porque os empresários tem despertado para a importância desse serviço especializado quando analisamos qual é a função de uma boutique de M&A, como faremos no item a seguir.
O que faz um especialista em M&A?
O consultor de M&A ou financial advisor conduz as fases estratégias dessa negociação com conhecimento de causa para otimizá-la e poupar desgostos e constrangimentos ao vendedor e ao comprador. E isso nada tem a ver com o tamanho da empresa, o que varia nesse caso é apenas o perfil da butique. Grandes empresas são negociadas por bancos de investimento, enquanto que as médias e pequenas são atendidas por boutiques mais simples.
Muitas vezes o empresário se considera preparado para conduzir tudo sozinho. Mas a experiência mostra o prejuízo do envolvimento emocional dele com o próprio negócio para o M&A. Além disso, a assimetria entre compradores e vendedores é uma realidade comum nas fusões e aquisições. Assim como, é incomparável, a diferença de conhecimento do empresário para o advisor, que dedica sua vida profissional especialmente a isso.
E é importante mencionar que não existe um prazo isolado para a conclusão dessas etapas. O tempo de duração do M&A pode variar de semanas a meses.
Vantagens de contar com uma boutique de M&A
Para demonstrar as vantagens da condução da negociação feita pelo consultor de M&A escolhemos alguns indicadores, como:
- gerir dúvidas ou analisar a pertinência de uma oferta ou demanda;
- equacionar aspectos emocionais como, ansiedade, receio, expectativa, frustração;
- administrar desigualdades entre a posição do vendedor e do comprador;
- gerir prazos e informações a fim de que as partes tenham tempo para refletir sobre os fatores envolvidos na negociação e tomar as decisões mais acertadas;
- dar soluções em negociações complexas;
- fazer o contrato refletir a negociação;
- reconhecer e indicar os passos necessários para preparar o negócio para venda ou para a fusão;
- orientar a busca por outros profissionais necessários à transação, como: advogados e contadores;
- e orientar a realização da Due Diligence, uma auditoria especial para averiguação da condição da empresa, antes do fechamento do contrato;
- auxiliar a analisar a pertinência das proposições da negociação;
- auxiliar o entendimento entre as partes no processo de negociação e evitar desgastes;
- conduzir a negociação em sigilo, sem expor a imagem do empresário ou da empresa no mercado;
- amenizar o impacto de fatores emocionais do empresário, como ansiedade e receios, no processo de negociação.
Riscos ao negociar a empresa por conta própria, sem o financial advisor
Você pode estar pensando que toda negociação envolve riscos, o que é verdade. Mas eles são muito maiores sem a experiência do consultor de M&A.
Sem contar com ajuda profissional, você pode ter mais dificuldades até achar o negócio certo para investir; perder deals e ficar sem ajuda nos momentos delicados da negociação, vivenciando situações constrangedoras ou deixando o negócio esfriar. Além disso, deixar passar questões-chave, que não passariam despercebidas para o profissional. Finalmente, há o risco de se esquecer pontos-chave da negociação no contrato de fechamento.
Todavia, à medida que o mercado de boutiques fica mais aquecido e o número de assessorias independentes cresce, cabe ao empresário saber escolher.
Normalmente quem trabalha com M&A tem formação superior e qualificação técnica porque essas são operações complexas. Além disso, os especialistas em M&A devem te garantir sigilo e confiabilidade em todas as fases do processo. O financial advisor precisa te dar segurança de que conhece claramente as etapas do processo de M&A e tem condições de conduzi-lo da negociação ao fechamento de forma organizada.
Esse profissional precisa ainda ser transparente e confiável; entender seus objetivos e oferecer oportunidades compatíveis com elas; bem como, ter habilidade para entender o cenário das negociações e identificar subjetividades; finalmente, você precisa confiar que ele estará ao seu lado diante de uma necessidade.
Conclusão
Em suma, nesse artigo nós te mostramos como as boutiques de fusões e aquisições são um diferencial importante para a condução do M&A, que é uma operação complexa. Nesses casos, o advisor te ajuda a aumentar o valor das suas transações e aproveitar oportunidades que talvez não voltem.
Você também conferiu, em nosso texto, números que mostram um mercado promissor, os ricos de negociar por conta própria e as vantagens de contar com apoio especializado. Oferecemos ainda dicas para escolher um bom especialista em M&A. Esperamos que tenha gostado e que fale conosco, se precisar de ajuda.
Comments (0)