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Como a gestão empresarial efetiva aumenta o valor de sua empresa

Se você é empreendedor, é natural que o seu foco seja aumentar o valor de sua empresa. Afinal, caso você queira vendê-la um dia, isso eleva as suas chances de realizar um grande negócio. Por isso, ter uma empresa com uma gestão eficiente é tão relevante. Mesmo que o seu objetivo não seja colocá-la à venda, essa é uma das principais maneiras de garantir a saúde do seu empreendimento.
É preciso lembrá-lo ainda que todo esse processo não acontece da noite para o dia. Uma decisão tomada hoje pode demorar meses ou anos para ter um retorno de investimento.
Portanto, ter um bom planejamento é fundamental. Além disso, conhecer quem é o seu cliente, e saber qual a melhor maneira de vender os seus produtos ou serviços, tem impacto direto sobre o valor de sua empresa. Afinal, quanto mais ela vende, maior será o valor dela no mercado.
Depois deste artigo, você saberá:
- Como transformar gestão, vendas e relacionamento em aumento real de valor.
- Como usar dados para criar produtos, fidelizar clientes e melhorar resultados.
- Como o CRM e o pós-venda fortalecem o valuation e atraem investidores.
- Como pequenas melhorias operacionais elevam o valor da sua empresa no mercado.
Atenção: Este artigo faz parte de uma séria sobre Para que serve o valuation de empresas. O post principal é Para que serve o valuation de empresas: veja como aplicar na prática.
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Conheça o seu cliente como ninguém.
Qual a maior empresa de bebidas do mundo? InBev. Qual a maior marca de materiais esportivos? Nike. Qual a maior empresa do ramo de alimentos? Nestlé.
Existe uma razão simples para que elas tenham chegado ao topo: elas conseguem captar mais clientes do que a concorrência.
Entretanto, é necessário ter um olhar mais profundo. Afinal, essa é a resposta mais óbvia. É preciso compreender que as três empresas citadas têm um vasto conhecimento sobre os seus clientes. Essa noção sobre o que as pessoas desejam faz com que elas consigam vender seus produtos com muito maior volume do que outras.
Para conhecer o cliente, contudo, é preciso criar bom relacionamento com eles. Essa regra vale para a Nestlé, vale para um pequeno negócio, e vale também para a sua empresa. A boa notícia é que possível fazer isso com poucos recursos financeiros.
Hoje, já existem modernos softwares de CRM, feitos sob medida para promover a melhor relação com o cliente. O CRM serve, sobretudo, para que você tenha acesso, em tempo real, a diversas informações sobre as pessoas interessadas em seu negócio.
Informação: o segredo para elevar o valor de sua empresa.
Agora que você compreendeu que conhecer os seus clientes é o principal caminho para aumentar o valor do seu negócio, é preciso saber o que fazer com essa informação. Caso você utilize um software de CRM, por exemplo, é a sua oportunidade de criar produtos ou serviços.
Como todas as interações com os clientes permanecem gravadas em um banco de dados, você e sua equipe conseguem buscar insights que podem gerar novas soluções. Talvez nem seja necessário criar algo novo. Basta ter foco nas necessidades dos clientes, para que assim a sua empresa possa investir em possíveis melhorias.
O objetivo é fazer com que seus clientes fiquem ainda mais dependentes de seus produtos ou serviços. Dessa forma, eles irão consumir com mais frequência, o que aumentará suas vendas. E, por consequência, impactará o valor de sua empresa.
Melhore seu processo e vendas.
Nada adianta a sua empresa conhecer o cliente e investir na coleta de informações se, na hora de ele comprar, tudo é muito complicado. Sem dúvida, essa é uma das principais razões para que uma pessoa desista de buscar o seu negócio e procure a concorrência.
Portanto, para que sua empresa possa aumentar de valor, é recomendável que você analise o processo de vendas. O CRM, mais uma vez, pode ajudar o seu negócio.
Por meio dele, é possível verificar com exatidão quais são as maiores fontes de leads. Dessa forma, sua empresa pode analisar quando e como foi possível atrair esse cliente em potencial, e quais são as objeções dele antes de fechar o negócio.
No CRM também é possível analisar dados sobre o tempo de cada ciclo de venda, quando a sua empresa mais vendeu, metas, entre outros dados. Além disso, baseado nessas informações, você consegue ter uma previsão melhor sobre as suas vendas. Isso é fundamental para executar planejamentos, e manter a saúde financeira de sua empresa em dia.
E vender é apenas o começo.
Se a sua empresa seguir os passos acima, é natural que o valor dela aumente. Entretanto, para que ele continue a ser valiosa para você e para possíveis investidores, é fundamental investir no melhor relacionamento com o cliente. Ainda mais quando ele já efetuou a compra.
As empresas citadas acima, como Nestlé e Nike, tem alto valor justamente porque os clientes continuam a adquirir seus produtos com regular frequência.
Caso a sua empresa atue no segmento de e-commerce, por exemplo, é possível realizar uma estratégia de pós-vendas simples e muito efetiva. Basta integrar o seu CRM com uma ferramenta de automação de marketing.
Nesses casos, você pode programar o software para enviar um e-mail automático para o cliente, perguntando sobre a satisfação dele. Se ocorrer algum imprevisto, sua empresa tem a chance de resolver o problema quanto antes, e, assim, manter mais um cliente na base.
Conclusão.
Não há fórmula mágica para aumentar o valor de qualquer empresa, sobretudo a sua. A maneira mais indicada, entretanto, é investir em processos bem definidos e estar sempre com foco nas necessidades dos clientes. Se essas pessoas confiarem em você e em suas soluções, na maioria das vezes o resultado é positivo. Afinal, não há melhor propaganda para uma empresa do que ter centenas de clientes satisfeitos.
Autor convidado: Conteúdo produzido pela equipe da AmoCRM
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